Mostrando postagens com marcador Michael Schumacher. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Michael Schumacher. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

F1: notas sobre o GP

+ Nota para ao GP: 7 (sem o safety car, 2, para não dizer nota 1. Padrão Hungaroring de chatura).

+ Ok, vou reconsiderar. Juntando as punições com as faícas entre Schumacher X Barrichello e Sutil X Kubica, deu para passar. No fim das contas foi uma boa corrida para pontuar os 25 anos do GP na F1.

+ História MODE On: Hungaroring foi um marco para a categoria e para a União Soviética. Na época, Gorbachev tentava reformar a economia socialista e junto com Tio Bernie, chegou a um meio termo que satisfez as duas partes. Ter um GP da F1, um ícone do capitalismo, no fechadíssimo leste europeu era além de um antigo desejo de Ecclestone, uma demonstração de prestígio (na já combalida URSS). Pelo lado dos russos, Hungaroring serviu também como uma desmontração de que eles estavam dispostos a se "socializar" ($$$) com o resto do mundo (capitalista).

Anos antes, Bernie tentou por duas vezes fazer um GP em Moscou, seria uma pista de rua, mas os líderes soviéticos consideravam caro demais, além de "uma diversão besta". Bernie tentou então em vários países do leste europeu, até mesmo em pistas meio medievias a lá Clermont Ferrand (misturando traçados de rua com trechos de estradas). Como não era viável nem finaceira (nem em termos de segurança para os pilotos) chegou-se a um meio termo: foi construído Hungaroring. A Hungria não era a Rússia, mas ainda assim fazia parte da cortina de ferro e o desejo de Ecclestone em levar a F1 para locais "exóticos", "distantes" estava temporariamente saciado.

OBS: lugares distantes = mercado virgem >>> muito dinheiro esperando por Bernie... e ele curte muito i$$o, né não?

Hungaroring (em 1986) era muito mais travado que a versão atual... e isso não foi considerado um problema. Devido ao calor, a menor aderência dos carros, aos pneus da época, a maior quantidade (e diferença de desempenho) das equipes o circuito abrigou bons GPs no final dos anos 80.
Hungaroring era considerado muito moderno (leia-se, seguro) se comparado aos GPs daquela época.

Uma pena que a corrida tecnológica dos anos 90 tenha melhorado tanto os carros a ponto de tornar o palco do GP da Hungria meio obsoleto. Convenhamos, todo mundo sabe que há muuuuuuuito tempo esse é, junto com Monaco, o GP mais chato da temporada.

+ Pq continua no calendário???? Porque é também um dos mais rentáveis. Hungaroring é a chance que os finlandeses tiveram para torcer por Hakkinen e Raikkonen, que os poloneses tem para torcer pelo Kubica, que os russos tem para saldar o Petrov e por aí vai. No final das contas, em média 150 mil pessoas (no mínimo!) assistem a corrida de dentro do autódromo.

+ Já que falamos em Rússia, Petrov deu um chocolate no Kubica. Até agora, nas pistas em que já conhece (Istambul por exemplo), Vitaly tem andado tão bem ou até mais rápido do que (ninguem mais, ninguém menos que) Robert Kubica!

+ É aquele negócio, conhecimento é poder. Quem sabe mais, toma as melhores decisões e blá, blá, blá. Era essa a receita do sucesso do Senna. Enquanto os outros pilotos relaxavam em festas após os treinos, Ayrton virava a noite estudando seu carro, o circuito, o carro do seu companheiro de equipe (eheheh), e fazia o que mais fosse. Aí quando algo inesperado acontecia (chuva, ou desgaste excessivo do carro), enquanto os outros ficavam com as calças nas mãos, o brasileiro (que já tinha previsto uma solução para algum imprevisto) saia no lucro.

+ COMO PERDER SEUS LEITORES (em poucas palavras) MODE On: igualzinho você aí, né? Hum, fica na internet (perdendo tempo), lendo coisa de F1. Vai estudá, rapá!

+ KKKK.

+ Falando em Kubica, bizarro o acidente com o Sutil. Olha, bizarro². Sempre achei perigoso esses sistema dos boxes ficarem tão próximos um dos outros e ainda por cima ao lado do pit lane. Tem que alargar isso. Na Indy, pelo menos, o pit lane tem duas mãos, (em termos de largura). Na F1, não tem como dois carros emparelhar dentro dos boxes por causa da miséria no espaço destinado às equipes.

+ Sinceramente, demorou muito para acontecer algo assim. Não sei como acontecem tão poucos acidentes envolvendo carros e mecânicos. Acho Deus trabalha muito, e bem, convenhamos.

+ Ainda no meio do pelotão, 1° de agosto foi um dia de muita festa para a Sauber. De La Rosa fez milagres em cada dia deste final de semana eenquanto o Koba, mesmo tendo largado em 18° (!), em Hunagroring (!!), com um carro meia boca (!!!) chegou em 9° (!!!!!!! CHUCK NORRIS !!!!!!!).

+ Parabéns Tio Peter. Você merece.

No pelotão de trás, olha a LOTUS AÍ MINHA GENTE!

Nos treinos ficaram a mais ou menos um segundo da STR do Alguersuari. Olha, estou curioso para a próxima temporada da equipe. Se tudo continuar assim (pouca coisa é tão volúvel quanto o desempenho de uma equipe de F1, ainda mais de ano para ano, olha só a Brawn GP e a Mercdes, então não dá para prever nada), em 2010 acredito que (além desse teimoso aqui no VEL MAX e de uns gatos pingados aqui e alí) vai aumentar muito a torcida pelos carros verde metálico.

+ Olho para os carros do Trulli e do Kova, vejo os detalhes em amarelo e penso comigo mesmo, "essa é a pintura ideal para um carro do Brasil na A1GP".

+ Quanto as nanicas, em seu campeonato à parte (como se fosse a série B da F1), Glock venceu, mas a surpesa ficou por conta de Bruno Senna, fazendo seu pequeno milagre de cada GP naquele carro que parece ter sabão nos pneus.

+ Apesar da melhor volta entre as nanicas (e de mais uma largada Dragster, a lá Gilles Villeneuve), Di Grassi amargou o último lugar. Sakon Yamamoto não conta, convenhamos.

+ Quanto a Ferrari. Vettel foi punido, mas Massa continou em quarto. Por quê? Por que o Massa não estava em segundo, ora. Raciocínio retardado? Não. Por que não? Por o Alonso estava em segundo.

+ E por que o Alonso estava em segundo?

+ "Cale-se, cale-se, cala-se, que você me deixa louco" MODE On: por que ele estava mais rápido que o Massa. Basicamente isso encerra qualquer discução sobre o que aconteceu em Hockenheim.

Por "n" motivos, Felipe não sai do lugar nas corridas... e nos treinos sempre anda menos que o Alonso. Tem culpa a Ferrari disso????

Bom o Massa é, só que esse não é o ano dele.

+ Falando em gente que não vai lembrar de 2010 como um dos "melhores anos da minha vida", na Mercedes, Rosberg foi tirado da corrida pela própria equipe. É mole?

+ Poderia até escrever que, se por um lado foi ruim para a Mercedes (o embaraço com Nico) por outro foi... pior! O Ex-Greatest continua pagando mico... e fazendo a fama dos outros.

+ Ross Brawn disse que Schumacher não tentou jogar Barrichello no muro. Aham, não tentou jogar no muro. Michael só não queria que Rubinho o ultrapassa-se, né? Esses caras deveriam ser advogados... como na maioria, de fato ( na grande maioria), são.

OBS: a F1 basicamente se divide entre advogados, jornalistas e engenheiros dentro de fora das pistas).

+ Não que essa manobra defina Schumacher como uma figura execrável, um ser humano moralmente pior, mas sim o define como um piloto casca grossa. Com ele é na porrada mesmo. Ele quer ganhar e se você quiser tirar alguma vantegem dele, vai ter que pagar um preço. EM uma análise fria e calculista, é só isso.

+ Não sei se sou eu, mas não vejo tnta maldade assim na F1. Posso estar perdendo leitores, mas acredito que as pessoas geralmente romanciam demais o que veêm na TV. Senna fez o mesmo com Prost no Estoril(1988). Prost deu o troco em Suzuka … o automobilismo é cheio disso. O negócio é que o Schumacher tem uma má reputação nesse quesito (esportividade). Além disso, ele está por baixo e essa é a grande chance para "todo mundo" meio que se vingar dele. Não sou fã do alemão, mas no fundo todos sabemos que ninguém gosta (verdadeiramente) dos vencedores. Prova disso é a satisfação que se percebe em torno dos decepcionantes resultados do heptacampeão.

+ NO POPULAR: mito bom é mito morto (credo)

+ Voltando para a fechada do Schummy, esse tipo de piloto (ou pilotagem) costuma ser chamado de Mad Dog (cachorro louco). Esse tipo de manobra (por mais que não seja totalmente correta), é comum no automobilismo. Basicamente, a diferença entre o mocinho e o bandido quem faz somos nós, a audiência.

+ RESUMINDO:
fechada = automobilismo.
herói/vítima = o cara que vc torce
vilão = o cara que faz algo para a trapalhar/dificultar o sucesso do piloto por quem vc torce

+ Para finalizar esse assunto, vou reproduzir aqui um comentário que fiz em uma postagem do amigo Jorge Pezzolo:

"ficamos chateados com a Ferrari (em Hockenheim e com Schummy na Hungria) pq vemos a corrida como se fosse um filme, um programa de televisão, mas não é."

+ Ainda sobre s brasileiros, se Hungaroring tinha duas ultrapassagens históricas, agora tem três.

Isso graças à Rubens Barrichello. Está certo que ele chegou atrás do Hulkemberg, a estratégia não deu certo, mas a belíssima ultrapassagem valeu.

+ Ainda que ele tenha voltado ao nível bobo das declarações de seus tempos de Ferrari ("ele não passa mais", dãããã), Barrica está pilotando muuuuuuito! (Para mim), essa é a melhor temporada dele desde 1999 (em seus tempos de milagreiro na Stewart).

+ A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE: os anos de ouro do Barrica

1994 >>> 1999 >>> 2010

OBS: talvez 2009, talvez...

+ Na Mclaren, Hamilton fez o que pôde, enquanto pôde. Já Doctor Button foi tão homeopático que acabou não fazendo nada.

+ No pelotão da frente, Vettel deveria ter ocupado os dois primeiros lugares do grid por só não ter feito chover nos treinos.

+ Na corrida, (além da vitória) Webber deveria ter chegado em segundo. Somando o desempenho esmagador na corrida, esse é o centésimo GP dos sonhos de qualquer piloto da F1.


Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

@FernandoRingel (“Sigam-me os bons”, kkk)

sexta-feira, 12 de março de 2010

GUIA VEL MAX F1/2010: Mercedes

MERCEDES GP: A volta dos que nunca deveriam ter ido...

_

"feringel@yahoo.com.br: a Mercedes aparentemente está decepcionando?

[c=12]Pedro Ivo: Ficou sempre entre as 5 primeiras nos treinos também O Schumacher chegou a reclamar falando que o carro não estava como ele queria, mas no final dos treinos finais ele disse estar mais otimista

_

feringel@yahoo.com.br: Schumacher voltando sem o melhor carro? Vai ser demais!

[c=12]Pedro Ivo: O Schumacher vai bater o recorde do Patrese esse ano

_

feringel@yahoo.com.br: kkkk, Patrese mais uma vez vai terminar em terceiro..."

_

_

__Se tem uma equipe com vocação para ser a casa de grandes estrelas, essa equipe é a Mercedes... e não estou falando isso por causa da estrela no logo da montadora alemã.

_

Quando abandonou a F1, as “flechas de prata” eram a equipe do pentacampeão Juan Manuel Fangio. Em 2010 a montadora volta trazendo junto consigo o Fangio da nossa época: Michael Schumacher.

_

Contando com o melhor carro do ano passado, Ross Brawn (anjo da guarda do alemão desde os áureos tempos de Benetton) + muuuuuuuuito dinheiro, o pacote é tão bom que seduziu o heptacampeão a voltar.

_

Será uma parceria vitoriosa? Algumas corridas a equipe deve faturar sim, mas título é uma coisa diferente. De qualquer maneira, é bonito ver dois nomes históricos do automobilismo finalmente juntos: Schumacher foi descoberto em um programa para novos talentos realizado pela Mercedes nos anos 80. Agora que a montadora volta como equipe para a F1 (fornece motores para a categoria desde 1993) nada mais natural que Schumacher esteja nela.

_

Antes mesmo do início da temporada, já dá para dizer que essa história de amor finalmente teve seu final feliz.

_

OBS: Mercedes + Schumacher + Rosberg = esse time é da Alemanha ou da “Alemáquina”?

_

3 - MICHAEL SCHUMACHER (Alemanha)

_

Quem é?

Um piloto tão famoso quanto a F1! A volta do alemão é uma página na história da categoria que está sendo escrita. O mundo inteiro estará de olho nos carros da equipe, torcendo por Schumacher: torcida para que o Heptacampeao se dê bem... e muita para que não se dê bem.

_

Será que ele vai se dar bem? Claro que vai, Schumacher não voltaria por voltar.

_

O problema é que para os padrões mais que vitoriosos do alemão, qualquer coisa que não seja o título ou uma vitória já seria um tremendo fracasso.

_

OBS: Ralf Schumacher se saiu bem na F1, foi muito melhor do que todos esperavam, mas é bom a gente poder voltar a se referir ao Michael, simplesmente como Schumacher.

_

_

Vale o quanto pensa?

Piloto do tipo milagreiro, voa em qualquer condição, especialmente na chuva. (No caso dele pode-se até escrever “Schuva”, com “sh” mesmo).

_

Olha, que me perdoem os mais religiosos pela comparação, mas se Deus fosse piloto de F1, não seria muito melhor que o Schumacher.

_
OBS: não o convidaria para almoçar na minha casa (que modéstia a minha, né?), mas vejo e reconheço no Schumacão, um profissionalismo e talento raros.

+

OBS2: Claro se Deus fosse piloto de F1 provavelmente não seria tão agressivo, e convenhamos, teria sido mais ético em algumas situações.

_

_

4 - NICO ROSBERG (Alemanha)

_

Quem é?

Candidato favorito ao papel que Nick Heidfeld e Heike Kovalainen representaram nos últimos anos: piloto muito bom, mas...

_

Nico terá que ser muito inteligente emocionalmente falando. Pela primeira vez em um carro realmente de ponta, será”o” escudeiro. Por isso precisa ser humilde e suportar as pressões (e até mesmo frustrar temporariamente algumas de suas próprias expectativas) para de repente faturar uma (ou algumas) vitórias esse ano.

_

OBS: vitórias muito merecidas para um piloto dos melhores pilotos surgidos nos últimos anos.

_

Vale o quanto pesa?

Se entender como o jogo funciona, VALE MUITO! Nico (filho de Keke Rosberg) é um piloto frio e veloz (embora nem sempre aparente ser tão rápido assim), mais ou menos como Kimi Raikkonen, Niki Lauda e Alain Prost.

_

"Rosberguinho" terá que ser humilde e fazer como Felipe Massa: acatar as ordens da equipe e buscar aprender tudo o que puder com o mestre, esperando por mais chances no futuro. Afinal, o piloto no outro carro da Mercedes é simplesmente Michal Schumacher. Se Nico for inteligente, verá que o heptacampeão já tem 41 anos, e não deverá correr por muitas temporadas.

_

Sendo assim, o negócio é fazer o que dá, ganhar algumas corridas e se preparar para ser “o” sucessor. Felipe Massa fez isso em 2006 e... preciso falar quem era o Massa antes e quem ele é hoje?

_

_

Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Combinação (mais que) Perfeita: FURO MUNDIAL!!!

__Será que ele volta? Vinte milhões é muito para eu e você, mas para Michael Schumacher... é apenas mais um caminhão lotado de dinheiro.

Caso ele opte por não voltar, aqui no VEL MAX você já matou a vontade de ver o alemão novamente na F1, eheheheh.
_
_
OBS: Combinação perfeita, hein? Uma pena o alemão ter usado esse capacete prateado tão poucas vezes. Vai ver ele ficou cismado com o capacete, já que a pintura foi criada especialmente para decisão do campeonato de 1998.
Naquela ocasião, Schumacher largava na pole, porém com problemas em sua Ferrari, caiu para último. Na metade da prova já estava em terceiro quando... o pneu traseiro direito explodiu e deu o título daquele ano para o finlandês Mika Hakkinen.
Vai ver é por isso que ele não usou mais o capacete prateado, para mim, infinitamente mais bonito que o vermelho e o branco, sem falar que combinaria demais com o prateado da Mercedes, né?
_
OBS2: Ah, no caso, a pintura tem como base a Mclaren MP4/24, usada neste ano, e é a minha sugstão de como deveria ser o layout da Mercedes no campeonato de 2010. Pensa que é só o Mantovani que pode???? KKKK.
_
_
Um abraço.
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

sábado, 21 de novembro de 2009

CHARGE:


Um abraço (e bom final de semana para todos vcs, amigos e leitores do VEL MAX),
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

sábado, 10 de outubro de 2009

A (D)Evolução (?) da Espécie: Fail???

Por Fernando Ringel


__Reparem nos sorrisos e na cor vermelha das equipes. Dois bons pilotos italianos, já em idade um pouco avançada para a F1, finalmente conseguem a grande chance de suas carreiras na categoria. As fotos são bonitas, muito emotivas, mas dentro da pista as coisas não sairam como o esperado, né? Isso me fez pensar, "por que será que, mesmo um piloto do calibre do Senna, só foi campeão quando teve o melhor carro?"

Em 91, no começo do campeonato, a McLaren era o “carro do outro mundo”. Senna venceu as 4 primeiras corridas, fato que lhe garantiu o título, mesmo quando a Williams virou o jogo e Nigel Mansell começou a voar. Viu? E quanto ao apático desempenho de Alain Prost na Ferrari, que culminou com a sua demissão, em 91? Mesmo nomes como Mansell, Senna e Prost, se destacaram principalmente quando seus carros permitiram isso. Viu só? E olha que esses são penas três exemplos de alguns dos melhores pilotos de todos os tempos.


Partindo desse ponto, o que devemos exigir de pilotos mais “normais”, protagonistas de "gloriosos fracassos" como Capelli, Fisichella, Zanardi e Michael Andretti???

Vamos pensar. Os próprios pilotos costumam dizer que o carro é responsável por cerca de 80% do desempenho. Se é assim, dos 20 que sobram, boa parte se deve a política interna da equipe, definindo qual dos pilotos da equipe será o eleito para ter as melhores condições de equipamento. Seguindo o raciocínio, o piloto é reponsável direto por bem menos que 20% do seu desempenho, mas é responsabilizado por 100% dos resultados, especialmente, em caso de fracasso. Como dizia Ayton Senna “a minha vitória é apenas o resultado do trabalho de centenas de pessoas”. Por isso, digo e repito, o piloto é um passageiro de luxo, totalmente supervalorizado.


Dito isso, e o caso do Zanardi? Ok, na Williams ele levou uma surra federal do companheiro Ralf Schumacher, mas vamos analisar as condições enfrentadas pelo italiano. De repente ele vai para a Ganassi, a McLaren da Indy, com status de estrela. Lá, o cara tem o melhor carro, melhor engenheiro e começa a guiar um verdadeiro carro de corrida, nada programado, tudo manual... Depois de conquistar o bicampeonato na Indy, de repente, Zanardi volta pra a F1, com um regulamente totalmente diferente do que ele estava costumado em seus anos de Lotus. Some a isso o fato de Alessandro não caber no cockpit da Williams. Os engenheiros tiveram que sacrificar a aerodinâmica do carro do italiano para que ele simplesmente pudesse pilotar! Só por isso, já dá para dizer que seu carro era inferior ao do companheiro Ralf Schumacher. Ninguém lembra disso, né? Aí o cara tem que se virar com pneus sulcados, cambio no volante, um carro fraco, um cara difícil como "Schumaquinho" (em grande fase, diga-se de passagem), a má vontade da imprensa com pilotos de sucesso nos Estados Unidos... ficou claro que gênio o Zanardi não é, mas alguém que em três anos na Indy fatura dois títulos, pode ser considerado um piloto fraco?


E o Michael Andretti? Acostumado aos carros "de macho" da Indy, carregando o peso do sobrenome, o cara senta em uma McLaren que parecia muito mais um foguete espacial que um carro de corridas... e ainda por cima para ser companheiro de um Ayrton Senna turbinado, louco para desmoralizar o Prost... Apesar da sua postura mimada, se recusando a treinar entre as corridas, Michael enfrentou uma situação beeeeem complicada, né?


A coisa é muito mais profunda do que parece. Quando Fisichella foi chamado pela Ferrari, muitos se lembraram do GP de Monza de 82, quando Mario Andretti foi “ressussitado” pela Ferrari. O que aconteceu? Mario estrou na Scuderia fazendo a pole e chegando em terceiro. Gênio? Tá, ele era fodástico, mas em 82 mesmo, Andretti correu o GP dos Estados Unidos pela Williams (carro campeão com Keke Rosberg naquele ano) e não fez nada... e vale lembrar que a Ferrari tinha o melhor carro, disparado.Por isso pergunto: se o “Super Mario” era tão bom (coisa que de fato era), porque ele não fez quase nada em seus anos de Alfa Romeo e na sua chance com o bom carro da Williams?


Quer outros exemplos? E o Mansell? Voltou bem em 94 pela Williams e, poucos meses depois, desaprendeu tudo na McLaren?


E o Capelli? O que você pode fazer quando se é o segundo piloto e seu carro é uma droga? Beleza era praticamente a única qualidade da Ferrari "F-15", de 1992. Curioso como naquele mesmo ano, a modestissima Fondmetal produziu um chassis lindo e ótimo (para os seus padrões finaceiros). Se o Fondmetal GH 2 (carro hiper elogiado pelo gênio Gordon Murray), e que nunca marcou pontos, tivesse sido feito pela Ferrari... com o dinheiro que a Scuderia tinha para desenvolver o projeto... provavelmente a história seria diferente. Porém, a Ferrari não fez o GH 2. Dessa maneira, alguém precisava ser punido pelo fiasco. Quem foi o bode espiatório? Claro, o cara que encarnou na pista a bagunça interna da Ferrari e que não se deu bem com o pessoal da equipe antes mesmo do início da temporada. Poor Capelli...

Você pode dizer "ah, mas o Capelli não era um Andretti". OK, mas ele também não foi a porcaria que aparentava ser correndo na Ferrari. Ivan é um exemplo de como, por melhor e por mais motivado que esteja, muitos fatores que fogem do controle do piloto, até mesmo a sorte, podem ser determinantes para o seu bom ou o mal desempenho.

_

Falando na equipe italiana, Alesi é um exemplo de piloto destruído não somente por carros fracos, mas pelo regulamento, ou seja, pela corrida tecnológica dos anos 90. A F1 começou a virar vídeo game e Jean começou ficar para trás, porém, na chuva, tecnologia nenhuma faz um Jacques Villeneuve ou um Mika Hakkinen andar rápido, e aí, Barrichello, Alesi e Schumacher colocavam as coisas em seu devido lugar. Cada um no seu quadrado...


Por que isso aconteceu? Porque o controle de tração transformou todos os pilotos em Alain Prost e isso somado a todas as parafernálias eletrônicas sacrificou bons pilotos. Nessa época, a bordo de uma Ligier "totalmente manual", nem na chuva o bom Thierry Boutsen conseguia se sobressair...

Certa vez, Schumacher, piloto que tem o singelo apelido "The Greatest" (O maior de todos), disse, “não gosto pilotar na chuva. O que acontece é que sob essas condições, as qualidades na pilotagem de cada um ficam mais nítidas” (não necessariamente nessas palavras, mas a idéia era essa). Mesmo assim, tenho sérias duvidas se Schumacher, com regulamento desse ano proibindo os testes privados, andasse bem com o carro do Badoer. Pode parecer exagero, mas o regulamento muda tanto que a F1 praticamente se torna uma nova categoria de ano para ano. Por isso, de nada adianta comparar as estatísticas do Fangio com outros pilotos mais novos e nem os sete títulos mundiais garantiriam um bom desempenho de Schumacher na Ferrari atualmente.


A coisa é tão diferente de década para década, que os carros de hoje valorizam carcterísticas que atrapalharam muitos pilotos promissores em outras épocas. Da mesma maneira, campeões da F1, talvez não se sobressairiam se tivesse estreado na F1 nos últimos anos. O que seria do estilo espetacular de Ronnie Peterson se existisse controle de tração nos anos 70?


Trazendo o assunto para o nosso cotidiano. Lembra quando você comprou um carro novo? Lembra quando você dirigiu um carro novo? Até você pegar as manhas do carro, você comete alguns erros primários, né? Uma erradinha de marcha aqui, uma freada brusca ali, as vezes o carro apaga na hora de sair porque você não está acostumado com a embreagem... é assim na F1 também. É aí que te pergunto: você que é bom motorista, merece ser chamado de barbeiro porque nunca dirigiu um carro e deixa o motor morrer em um semáforo????


OBS: Semana que vem posto a parte final deste texto.



Um abraço,
feringel@yahoo.com.br

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Coisas Estranhas que Você Só Vê Por Aqui (68)

Após o GP de Valência, o VEL MAX quer saber a opinião do heptacampeão:SIMPLIFICANDO: CACILDS = No comments, "que que te interessa?", "nádegas a declarar", "não me comprometa", "Cuma?", etc.
_
_
(hauhauhau)
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

sábado, 22 de agosto de 2009

Coisas Estranhas que Você Só Vê Por Aqui (65)

__Apesar das minhas brincadeiras, nessas charges, estou torcendo muito para o Badoer. Se o cara for bem (sou um cara otimista, né?), quero ver a Ferrari segurar a Itália inteira fazendo pressão para Luca se o substituto definitivo do Massa, (talvez até mesmo em 2010).
_
Seria até um bom negócio para a Scuderia. Badoer seria "O" segundo piloto, um cara que já está aos "48 do segundo tempo", prestes a se aposentar, e que finalmente acertou na loteria com essa chance na Ferrari. Luca não se importaria em receber "5 reais" para correr, e além disso, Badoer nunca iria contrariar as ordens da Ferrari... sem falar que ele é italiano, né??????
_
OBS: Na boa, ele é bom piloto. No seu ano de estréia, deu um calor em seu companheiro de equipe, o vetarano, Michele Alboreto, (um dos melhores dos anos 80), só que o carro era horroroso (e não esotu nem falando da pintura, hein?). Por mais que Badoer e Alboreto se esforçassem, penavam fundamentalmente para se classificar para as corridas.
_
Analisando friamente a carreira do Badoer, pelos carros que ele pilotou, dá para dizer que, no mínimo, Luca é um piloto "na média da F1", ou seja, infinatemente mais motorista que eu, você e a maioria dos pilotos das outras categorias top... incluindo até mesmo a Indy.
_
_
Um abraço (e boa sorte, Luca!!!!)
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Evolução da Espécie: Dor ( na Ferrari)

Felipe Massa>> Michael Schumacher >> Luca Badoer
_
É Badoer, pensei mesmo. VEL MAX 2 X 1 Badoer (eheheheheh).
A verdade é que a a desistência de Michael Schumacher foi uma rasteira na imprensa do mundo inteiro. Essa "Evolução da Espécie" já estava pela metade quando o alemão anunciou que não voltaria a F1... só que consegui um jeitinho de reaproveitar o post... eheheheh.
_
Como diria o Marco Brasil, (mega) locutor de rodeios, "AQUI NÃÃÃÃÃO, Tchê, tchêêêêêê"
_
Eheheheh,
um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

domingo, 16 de agosto de 2009

Coisas Estranhas que Você Só Vê Por Aqui (62)

OBS: "O Ministério da Saúde (em VELOCIDADE MÁXIMA TOTAL) adverte, falta de bom humor pode fazer mau a saúde"
_
OBS (2): Desculpa aí Luca Badoer, não resisti, ehehehe. VEL MAX 2 X 0 Badoer
_
Huahauhauhauhuahuah,
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Fórmula Bobagem



__Bom ou não, Luca Badoer, apontado pela imprensa italiana do início dos anos 90 como "o novo Ascari", finalmente terá a chance de pilotar um carro vencedor... é, quero dizer, um bom carro (convenhamos, a Ferrari desse ano está uma m$%#@*) até porque Luca, na F1, nunca pilotou um carro decente.
_
Não lembra?
Bom, BMS Scuderia Italia em 93 (credo), segundo piloto da Minardi em 95, Forti Corse em 96 (credo 2) e Minardi (de novo) em 99 (credo ao quadrado).
E o pior foi que, cansado de ser piloto de testes na Ferrari, Badoer pediu uma liberação de um ano para correr pela Minardi em 99, onde, no GP da Europa, estava em quarto lugar quando teve que abandonar... e acabou chorando debruçado em cima do, er, carro.

A ironia é que, por estar (penando) na Minardi, a Ferrari, já no final do campeonato, desesperada com a falta de opções para substituir Schumacher após o acidnete do alemão em Silverstone, teve que recorrer ao (na época) desempregado Mika Salo... que só não venceu em Hockenheim porque a Scuderia mandou o finlandês deixar irvine passaro, no finalzinho da corrida.

Desejamos melhor sorte a esse piloto que, na nossa opinião, não merece estar na lista de pilotos do (ótimo) F1 Rejects.
_ _
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Coisas Estranhas que Você Só Vê Por Aqui (59)

Boas vindas Felipe
_
OBS: Para quem não conhece a música (uma das minhas preferidas) http://www.youtube.com/watch?v=vkmr1qhdTks
_
_
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Coisas Estranhas que Você Só Vê Por Aqui (58)


Como diria oRoberto Carlos:

"... eu voltei, voltei para ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar,
eu voltei, pras coisas que eu deixei, eu
volteeeei..."

Qual é a notícia mais inacreditável dos últimos dias? A alta do Massa? A retirada da BMW? O novo filho desconhecido do Michael Jackson? O ouro e recorde mundial do cesar Cielo????
_
Não, a notícia mais inacreditável dos últimos dias é:
_
MICHAEL SCHUMACHER ESTÁ DE VOLTA A F1
... ganhando 8 milhões por corrida!
_
Incrível, né? Eu, e a maior parte da população mundial, achamos a maior asneira do ano quando Niki "bocudo" Lauda sugeriu a volta do heptacampeão no lugar de Massa... mas é verdade. Lauda, acreditem se quiserem, acertou.
_
A volta do velho Shumacher, convenhamos, nem tão velho assim, trás a memória o GP de Monza, em 1982, quando Mario Andretti, já aposentado da F1, foi chamado as pressas para defender a Scuderia.
Não lembra? Nós já contamos essa história http://velocidademaximatotal.blogspot.com/2008/08/as-histrias-da-f1-segundo-monocromtico_16.html
_
Se alguém na Globo estava preocupado com uma possível diminuição na audiência com a ausência de Massa, agora todos os meios de comunicação do mundo estão mais do que satisfeitos. Dando certo ou não, essa volta de Schumacher vai dar muito lucro, e audiência, para a F1...

Está certo que ele se aposentou, com uma performance sensacional no GP do Brasil, como se fosse o próprio Exterminador do Futuro, coisa que na F1 ele chegou perto, dizendo "I´ll be back (eu voltarei)". Mesmo assim, me admira a coragem do alemão em arriscar manchar a sua história pra lá de dourada, coisa de filme do Super Homem.

Desejamos sorte para a volta do "Greatest" (isso sim que é apelido, hein?). Se Michael voltar tão bem quanto o próprio Felipe Massa deu a entender em conversaainda no hospital, com o Rubinho Barrichello, aqui vão algumas sugestões minhas, alguns upgrades no apelido do heptacampeão:

Michael Schumacher, The Very Best (O Muito Melhor)
Michael Schumacher, The Magic Greatest... ou qualquer coisa que termine com "est", como "The Fastest"(o mais rápido), algo que faça justiça ao homem que desmoralizou três gerações dos melhores pilotos do mundo (anos 80, 90 e 2000), ridicularizou as estatítiscas de muitos campeões de F1, que em 15 anos na categoria conquistou 7 títulos mundiais, foi 3 vezes vice e venceu 91 GPs (50 a mais que o segundo maior vencedor, nada mais nada menos, que o tetracampeão Alain Prost!)

Não dá nem para acreditar que estou torcendo para chegar logo o GP de Valência (blargh ao quadrado), um dos mais chatos, se não for o mais chato, da temporada.
Vamos dar o braço a torcer: gostando dele ou não, o alemão é um gênio. Schumacher foi tão superior aos seus contemporâneos que, de certa maneira, tornou a F1 monótona.

"Apesar de ter tornado as nossas manhãs de domingo meio chatas no início dessa década", TEMOS QUE ADMITIR, TIVEMOS O PRIVIILÉGIO DE VER O MAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS COM OS NOSSOS PRÓPRIOS OLHOS... e para você que não viu na época, ou quer ver o cara de novo, ELE ESTÁ DE VOLTA!
_
_
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

sábado, 4 de abril de 2009

Mini Podcast (Treinos) Malásia 209







No ar o segundo Mini Podcast do VEL MAX sobre a temporada 2009 da F1
Direto "do lado de cá" do estúdio, comandando a mesa de som, fiz um flash no "Sequência Máxima", programa da Rádio Frutal AM sobre a de finição do grid de largada para o GP da Malásia.
_
Quer fazer como o Schumacher e ouvir o mini podcast???? Clique no link abaixo e ouça, ehehehe
X
_
A resenha sobre a corrida deverá estar no ar amanhã.
logo, logo o podcast será beeeeeeeem diferente. Essa é apenas a gravação do que foi ao ar, de improviso, uma semente do que estará no ar em breve aqui no VEL MAX. Aguarde!
Um abraço,
Fernando Ringel

segunda-feira, 9 de março de 2009

Olha Só Essa Foto (13)

_
_Michael Schumacher, poucos minutos antes de entrar na pista e marcar o sétimo tempo no grid de largada, em sua primeira corrida na F1.
Tudo isso, sem conhecer o carro e nem a pista. Bélgica/1991
_
_
Fernando Ringel

segunda-feira, 2 de março de 2009

Yes, Nós Gostamos + dos Carros Bonitos (22)

Enquanto procurava fotos do Alesi na Ferrari 412 achei uma foto do primeiro teste de Michael Schumacher na Ferrari. Detalhe, o alemão andou no carro utilizado por Berger e Alesi em 1995...

Ferrari 412 T2

Separados, a 412 T2 e o capacete de Schumacher nunca chamaram muita atenção, mas juntos e fotografados do alto... Enzo Ferrari diria: "Bravo!"

_
_Schumacher se mostrou surpreso com o carro no primeiro teste em Paul Ricard "o carro é muito melhor do que eu esperava". Curiosa foi a cutucada que Michael deu na antiga dupla da Ferrari "Como um carro tão bom pôde ganhar somente um GP em toda a temporada?" -hehehe, claramente apenas uma provocação, uma tentaiva de desvalorizar seus concorrentes já que na mesma época Alesi e Berger disseram que a Benetton campeã de 95 era inguiável.
_
Vale ressaltar como esse tipo de declaração, algo muito comum no Schumacher do início dos anos 90, mostra o início da mudança de postura de Michael. Os elogios públicos à equipe e aos Tifosi + o empenho ao treinar aos domingos, mesmo sob neve somados a vitórias e pódios gradativamente transformaram o Dick Vigarista alemão no Schummy, e fizeram do box a Ferrari, o maior fã clube do alemão.
_
Voltando a frase do alemão, "Como um carro tão (412 T2) bom pôde ganhar somente um GP em toda a temporada?" , no início de 96 o própio alemão disse, várias vezes, que o carro precisava melhorar muito para vencer GPs.
_
X


Qual é a melhor combinacão entre capacate e chassis na sua opinião? Mande a sua colaboração para feringel@yahoo.com.br.
Tá fim de papear no MSN? É só me adicionar, o endereço é o mesmo, feringel@yahoo.com.br.
_
No próximo post da série "Yes, Nós Gostamos + dos Carros Bonitos" tem o.... er, melhor manter o suspense, ehehehe. Amnhã tem mais aqui no VEL MAX.
_

Fernando Ringel

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Coisas Estranhas que Você Só Vê Por Aqui (51)

Michael Schumacher imitando Nelson Piquet (12345675746474)
_
_
Fernando Ringel

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O Dia em que Destruí a Minha Williams (FlashBack)

Olá amigos,
estou totalmente sem tempo para atualizar o blog, e como o VELOCIDADE MÁXIMA está quase fazendo um ano, resolvi fazer uma retrospectiva com alguns posts da época pré histórica do blog. Este aqui foi um dos primeiros, postado em 30/12/07.
_
Fernando Ringel
_
X
_

Olha o estado que ficaram as suspensões eletrônicas... buáááá

Um dia, quando eu tinha 13 anos, ví essa miniatura da Burago em uma barraquinha do Paraguai.

Me apaixonei e juntei dinheiro e consegui comprar essa Williams FW-14b.

Eu adorava virar usar o dedo mindinho para virar o volante e ver as rodas da frente mudar de direção.

Com o tempo o carro foi sofrendo um acidente aqui e ali e não houve Super Bonder que consertasse as suspensões ativas.

Hoje o carro se transformou em uma miniatura da Williams do Patrese, após essa tentativa de ultrapassagem que você assiste no video desse link

http://www.youtube.com/watch?v=Nj7TewU5AVc
XXXXX


Aproveitando o gancho esse vídeo do link abaixo e do GP a Alemanha de 92. Muita gente fala que o Senna deu uma aula de pilotagem defensiva em Mônaco, mas temos que tirar o chapéu para o, então, jovem Michael Schumacher lutando com unhas e dentes em uma pista onde os pilotos costumam dizer que "não há onde se esconder"

http://www.youtube.com/watch?v=wmcEiluH5TE


O Campeão Mundial de Kart de 1974 tentou fazer o mesmo com o Senna, que empurrado pelo motorzão Honda, fechou a porta na cara do italiano... que acabou na grama.

XXXXXX


Por falar em Riccardo Patrese, o italiano tem um site oficial em que você encontra de tudo um pouco. Fotos pessoais, artigos, textos sobre o inicio da carreira... vale a pena dar uma conferida.

Entre outras coisas, você descobre que o cara adora trens em miniatura.
Se eu encontrar o meu Ferrorama vou ver se ele quer trocar por um capacete velho.

_
_
Fernando Ringel

sábado, 8 de novembro de 2008

Vale a Pena Ver de Novo (05): GP da França/1999


Eu, e milhões de brasileiros, demoramos para acreditar que Rubens Barrichello, com sua modesta e eficiente Stewart SF03, era o pole position do GP da França. E fez isso com autoridade. Restava torcer para que a chuva nao parasse.
_
No domingo de manhã, para alegria nacional, choveu mais ainda. No inicio, ainda com pista seca, Barrichello manteve a liderança, com Alesi brigando com a Mclaren de David Coulthard. Frentzen aparecia um pouco mais distante.
_
Algumas voltas mais tarde, finalmente cai a chuva, E QUE CHUVA! Todos param para trocar os pneus, e Alesi, como de costume, abandona com seu lindo capacete prateado. A partir daí, o então bicampeão, Michael Schumacher sua tentando ultrapassar Barrichello, com direito a levar "X" do brasileiro e tudo...
_
Neste momento, ninguém, além de Eddie Jordan, acreditaria que Henz Harald Frentzen, correndo a lá Prost, fosse vencer o melhor GP da França que a F1 teve em Magny Cours.

X

Se você não gosta da Stock Car e está entediado com o fim da temporada da F1, clique nos links abaixo e assista a esse excelente, e enxarcado, GP da França de 1999.
Com certeza, esse " VALE A PENA VER DE NOVO":
_
1) http://www.youtube.com/watch?v=zaJs1onb7mY

2) http://www.youtube.com/watch?v=0MaTCP5tid8&feature=related

3) http://www.youtube.com/watch?v=VxFnlpaa1vo&feature=related

4) http://www.youtube.com/watch?v=4Pf-Zh7om3Q&feature=related

5) http://www.youtube.com/watch?v=-bIsPZQgmFU&feature=related

6) http://www.youtube.com/watch?v=DJG9gPCrPjw&feature=related

7) http://www.youtube.com/watch?v=jrOFv395UtM&feature=related

8) http://www.youtube.com/watch?v=EDkV1IS-DK4&feature=related

9) http://www.youtube.com/watch?v=ni6slIdCyi8&feature=related

10) http://www.youtube.com/watch?v=v92BLZHBBxE&feature=related

11) http://www.youtube.com/watch?v=9rK_TvoIFhI&feature=related

12) http://www.youtube.com/watch?v=sihXcgnKJNk


OBS:Clique no link, instale o VDOWNLOAD e baixe toda a corrida. http://baixaki.ig.com.br/download/vdownloader.htm

Bom final de semana pessoal,
Fernando Ringel