quarta-feira, 10 de março de 2010

GUIA VEL MAX F1/2010: Lotus - Cosworth

Lotus Racing: “A volta dos mortos vivos?”

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"feringel@yahoo.com.br (E-mail Address Not Verified): e a “Lotus”?

[c=12]Pedro Ivo: Para mim, o carro mais bonito do grid, mas está dividindo o posto de mais lento com a Virgin.

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feringel@yahoo.com.br: Putz, que pena. A “Lotus” volta do mesmo jeito que saiu... pelos fundos do grid..."

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__Na contra mão da pindaíba que assombra a F1, a Lotus apresentou seu carro com pompa. Parecia até a F1 dos anos 90.

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Nessa nova fase da equipe, a principio decidi escrever seu nome entre parênteses, pois não se trata da velha Lotus de guerra, do Team Lotus. Porém, não é exatamente como se eu ou você fizéssemos uma equipe de F1 e colocássemos o nome Lotus.

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Desde que faliu e se associou a Pacific para saldar dívidas (que coisa, hein?), David Hunt (irmão de James Hunt) comprou os direitos sobre o nome do time. Tempos depois a Proton, grupo da Malásia, adquiriu os direitos sobre o nome Lotus... já pensando em trazer a mítica equipe novamente para a F1. RESUMINDO, ESSA É SIM A LOTUS! A única diferença é que são outros donos... assim como aconteceu com a March, que após alguns anos fora do circo, retornou a F1 vestida com o “azul calcinha” (kkkk) da Leyton House no final dos anos 80 (e teve alguns rápidos porém brilhantes momentos).

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Só para citar um exemplo atual, desde que voltou para a F1, a Renault foi muito mais inglesa que francesa, e atualmente muito mais russa que qualquer outra coisa. Mesmo assim continua sendo a Ranault F1, entendem?

Outra prova de que este é realmente um retorno “sob nova administração”, além do verde e amarelo, o nome do carro segue a tradição da equipe: sempre “T-alguma coisa”. Nesse caso, essa é a Lotus T-127.

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Dito isso, atire a primeira pedra quem (entre os que curtem corridas de carro) nunca se imaginou ligado a Lotus de alguma maneira. Mesmo que o carro seja lento (afinal é um projeto saído do zero e a principio o foco é a resistência), garanto que daqui a alguns anos Trulli e Kova vão contar orgulhosos sobre a época em que foram pilotos da Lotus... (mesmo que não o Team Lotus).

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OBS: Mais ou menos como os pilotos da Ferrari que, desde 1989, é muito mais Fiat que a equipe do Comendador Enzo... porém ainda assim, continua senda “a” Ferrari.

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18 - JARNO TRULLI (Itália)

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Quem é?

O piloto mais fashion da história. Muitos cortes de cabelo (“estilo perua”), dezenas de pinturas de capacete, algumas poles, pódios e uma vitória (venceu só uma, mas a vitória foi em Mônaco... por isso, digamos que Jarno tem uma vitória e meia na F1, eheheh).

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Vale o quanto pesa?

Trulli está longe de ser o queridinho do grid, mas temos que admitir: é um bom piloto, especialmente nos treinos.

Assim como o Fisichella na Force India, a experiência de Trulli será muito importante para a Lotus.

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19 - HEIKE KOVALAINEN (Finlândia)

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Quem é?

Direto da Finlândia, país que mais parece uma fábrica de pilotos velozes, Heike pagar o preço por algumas travessuras do destino. Após um começo atrapalhado na Renault, se firmou como uma das futuras estrelas da F1. Porém (esses porém é que fod*%¨& com tudo), perdeu o emprego no time francês porque o Seu Alonso se encheu dos casos de espionagem, "Lewis Hamiltons da vida" e principalmente de um tal Ron Dennis na Mclaren. Se você fosse Flavio Briatore, o que você faria: ficaria com um piloto promissor ou recontrataria o cara que conquistou dois títulos mundias pela sua equipe???

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Nessa altura, todas as equipes médias e de pontas já tinham definido suas duplas pra a temporada 2008. Desempregado, abraçou o que parecia a sorte grande: foi contratado pela McLaren ( o mlehor carro de 2007)! Porém, já pensou que tipo de exigências o time inglês fez para contratá-lo?

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DIGO E REPITO, tão difícil quanto ser veloz em um carro ruim é ter que correr contra todos os outros pilotos do grid... com o freio de mão puxado por força de contrato.

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OBS: essa "teoria da conspiração" é apenas uma suposição.

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Vale o quanto pesa?

Vale sim, especialmente para a Lotus. Além de experiente, já venceu na F1 (o que conta muito no moral do piloto) e claro, trouxe muitos segredos da McLaren.

É tido por muitos como lento, apático, mas olhando pelo outro lado da moeda, quando não se tem um carro vencedor, ser cauteloso é um preço que se paga para não cometer besteiras na pista...

O negócio é ver se o seu estilo vai funcionar em um carro que aparentemente não anda.

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Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

Um comentário:

Pedro Ivo disse...

O macacão dos pilotos da Lotus pra mim tá o mais bonito da categoria até agora.
Estranhamente, n sei pq, me lembra uniforme de power rangers