quinta-feira, 11 de março de 2010

GUIA VEL MAX F1/2010: RBR - Renault

Red Bull Racing: De elefante branco a (quase) favorita

_

"feringel@yahoo.com.br: e a RBR? Como vai a Benetton do final dessa década?

[c=12]Pedro Ivo: Está andando muito forte, mas acho que não é fogo de palha. A coisa parece ser boa mesmo!

_

feringel@yahoo.com.br: e esse título “de elefante branco a postulante ao título? Explica melhor essa história pra gente..."

_

_

__Esse título aí em cima, ilustra perfeitamente a trajetória da Red Bull Racing desde 2005 - ano de sua criação - até a temporada passada. A Red Bull Racing surgiu não só como um time pra disputar a F1, mas também como um mega-lance de marketing, que serviria pra divulgar com toda a pompa e estilo característicos da F1 a marca dos energéticos austríacos de Dietrich Matsechitz.

_

Essa trajetória, no entanto, ficou muito mais no marketing que na performance. De campanhas de caridade, passando por ações publicitárias de fãs da marca até divulgação de sucessos de bilheteria, a RBR fez de tudo um pouco. Na pista, a equipe ficava aquém dos altos gastos, visto que de 2005 a 2008 tudo que havia conseguido foram pouquíssimos pódios. Dinheiro não faltava, gente competente também, é bom frisar. Ou vai dizer que ter o Adrian Newey como projetista é ruim?!

_

Mas aí veio 2009. David Coulthard pendurou as sapatilhas e pra seu lugar entrou um tal de Sebastian Vettel, garoto-prodígio que tinha tirado leite de pedra na escuderia B da Red Bull - a Toro Rosso - ao emplacar vários pontos e uma histórica vitória no GP de Monza de 2008.

_

E aí, em 2009 um novo regulamento virou a F1 de pernas pro ar. No meio dessa confusão de novas regras, Adrian Newey finalmente acertou a mão e em apenas uma temporada, todo mundo viu a Red Bull conseguir o que não tinha feito nas quatro anteriores: poles, pódios e vitórias, maior pedra no sapato da campeã Brawn GP (agora Mercedes), e finalmente fazendo jus aos investimentos astronômicos que colocava na categoria. De quebra ainda colocou Vettel como vice-campeão mundial em sua segunda temporada completa na F1. Literalmente barba, cabelo e bigode.

_

Em 2010, os testes de pré-temporada mostraram bons resultados, e ao que tudo indica, a RBR não sai mais da linha de frente do grid.

Sabe quem ganha com isso? A F1 como um todo.

_______________________________________________________________(Texto: Pedro Ivo)

5 - SEBASTIAN VETTEL (Alemanha)

_

Quem é?

O garoto já tinha deixado todo mundo de boca aberta ao vencer na mediana Toro Rosso. Em 2009 conseguiu nada menos que o vice-campeonato mundial... em sua primeira temporada por uma equipe grande!

_

FR – E aí? Lendo as linhas escritas acima deu para responder quem é esse Vettel? O cara é fera.

_

Vale o quanto pesa?

Sebastian é do tipo de piloto que a F1 mais precisa hoje em dia: agressivo, não hesita em partir pra briga se for necessário. Porém, essa qualidade acaba se tornando também uma fragilidade, uma vez que perdeu preciosos pontos ao se tocar com Robert Kubica no GP da Austrália ano passado, situação que renderia preciosos pontos e talvez a chance de ser campeão mundial.

_

No entanto, não há como negar, Vettel é dos bons. E quem apostar nele como potencial campeão, pra 2010 ou pra o futuro, pode não perder a aposta.

_

_

6 - MARK WEBBER (Austrália)

_

Quem é?

A temporada do ano passado foi a grande virada na carreira de Webber. Até 2008 ele tinha a (meio que merecida) fama de leão de treino: voava na classificação, mas na corrida terminava sempre no meio do bolo, sem se destacar.

_

Em 2009 calou a boca de seus críticos e mostrou que com um bom equipamento em mãos pode sim fazer coisa muito boa. Diferente de seu companheiro de equipe, Webber é mais cerebral e leva a corrida na estratégia, sendo apelidado até de "mineirinho", por muitos comentaristas do meio exatamente pelo seu estilo de pilotagem. Na última corrida de 2009 mostrou que se precisar sair no braço ele sai, mas seu estilo de pilotar mostra mais cérebro que braço.

_

Vale o quanto pesa?

FR – Vale sim. Webber é da mesma linha de Patrese e Berger, grandes segundos pilotos, embora vençam GPs e conquistem e poles em quase todas as temporadas.

_

Vettel e Webber são a dupla mais equilibrada do grid: velozes de maneiras diferentes, o que evita certos tipos de conflito... e aumenta as chances da equipe.

_

_

Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

Nenhum comentário: