sexta-feira, 12 de março de 2010

GUIA VEL MAX F1/2010: Mclaren - Mercedes

McLaren: Prata na carenagem e sangue nos olhos

_

"feringel@yahoo.com.br: para finalizar, como está a Mclaren?

[c=12]Pedro Ivo: Button e Hamilton estão parelhos. Embora o carro seja feio de doer, geralmente Jenson e Lewis ficaram com facilidade entre os 5 primeiros."

_

_

__Ironicamente, a última vez que uma equipe teve dois campeões mundiais como companheiros foi na... McLaren, em 1989 com Prost e Senna. Parece que o time de Woking está querendo retornar a esses bons tempos. Depois de ter perdido um título ganho (até com sobras) em 2007, conquistou da maneira mais suada a taça em 2008. A temporada passada foi dividida em duas "metades" bem distintas: primeiro o carro pouco andava e dava mais raiva que qualquer coisa. Na segunda metade a equipe que re-ascendeu magnificamente e venceu, fechando o ano como a terceira colocada no campeonato.

_

Para 2010 fizeram um carro bem diferente do ano passado. Contam com os dois últimos campeões mundiais nos seus cockpits, ambos ingleses, num time inglês (se fossem motores Cosworth no lugar dos Mercedes, TUDO no time seria da terra de Sua Majestade). Se essa junção das "coisas de casa" trará bons frutos ou discórdia e problemas à equipe, só 2010 dirá.

________________________________________________________(Texto: Pedro Ivo)

_

FR – Para quem não se lembra, a BRM foi uma das principais equipes da F1 até os ano 70. Sua sigla é a abreviatura de British Racing Motors. Com toda essa "inglesada junta", não fossem os motores alemães da Mercedes, a Mclaren poderia ser apelidade de BRM.

_

Quanto a nova Mclaren MP4/25, RESUMINDO, é feinha por fora, mas cheia de beleza interior.

_

1 - JENSON BUTTON (Inglaterra)

_

Quem é?

O campeão do ano passado já foi chamado por muitos de "Barrichello inglês". Button começou em 2000 como grande promessa, mas fez teve alguns contratempos, pegando uma Renault em tempo de crescimento, e logo depois a BAR (onde conseguiu pódios e bons resultados).

_

Depois disso veio a primeira temporada na Honda, onde ele foi apontado de fato como potencial postulante a um futuro título. Entretanto vieram os anos de vacas magras da montadora japonesa, e Jenson passou a ser apontado como aquele piloto que não deu certo. Quando tudo parecia perdido, um tal Ross Brawn surgiu na equipe e não só alavancou novamente a carreira do inglês, como o fez campeão mundial.

_

FR - Você já ouviu falar daquele filme, “A Volta dos Mortos Vivos”? Button estava aposentado até pouco antes do início da temporada passada. Assim como Damon Hill, James Hunt e Nigel Mansell, ganhou um título merecido, mas não o título do ano em que foi o melhor piloto.

_

No mais, poucas vezes um macacão da Mclaren cai tão bem em um em piloto quanto em Button. Vai ver é coisa do destino, em 1999 Jenson testou pela primeira vez na F1, em uma Mclaren... 10 anos depois ganhou um título improvável e em 2010 finalmnete se torna piloto da equipe. História bonitinha, né?

_

_

Vale o quanto pesa?

Button tem em 2010 o seu maior desafio. Terá um companheiro de equipe que será um inimigo na trincheira, muito mais hostil do que Barrichelo fora na Brawn GP. Além disso, não terá mais a assessoria de Ross Brawn e seu carro teoricamente deixou de ser o melhor do grid, ainda que não tenha deixado de ficar na linha de frente.

Agora é a hora de Button, aquele tipo de piloto que consegue extrair um desempenho sempre melhor que o que seu carro pode lhe dar, provar se o título do ano passado foi apena sum golpe de sorte.

_

FR - Apesar de suas qualidades,se a sorte de campeão faltar... já era.

_

_

2 - LEWIS HAMILTON (Inglaterra)

_

Quem é?

Hamilton é o garoto-prodígio que assombrou o circo com uma estréia a lá Jacques Villeneuve, onde na primeira temporada conseguiu poles, pódios e vitórias. Por muito pouco - burradas dele mesmo, diga-se de passagem - não foi campeão em sua estréia, o que seria um feito incrível, se considerarmos que a única vez que isso aconteceu foi quando a categoria foi criada, em 1950.

Em 2008 lutou - literalmente - até a última curva pra ser campeão. E conseguiu! Ano passado, seu maior feito foi pontuar e vencer corridas.

__

FR - Um cara que não é um super gênio como Senna, Prost e Schumacher, mas sem dúvidas um dos grandes. Varia entre Mario Andretti e Nelson Piquet. Pô, tá ótimo, né? Preciso escrever mais alguma coisa?

Ah, só tem um ponto fraco: Interlagos

_

Vale o quanto pesa?

"O primeiro inimigo a se derrotar é seu companheiro de equipe". Essa frase se repete infinitamente no circo da F1. E pra Hamilton essa máxima vai valer mais do que nunca. Se em 2007 ele mostrou que conseguiu fazer isso com um adversário bicampeão mundial, em 2010 o seu desafio será tão grande quanto. E se ele quer ser dos grandes mesmo, tem que fazer isso.

_

FR – Tá de brincadeira, mano? Lewis "Robinho" Hamilton (em qualquer ciruito que não seja Interlagos), é favoritíssimo.

_
_
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

Aniversário de 2 anos – De Gennaro Motors

Olá amigo,

No próximo dia 15 de março a De Gennaro Motors completará dois anos de vida. Nosso amigo leitor, Thyago Szoke, produziu uma atualização em nosso layout do blog. Agora nosso logo possui uma bandeira quadriculada no fundo da imagem junto com o novo grafismo das bandeiras do Brasil e da Itália. O logo da Série Caminhão nos EUA também recebeu uma atualização na imagem de fundo.

Gostaria de agradecer a todos os amigos, leitores e colaboradores pela audiência que o blog vem conquistando.

Entre no www.degennaromotors.blogspot.com e conheço os novos logos do blog.

Outros posts:

Confira o vídeo de Las Vegas, produzido por Marcos “Tenere”, direto dos EUA.

Um abraço,

Fernando A. De Gennaro
Editor Chefe

Cel: 55 (19) 9777-3664

De Gennaro Motors
www.degennaromotors.blogspot.com