quarta-feira, 10 de março de 2010

GUIA VEL MAX F1/2010: Williams - Cosworth

Williams F1: Vai ou racha?

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"feringel@yahoo.com.br: e a Williams?

[c=12]Pedro Ivo: Barrica fez a pole num dos treinos e o Hulk até que está se saindo bem.

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feringel@yahoo.com.br: e o carro?

[c=12]Pedro Ivo: Bem parecido c o do ano passado, mas o motor Cosworth parece ser melhor que o Toyota pelo que o Hulkenberg falou.

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feringel@yahoo.com.br: Surpresa para mim isso, quero dizer, mais ou menos. Os Cosworth tem tradição de pouca potência, mas em compensação, sempre são muito bons quanto a maciez e dirigibilidade

[c=12]Pedro Ivo: Isso é verdade.

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feringel@yahoo.com.br: A Cosworth, junto com a Judd, são provavelmente as maiores fornecedoras das equipes médias e pequenas. Pq? Porque, embora não seja um canhão de potência, o motor funciona e é resistente! É só olhar para a Benetton para notar isso: os melhores anos da equipe foi com os Ford Cosworth (e depois com o “primo rico”, Ford Zetec). Quando eles mudaram para os badalados Renault V10, começou a decadência do “time das cores unidas” (convenhamos, Schumacher foi bi em 95 no braço).

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[c=12]Pedro Ivo: Além disso, acho q na williams eles tendem a render mais que nos outros times porque a Williams conta com um time de engenheiros melhor que o das estreantes (que são as outras com o Cosworth), e também porque o carro da Williams deve ser melhor que o das estreantes na parte aerodinâmica. Tio Frank não brinca em serviço...

feringel@yahoo.com.br: Padrão Frank Williams de qualidade. Sempre gastando apena só necessário, os carros da Williams são sempre bons."

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__É Fernando, Sir Frank Williams hoje deve ser o cara mais experiente dentro do circo. Enquanto grandes rivais seus, como Ron Dennis e Enzo Ferrari ou morreram ou se retiraram, "tio Frank" continua firme e forte conduzindo sua escuderia, que infelizmente já não anda firme e forte como muitos fãs queriam.

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A Williams, como falamos no GUIA VEL MAX. do ano passado, é uma equipe de fases. Alternou períodos de vacas magras e bons resultados esporádicos (vide as temporadas de 88 a 90) com períodos destruidores, onde esmagou a concorrência (vide as temporadas de 92 e 93). No entanto, desde que o fim da parceria com a BMW, em 2005, nunca mais obteve bons resultados como antes.

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Ao menos um piloto bom ele teve desde então (Rosberg), que mesmo com os carros mais fracos em comparação aos canhões de motor BMW de 2000 a 2005, conseguiu pódios e nos treinos livres de 2009 sempre pegava a pole, ainda que ficasse mais pra trás nos treinos que definiam o grid.

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Para 2010, uma enxurrada de novidades na equipe. Se a pintura do carro pouco mudou em comparação ao ano passado, internamente muita coisa está diferente. Sai o propulsor Toyota, e retorna o Cosworth, que estava fora da F1 desde 2007 (vale lembrar que esse motor tem sido apontado por muitos como uma aposta rentável para 2010!). Saem os pilotos anteriores, Nico Rosberg e Kazuki Nakajima, e entram dois pilotos que são extremos opostos: Rubens Barrichello, o mais experiente do grid atual, e o estreante Nico Hulkenberg, apontado como “o novo Sebastian Vettel”.

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Se a Williams vai recuperar em 2010 a glória de temporadas passadas, isso só veremos durante a temporada. Mas torcida (minha, do Fernando e de muita gente), não vai faltar.

__________________________________________________________ (Texto: Pedro Ivo)_

9 - RUBENS BARRICHELLO (Brasil)

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Quem é?

Rubinho está pronto pra sua 18ª temporada. Esse ano se tornará o primeiro piloto da história a alcançar a marca dos 300 GPs disputados. Barrica fala pra quem quiser ouvir que continua motivado pra correr e que nem sonha em aposentadoria. Ainda mais porque vai correr no time que ele sonhava desde que estreou na F1.

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FR – SIMPLIFICANDO: Será que seu esperado livro em que ele contará tudo sobre os bastidores da sua carreira na F1 será adiado mais uma vez? Tomara que sim.

Sobre aquela conversa de que o Barrica já manja do novo regulamento porque estreou quando não tinha reabastecimento... esqueça isso. Naquela Jordan Hart, para começar, o cambio não era no volante, e em compensação hoje não se usa mais controle de tração. É outra tecnologia, são carros competamente diferentes. Aquelas 16 corridas de 1993, quanto a proibição dos reabastecimentos, não valerão praticamente nada.

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Vale o quanto pesa?

Qualidades suas todo mundo conhece, sendo a principal a sensibilidade de acerto do carro, o que pode ser muito bom pra o Tio Frank. Por outro lado, defeitos seus todos conhecemos também, como a fama que ganhou de "chorão", nos últimos anos. De toda forma, juntar o chefe de equipe mais experiente do grid com o piloto mais experiente pode render bons frutos.

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FR – RESUMINDO: Rubinho é um cara que paga um preço alto por ter sangue correndo nas veias, o que muitas vezes perante os olhos da torcida, encobre toda a sua competência técnica.

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10 - NICO HULKENBERG (Alemanha)

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Quem é?

"Hulk", como muitos já chamam o estreante alemão, tem alguma relação com a Williams faz um tempinho. Afinal, tem sido piloto de testes do time nas últimas temporadas. Entretanto, credendiais pra assumir a vaga de titular não lhe faltaram, uma vez que foi campeão da GP2, em cima de outro estreante da temporada 2010, Vitaly Petrov.

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Vale o quanto pesa?

Tudo que vier de Nico em 2010 será uma incógnita, pois esta é sua primeira temporada na F1. Entretanto, tal qual muitos apostaram em Vettel na sua estréia, tem muita gente - e gente grande - apostando em Hulkenberg. Resta saber como ele vai se sair. E pra isso, só a partir de 14 de março no Barein...

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FR – Como disse o Pedro, Para muitos, “O Incrível Hulk” (eheheh) é um diamante... convenhamos, um tipo de descrição mais ou menos comum entre os estreantes na F1. Mesmo assim, será muito bom para Hulkenberg começar em uma equipe como a Williams, e além disso, ter um cara como o Barrichello de comparativo dará uma boa idéia sobre sua capacidade.

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Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

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