terça-feira, 16 de março de 2010

Notas sobre o GP:

+ Curioso como este ano, vários carros da Indy se parecem muito com alguns F1. Claro, sem falar obviamente dos KV Racing fantasiados de John Player Special. Nos próximos dias postarei um a um na série EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE.

_

+ Imagina o que aconteceria se tivesse chovido no sábado... na reta do Sambódromo! Ainda bem que o problema foi resolvido a tempo. Com uma ajudinha de São Pedro, que segurou a chuva até o meio da tarde de domingo.

_

+ A pista lembra o traçado usado em Long Beach nos anos 90, o que convenhamos, é um golaço. Ponto para a bem sacada idéia de chamar a primeira chicane, após a reta do Sambódromo de, “Esse do Samba”.

Em SP, Adoniran Barbosa e os Demônios da Garoa agradecem.

_

+ Por outro lado, a inclusão de ultima hora da SP Indy 300 responde de uma vez a qualquer dúvida... SIM, A INDY ANDA MAL, MUITO MAL DAS PERNAS. Qualquer cidade que deposite o dinheiro necessário poderá incluir no calendário um circuito de qualidade “qualquer”...

_

+ Apesar dos tremendos esforços da organização, uma categoria top, em 2010, aceitar um circuito de rua nas coxas “do dia para a noite”, (pela falta de tempo mesmo),.. hum...

_

+ Bernie Ecclestone deve ter achado muita graça ao ver os pilotos patinando, e às vezes rodando ou batendo, em 5° marcha.

_

+ Literalmente, até domingo de manhã, os pilotos tinham que rebolar para atravessar o Sambódromo. Como disse o amigo Wellington Lucas, “só no Rebolation”.

_

+ Huhauhauhauhauhauahuahuahuahauhauha

_

+ Nas câmeras on board, o som dos motores, a trepidação dos chassis e o comportamento nervoso dos carros lembra demais os F1 dos anos 70 e início dos 80.

O que é ótimo! Isso significa que, apesar de estar longe de qualquer sinônimo de beleza, os Dallara Honda são carros de corrida de verdade, e o melhor, muito seguros em se tratando de automobilismo top.

Ao menos uma coisa boa esses tenebrosos chassis Dallara tem de bom.

_

+ Pegue qualquer vídeo on board da F1 em Detroit para comprovar a semelhança. Em contrapartida, a corrida tecnológica da F1 nos anos 90, fez com que eles perdessem muito do feeling. Vc assiste Mônaco e parece que os pilotos estão pilotando em Paul Ricard, tamanha a maciez dos carros. Só agora a F1 está voltando a ter carros de verdade. Ponto para a Indy, de novo.

_

+ Chega de blá, blá, blá. Dentro da pista, nada deu certo para Mario Moraes em sua “Lotus JPS”.

_

+ Mario reafirmou aquilo que escrevi sobre ele em AS PRINCIPAIS MANCHETES DA SEMANA, no último dia 6: ele me lembra Tracy e Robby Gordon em início de carreira: Velozes e Furiosos.

Mais uma vez arriscando mais do que podia + reta do sambódromo = quase que Mario Andretti fica sem seu neto.

-

+ Não sou piloto, mas sou joguei muito Indy Car Racing 1 e 2 no computador (olha a minha autoridade, kkk). Quando eu largava em último, sempre deixava todos os carros passar a primeira curva se mordendo enquanto eu ia devagar, esperando conquistar posições sem esforço em função de acidentes. O que sempre procurei foi completar a primeira volta inteiro, indo em devagar no começo, pq os outros pilotos mesmo que não se acidentem, vão mais devagar por causa das troças de posição. Com isso, dá para encostar com calma no pelotão no decorrer da primeira volta. Como disse Jacques Villeneuve, “ a volta importante de ser liderada é a última”.

Custava o Mario ficar na dele se, além do concreto na reta, ainda havia uma densa nuvem de poeira no local?????

-

+ Não fosse o anjo da guarda do Andrettinho sei não viu....

-

+ No finalzinho da prova Will Power, comprovou o que acabei de escrever nas linhas acima (Modéstia a Parte MODE OFF), kkk.

-

+ Pior para o Hunter Ray, surpreendendo nas condições mais que confusas do GP. Um dos melhores da corrida

-

+ Bia Figueiredo fez uma estréia correta. Se tem uma mulher em condições de andar entre os melhores, sem dúvida esta é Ana Beatriz Figueiredo. E não estou falando isso por que ela é brasileira, viu?

-

+ Bia vem de uma escola de pista mista (Mundial de Kart, Fórmula Renault e A1GP) e agora no automobilismo americano, vai conta com o upgrade de André Ribeiro, talvez o melhor piloto que o Brasil teve em pistas ovais.

-

+ Se alguém ainda tem alguma dúvida quanto a capacidade de Bia, vale lembrar que André Ribeiro é também uma espécie de Bernie Ecclestone brasileiro: um veloz homem de negócios se deu bem na pista (ao contrário de Bernie que tentou, mas sua velocidade se resumia aos negócios).

Se André é o empresário da piloto, pode apostar que algo de especial ela tem.

-

+ Falando sobre a mulherada, Simona De Silvestro candidata a piada, fez bonito. Na chuva, arriscou a ganhou seus minutos de fama a lá Marcus Winkelhock na F1, em Nurburgring, 2007.

-

+ Por que lembrei do "mito"? Tanto o carro de Simona quanto o do “mito” são muito parecidos. Nesta semana posto a EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE aqui no VEL MAX.

_

+Não sei você, mas eu faria como a suíça: sou estreante, tenho que garantir a minha participação no resto da temporada, a pista está uma navalha, não tenho carro nem experiência para andar na frente... CLARO QUE EU TENTARIA ALGO BEM DOIDO NA ESTRATÉGIA!

_

+ RESULTADO: agora Simona pode chegar nos patrocinadores com o seguinte argumento: “sou a primeira desde Graham Rahal a liderar na minha corrida de estréia”. De suposta piada a recordista, hein? Pode ter sido apenas um lance de sorte, mas que valeu, isso valeu.

_

+ Ainda sobre as mulheres, Milka Dulno é venezuelana ou venezue...lenta?

_

+ Tony Kanaan poderia ter vencido, fazendo a alegria da galera, mas... cada vez lembra mais Danny Sullivan e Jimmy Vasser: sorte de campeão em uma temporada, uma ou outra vitória nos outros anos, mas sempre beliscando os pódios.

_

+ Dan Wheldon, outro em que aparentemente “o encanto de Cinderela terminou à meia noite”, terminou em quinto, atrás de um eufórico Raphael Matos.

_

+ Gil De Ferran é o maior vencedor brasileiro no automobilismo, nos últimos 15, 16 anos. Será apenas sorte a quarta colocação de Rapahel ou já é a mão de Gil da Luczo Dragon?

_

+ Apenas para ilustrar o que foi escrito no tópico acima, em 2000, a Prost vinha em sua pior temporada, mesmo contando com Jean Alesi e o atual campeão da F3000, Nick Heidfeld. Porém, em Mônaco, Alesi conseguiu um milagroso sétimo lugar nos treinos e, em Spa um sensacional quarto lugar no grid. Milagre? Não exatamente. Alesi utilizou os acertos que Alain Prost costumava usar quando era piloto de F1...

_

+ Por isso não acho que tenha sido simplesmente sorte o excelente resultado do Raphael.

_

+ Na Penske, festa por Will Power, mas Helinho não se achou durante todo o final de semana. No fim, marcou pontos, nono lugar. Excelente para quem (claramente se dá melhor nos ovais), e em uma prova tão maluca, teve o aerofólio dianteiro quebrado na primeira curva.

_

+ No mais, sigo na minha sina de ver os meus pilotos favoritos sendo eliminados no decorrer dos GPs. No Anhembi, a minha torcida durou apenas alguns segundos: Sato e Mario Moraes bateram na primeira curva...

_

+ Acho que a solução para o Barrichello, é eu parar de torcer para ele, kkk.

_

+ RESUMINDO: em SP, vimos a Indy com muito mais cara de USAC do que, CART, IRL ou qualquer outra coisa, o que tem lá seus pontos positivos. Divertida a corrida, não é?

DIGO E REPITO: o que seria das corridas sem a chuva?

_

_

Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

Nenhum comentário: