Mostrando postagens com marcador Mclaren. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mclaren. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 30 de novembro de 2010

F1: notas sobre o GP


O CIRCUITO

+ A tal Yas Marina Circuit é resultado da seguinte FÓRMULA DA VELOCIDADE:

Mario Kart + $$$ = GP de Las Vegas remixado.

Por isso, nota 2 para qualquer corrida disputada alí. Até mesmo quando é palco para uma decisão de título inesperada como foi a desse ano.

+ Não que a pista seja tão tétrica assim, só que o traçado não foi feito para F1. Só isso. Basicamente ele foi criado para receber a F1... e todo o tipo de corrida que os petrodólares conseguirem atrair. Portanto, o que temos não é uma pista feita para a F1 e sim um traçado genérico capaz de sediar Moto GP, monopostos, carros de turismo e tudo mais que atrair prestígio para os Emirados Árabes.

A Yas Marina Circuit é muito mais uma desculpa para atrair público para todo o complexo “Disneylândico” que envolve suas curvas que uma pista de corrida.

Finalizando esta primeira parte da resenha, o GP de Abu Dhabi é mais ou menos como Jerez De La Frontera e Magny Cours: pistas feitas para todo tipo de corrida, e que seu traçado sinuoso, terreno plano e asfalto estreito, encontraram sua verdadeira vocação com as Motos GPs da vida.


O GRANDE PRÊMIO EM SI

Nota para a corrida: 2

+ Antes de qualquer análise, é preciso dizer que esta foi uma corrida de quatro pilotos com os pedaços do carro do Schumacher aqui, um Kubica lá, mais um Petrov enxerido acolá se intrometendo entre o “Quarteto Fantástico”.

+ Como já faz um tempinho desde a decisão do título, sugiro que você assista ao compacto abaixo para que, relembrando os fatos, o texto seja mais compreensível:



+ Alonso é o Corinthians da F1.

+ Petrov fez o seu e pronto. Mais fora que dentro da Renault para o ano que vem e com o carro andando bem (coisa rara na segunda parte da temporada), o russo fez a sua propaganda. Muito bem feita, diga-se de passagem.

+ Que culpa tem o russo se a Ferrari não consegue criar uma estratégia de box minimamente inteligente? Isso quando eles não estragam a corrida de seus pilotos durante a troca dos pneus...

Que culpa tem o resto do mundo se a Scuderia não consegue solucionar o problema com os pneus? Se os carros da vermelhos não renderam como deveriam na decisão do título, que culpa Petrov tem disso?

Será que, simplesmente por se chamar Fernando Alonso, os outros pilotos tem que sair da pista para que ele possa desfilar???? Definitivamente, o “Príncipe das Astúrias” se comporta como se fosse um herdeiro da família real.

+ O melhor de tudo foi ver o espanhol mostrando o punho cerrado para o Petrov. Embora pareça que ele estava dando uma dura no russo, na verdade só faz esse gesto quem sentiu a pancada. Então naquele momento, caiu a ficha para o piloto da Ferrari.

Por essas e outras, definitivamente, Alonso é o Corinthians da F1. Pq? Ora, assim como o “Timão” tem uma grande torcida, fervorosa, uma história vitoriosa no esporte e tudo mais, na mesma medida da paixão de seus torcedores, traz consigo uma rejeição ferrenha por parte das outras torcidas. Viu? Alonso é o Corinthians da F1. Quem curte, ama. Quem não vai com a cara, quer mais que ele entre pelo cano.

Para quem não concorda que o meu xará seja na F1 o equivalente ao Corinthians no futebol, podemos chegar a um meio termo: no mínimo, se fosse brasileiro, Alonso seria um daqueles torcedores fanáticos da Gaviões da Fiel.

O veloz piloto com que “quase ninguém vai com a cara” sempre tem que encontrar um culpado por suas derrotas.

+ Dito isso, calhou de ter uma Renault na frente dele durante todo o GP, então Petrov é o álibi perfeito para qualquer tipo de acusação quanto ao desempenho inferior da Ferrari em Abu Dhabi.

+ O punho cerrado do espanhol para o russo foi o ato de quem reconheceu a derrota. No popular, naquele momento caiu a ficha: chupa Alonso.

+ Vettel é de fato o mais rápido do ano, mas venceu o título por sorte. Sebastian erra demais para vencer se não tiver todos trabalhando a seu favor. Em uma avaliação simplesmente quanto ao trabalho do piloto, o título seria de Robert Kubica. Talvez entre Kubica e Button.

+ É aí que podemos enxergar a diferença do ótimo para o grande piloto. Os caras realmente clássicos são os que andam bem em qualquer carro. Na atualidade, Hamilton, Alonso, Kubica e Vettel fazem isso. Desses, a quantidade de erros ajuda a refinar a seleção: sobram apenas Kubica e Alonso.

Como o meu xará é um cara pra lá de antipático (lembra até os tempos áureos do Schumacher), volta e meia se envolve em polêmicas extra-pista, maracutais e o escambau, fico mesmo com o polonês da Renault como o melhor da temporada.

Acredito que só ele faria o que Alonso fez na recuperação da Ferrari e... como o espanhol perde no quesito esportividade: KUBICA WINS!

+ Sobre Mark Webber, realmente ele afinou na reta final do campeonato. A corrida em Abu Dhabi foi de dar pena... como se o carro estivesse sabotado, sei lá. Pareceu até a decisão de 2007.

Naquela ocasião, a McLaren tinha o melhor carro, Hamilton era o xodó da equipe e Alonso corria contra tudo e todos em busca do tricampeonato. Hamilton jogou tudo fora ainda na primeira volta, mas seu carro esteve veloz o suficiente (como em toda a temporada) para cravar a melhor volta em sua frustrada tentativa de recuperação.

Enquanto isso, assim como em 2010, Alonso não cometeu erros e se preocupou em terminar o GP. O problema foi o desempenho irreconhecível de sua McLaren. O espanhol ficou em terceiro o GP todo (e olha que o Petrov nem sonhava em ser piloto da Renault na época, hein???kkk). O resultado foi o mesmo de 2010: Alonso não ficou nem com o vice enquanto o cara que menos tinha chances (Raikkonen) levou a vitória e a taça.

Pode ser apenas uma teoria da conspiração, mas faltou algo que “desse asas” para a Red Bull de Mark Webber na Yas Marina Circuit, assim como parece ter faltado para a McLaren de Alonso em sua última corrida pelo time, ou na Williams (cheia de problemas mecânicos) de Carlos Reutmann em Las Vegas, 1981.

+ No mais, assim como Alonso, no lugar do Webber, provavelmente ninguém (talvez o Kobayashi) teria ido muito mais longe em uma pista tão estreita e sem retas. Enquanto Petrov leva a fama, Alonso deveria culpar Hermann Tilke.

+ Sobre Vettel, qualquer um que tivesse marcado a pole, provavelmente teria vencido. Ainda mais com o carro mais equilibrado. Não cometeu as costumeiras bobagens e no fim foi premiado com a melhor surpresa de todos os tempos: depois de cruzar a linha chegada, enquanto comemorava a vitória, foi aí que a equipe lhe informou via rádio que...” YOU ARE THE CHAMPION!”

Karai, esse pessoal da Red Bull sabe fazer uma festa como ninguém, kkk.

+ Webber merecia mais. Alonso também. No fim o título ficou com um campeão alternativo. O mais rápido sim, porém longe de ser o melhor da temporada, ao menos a conquista de Vettel satisfez a todos.

+ Esse não é o raciocínio mais natural para encerrar a resenha sobre o final da temporada 2010, mas como o VEL MAX vira e revira o lado alternativo do automobilismo... assistir a derrota de Mark Webber deixa bem claro o quanto Nelson Piquet é um gênio, ou como diria Galvão Bueno “um dos que cabem na mão”.

Reutmann, Alonso, Webber, Peterson, Villeneuve... ninguém venceu título contra a própria equipe. Quando Scheckter foi campeão em 79, ele era o número 1. Mario Andretti em 78? Número 1 também. Vettel em 2010? Número 1, oras. Sendo assim, termino a resenha do último GP deste ano com a certeza de que (hoje), Vettel é bom, muito bom, o campeão, mas como diria o Galvão “não entra entre os cinco da mão”.

Agora, puxando pela memória, qual foi o único que venceu contra tudo e todos????
Enquanto a maioria luta para ser “normal”, os gênios conseguem tirar proveito até mesmo das dificuldades. Gênio vence mesmo depois de sofrer um baita acidente em uma Tamburello da vida, vence mesmo que a equipe prefira o outro piloto e mesmo que esse outro piloto se chame Nigel Mansell.

Não sei na sua ou na mão do Galvão, mas na minha, Nelson Piquet é um dos grandes. Juro que isso não é nostalgia cheirando a barata morta, mas gênio Webber não é... e nem Sebastian Vettel.

OBS: Talvez Robert Kubica seja. Talvez.

OBS2: a temporada acabou. Que pena. Para o ano que vem, prometo continuar postando pelo menos os papéis de parede e as resenhas... sem data definida para isso. Dessa forma o VEL MAX passa a ser muito mais um anuário que um blog com postagens picadas sobre assuntos cotidianos. Entre as corridas postarei textos, uma Evolução da Espécie aqui, um Separados no Nascimento ali e por aí vai.



Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br
@FernandoRingel (“Sigam-me os bons”, kkk)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

F1: notas sobre o GP

Nota para a corrida: 8

+ Spa é linda, veloz, histórica, mas o grande lance que a garantiu no coração de todos que realmente gostam do automobilismo é sua instablididade climática. Se não chovesse de " 5 em cinco minutos, a qualquer momento", junto com os Österreichring da vida, talvez ela tivesse sido limada da F1 há muuuuuito tempo.

+ Por essas e outras, adoro quando chove (e não estou falando isso só por causa das corridas).

+ Longe da briga pelo título, longe da briga pelas vitórias e distante até mesmo do pódio, o personagem principal deste GP da Bélgica foi Rubens Barrichello.

+ Tudo ótimo. Festa e tudo mais. O problema foi o tal (belo) capacete comemorativo. Históricamente, quando o Barrica aparece com uma pintura comemorativa, já penso "OH, OOOOOO!"

+ RESUMINDO: quando ele aparece (como sempre) sorridente, com um capacete estilizado , como diriam os clássicos jogos Grand Prix (do qual o Barrica é fã desde o primeiro da série) "Rubinho is out of the race".

É só ver que, em uma pista de gente grande como Spa, largando em um ótimo sétimo lugar, com previsão de chuva a qualquer momento, convenhamos, a corrida estava pra ele beliscar até um pódio ou quem sabe uma miraculosa vitória (na chuva o cara faz mágica, olha só Silverstone 2008). Porém... abandonou na primeira volta.

Aparentemente, ele comemora essas datas emocionalmente significativas antes mesmo da largada, e durante a corrida, acaba faltando a devida concentração. Muito da antipatia alimentada pela torcida contra o Barrica se deve a essas situações em que todo mundo acha que ele vai detonar e o negócio acaba antes mesmo de começar.

+ Falando sobre o homem Rubens Barrichello, fico feliz por vc cara! O Rubinho é dos poucos do automobilismo que sinto vontade de conversar pessoalmente, e... posso estar errado, mas ele é também um dos poucos caras do automobilismo que aceitariam um convite meu ou seu para "almoçar um cachorro quente feito alí na esquina".

Em suma, um cara muito legal que pagou muito caro por ser não ter vergonha de ser um brasileiro que tem sangue correndo nas veias.

+ Chegando ou não aos 400 GPs (o que não é tão absurdo assim se pensarmos que em 2008 Rubens estava comemorando a marca de 257 corridas na F1, além do quê, o número de GPs por temporada vem aumentando). Por isso, já estou bolando um presente (com a marca 400 GPs) para a hora em que o Barrica se aposentar, independente de atingir essa marca "inatingível"ou não.

+ No mais, não curto muito postar videos, mas pela ocasião e pelos depoimentos, abaixo uma homenagem feita pela TV Globo:



+ Quanto a corrida, Webber foi um pouquinho mais lento (uma sacanagem sem fim essa coisa de os caras que estão posicionados no traçado sempre se beneficiarem na largadas), mas Vettel (O Jogador de Fliperama) tratou de recolocar os pingos nos "is" e trazer o segundo piloto da Red Bull de volta à briga pela vitória.

+ No fim das contas Webber, sempre sensato, ainda se beneficiou da afobação do Kubica nos boxes, garantindo um segundo lugar que pode decidir o campeonato a seu favor. A importância em ser o mais regular possível se torna ainda maior nesse momento em que a briga está se afunilando entre ele (Webber) e Hamilton (um cara tão veloz, mas tão veloz que pode jogar uma vitória no lixo na última volta, por um erro qualquer).

+ Daqui em diante assumo meu lado torcedor: quero Webber campeão em 2010! Até pq se ele não vencer, com essa rixa entre o australiano Vettel e a Red Bull, (além de já estar meio "velho"), Mark tem tudo para descer ladeira a baixo na F1.

+ Sobre a avalanche de críticas em cima do Vettel, nessa ele abusou, mas não foi culpa única e exlcusiva dele. Foi o mesmo ponto onde o Barrica (repetindo, o Barrica) "encoxou" o Alonso. Alí, quando está molhado, vira sabão e na câmera on board é possível enxergar as gotas que caiam naquela parte do circuito no momento do acidente. Claro, Vettel sabendo de tudo isso melhor que eu e você, não devia ter tentado nada ali, naquela hora, mas o que pareceu a maior barbeiragem da década é mérito também de São Pedro.

+ FINALIZANDO: caso Sebastian tivesse conseguido controlar o carro e passar por fora, todos estariam chamando o alemão de gênio.

+ Quanto a Mclaren, (essa merece um tópico só para ela) enquanto o pessoal da F1 usa as férias para descansar, a eterna equipe de Ron Dennis (mesmo que distante, a alma da equipe) simplesmente voltou à vida no campeonato. Até o momento em que Vettel resolveu bancar o Alesi, Hamilton liderava com Button em segundo... e não era sorte.

+ Sem dúvida, essa é a equipe que mais me identifico. Lá tudo é ultra profissional, eficiente e belo. Está certo que deve ser muito difícil ter um patrão como Ron Dennis (Michael Andretti que o diga), mas se James Bond fosse piloto de F1, com certeza estaria na Mclaren.

+ Quanto aos seus pilotos, em condições adversas Hamilton leva uma certa vantagem em relação ao Doctor Button. Não em questão de velocidade, mas em termos de temperamento mesmo. Hamilton é mais Senna enquanto Button é mais Prost, se é que vocês me entendem.
Sendo naturalmente mais cuidados, obviamente no "chove e seca" Jenson vai com mais calma, o que se reflete no número muito menor de erros... e um pouco menos de velocidade tbm no molhado.

Por outro lado, é exatamente a "falta de juízo" que se traduz na maior popularidade de Hamilton e também em saídas de pista como a que quase tiraram o inglês da prova, quando liderava tranquilo.

+ Na Renault, o carro vem melhorando demais! Kubica é um caso à parte. Enquanto Vettel insiste em seguir o mesmo roteiro interpretado pelo Alesi (veloz porém pouco inteligente), Kubica encarna uma espécie de "Alesi que deu certo". Veloz em qualquer carro, pista ou condição climática, Clay Regazzoni se sentiria orgulhoso em ser comparado ao polonês.

+ No segundo carro, Petrov melhorou demais! Saindo do fim do grid, chegou em 9°, garantindo mais dois pontinhos para a Renault (made in Russia).

+ Na Mercedes, em uma corrida disputada sob condições adversas, em um ciruito pra lá de seletivo, Rosberg suou para chegar na frente do "Schumáchina".

+ Na boa, a fase pode não ser das melhores, mas "uma vez Schumáchina, sempre Schumáchina". Nos momentos de loteria pudemos ver lampejos do velho Schumacher.

+ Com um carro melhor, ainda aposto no Heptacampeão. Lembrando que esse W01 é muito mais um chassis Honda/Brawn que um Mercedes. Portanto, é um carro feito para o estilo mais calmo de Button e Barrichello, no qual Rosberg se adapta melhor. Quem dirigiu os Benetton da "Era Schumacher", garante que o carro era muito nervoso. Em 96 Berger disse, após algumas rodadas em seu primeiro teste na Benetton com que Schummy foi bicampeão em 95: "o carro é inguiável".

+ Então, de fato o primeiro chassis Mercedes para a F1 contemporânea será o W02 do ano que vêm. Esse sim um carro com o dedo do Schumacher. Então, se em 2011 ele continuar disputando o sétimo lugar, aí sim vou concordar com que diz que Greatest "já era".

+ Dentre as equipe melhores, ops (olha meu inconsciente falando alto), dentre as equipes MENORES (ehehe), a Lotus continua melhorando muuuuuito.

+ Heikke continua tirando o "Pé da Kova", enquanto Trulli fez seu melhor GP em 2010, apesar de uma rodada na frente de vários carros que (ARGH!) me fez prender a respiração!

+ Na Force India, Sutil continua dando uma de Kubica (KARAI!) e Liuzzy continua dando uma de Liuzzy (HAUAHUA).

+ Na Sauber, o Koba continua nos pontos, fazendo milagres com um carro sem patrocínio. Só mesmo a competência da Sauber (como sempre, uma equipe grande sem dinheiro) para beliscar até mesmo o Q1 em alguns GPs.

+ Quanto ao De La Rosa, o cara está de bode expiatório. Nâo há dinheiro na Sauber e obviamente, Pedro é o segundo piloto. Se o Kobayashi conta os grãos para fazer a feijoada, imagina o que sobra para o De La Rosa cozinhar?

+ Obviamente o resultado não é "muito gostoso", né?

+ Na Simtek, Glock não fez nada. Di Grassi quase nada.

+ IRONIC Mode ON: . Ah, o nome da equipe é Virgin.

+ Como dizia uma professora de matemática (não me lembro o nome), "a ordem do produto não altera o resultado".

+ Por último, bem íntima desta expressão, a Hispania fez sua melhor corrida em 2010.

+ MÉL DÉLZ Mode ON: Yamamoto não estava andando em último? Bruno Senna correndo em 18°?

+ No mais, a Ferrari não fez nada demais em Spa. Massa terminou em um discreto quarto lugar. Aparentemente o melhor que poderia ter feito.

+ Alonso teve a corrida toda prejudicada por erros seus, da equipe (como sempre) e até mesmo erros dos outros pilotos (Barrica, por exemplo).

+ Apesar de ter abandonado antes de completar a primeira volta, só deu Rubinho nesse GP da Bélgica, hein? Normal, o cara tem um tremendo carisma. Se eu fosse da Globo, mesmo antes da sua aposentadoria, tentaria contratá-lo como comentarista para as transmissões da F1.

O cara fala bem , é simpático, excelente piloto, famoso, além de praticamente ser uma enciclopédia viva do automobilismo. Começou em carros rústicos (anos 80), passando pelos "video games de verdade" dos anos 90 até os atuais. Em suma, Barrichello pilotou os melhores carros de corrida do planeta (F1), na época de maior ênfase técnológica da história. Isso há de valer algo após o término da sua carreira vocês não acham?


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br
("SIgam-me os bons", kkk)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

F1: notas sobre o GP


+ Nota para a corrida: 10
_
+ Como escrevi na resenha sobre o GP de Monaco, o que mais gosto no Gilles Villeneuve é o traçado do GP do Canadá, disputado em Montreal ,ehehehehe.

+ Junto com Luciano Burti e Reginaldo Leme..._
_
Interessante ouvir Darth Vader fazendo a transmissão da Globo
_
+ KKKK

+ Parecia que alguém estava regulando o microfone do Luis Roberto ao vivo, ou que um dos canais estava falhando. Nos momentos em que ele falava com voz de Darth Vader, é como se o cara da mesa de som tirasse todo o grave da voz do locutor. O som lembrava o de uma ligação telfônica bem ruim ou pior (!): a "qualidade" do som lembrou até os velhos walk talks. O mais próximo que os brasileiros chegaram de um telefone celular durante os anos 80 e início dos 90.
_
+ Ah, meus tempos de rádio que não voltam mais (graças a Deus, kkkkk), embora eu ainda use bastante os Sound Forges da vida, como vcs viram e principalmente ouviram no trailer do VEL MAX PICTURES.


+ DENTRO DA PISTA, desculpe o palavreado, mas... Sutil "É FODS" (by Mussum)_

+ Muito, Muito, muito bom piloto. Para mim, o alemão é hoje o que Cristiano Da Matta poderia ter sido se a Toyota tivesse tido mais competência. Na última volta, fez uma ultrapassagem de craque em cima do ex-greatest. Olha, se Adrian morresse hoje (credo!), viraria lenda._

+ Até porque as pessoas amam (mais) os mortos, vai saber o motivo. _

+ Se existisse uma VEL MAX F1, com certeza já teria feito propostas para contar com Sutil para a(s) próxima(s) temporada(s)._

+ Sobre a Renault, queria começar falando mal do "Imbecilov", mas... PQP KUBICA! _

+ PORR@, que coisa idiota foi aquela em cima do Sutil? Tava querendo matar o cara é? No fim das contas, (ainda bem) apenas acabou com mais uma bela performance do piloto da Force India.

+ (Ainda bem?????)_

+ Na boa boa, um erro bizarro² do russo na largada, coisa de "adolescente iniciante em um F1 Challenge da vida". Pior para Pedro "Power Zica" De La Rosa. Algumas batidas, pit stops, penalizações e bicos quebrados depois... pergunto:
_
Segue a novela " A Maldição do Piloto N°2 da Renault" ou este seria apenas mais um capítulo de
_
"A Maldição da Renault, com seus segundos pilotos"?
_
+ PQP POWER TURBO MODE On: na boa, deu pena do russo com aqualas barbeiragens dignas da Milka Dulno.
_
+ No GP da Inglaterra de 2002, a chuva ia e voltava... entre uma e outra rodada ou saída de pista do Massa. Na época o brasileiro era piloto da Sauber e após a corrida declarou (em nota publicada pela revista Veja):
_
"Hoje pilotei como um retardado mental"

+ Olha, o desempenho estabanado do Petrov em Montreal foi tão bizarro quanto a do Massa em Silverstone 2002, (época em que ele começou a ser chamado de Zacarias). Que eu me lembre, essa corrida do russo foi a mais "vergonha alheia" desde o "show" do Zaca, ops, Massa.

+ FALANDO FRANCAMENTE (com Marcia Goldshimit) MODE On (HAUAUH): o desempenho dos pilotos é um mero reflexo do funcionamento da equipe e... claramente a Renault tinha um carro bem limitado em Montreal. O que Kubica e Petrov fizeram na corrida é típico de piloto que está acima do limite do carro para andar rápido. No caso, Kubica andando como um louco para acompanhar os primeiros e o "Babacov" dirigindo como um louco para não passar (tanta) vergonha em relação ao polonês._

+ Ainda falando dos que ficaram longe dos pontos, nos treinos vi o Barrica lutando para chegar ao Q1 com sua lenta FW32 e cheguei a uma conclusão:

Barrichello na Williams 2010 = Alboreto na Footwork 1992
_
+ Em 92, Alboreto ressusrgiu das cinzas quando a Footwork conseguiu os bons Mugen Honda, aplicando uma surra em seu companheiro, Aguri Suzuki (versão antiga do Kobayashi).
_
+ Claro, isso é um comparativo da temporada 2010 até o momento. As coisas podem mudar completamente até o final da temporada (como aconteceu com a impressionante evolução de Brundle em relação a Schumacher na Benetton no final da tempora 92).
_
+ Apesar disso, no Canadá Hulkemberg deu uma boa canseira no Barrica. É aquilo que escrevi no GUIA VEL MAX F1/2010: o carro pode ser fraco, mas ter um companheiro como o Rubinho, além de um bom aprendizado, é uma maneira de deixar mais claro suas qualidades. Se Hulk estivesse no lugar de Bruno Senna, ninguém saberia se ele realmente teria sido veloz em Montreal. Já na Williams, andar no ritmo do Barrica é uma ótima forma de auto promoção.
_
+ Falando em pilotos dos anos 90, Schumacher atualmente é a malandragem em pessoa: esperto e malicioso como Piquet e maquiavelicamente agressivo como Senna. Se alguém tentar ultrapassá-lo, com certeza é o "outro" quem vai pagar o pato.
_
+ Felipe Massa e Kubica que o digam. Porém (que bom que nesse caso tem um porém), assim como dizia Carlos Drumond de Andrade, "havia uma pedra no caminho, no meu caminho havia uma pedra": Adrian Sutil para ser mais preciso.
_
+ Como diria o Chapolin Colorado (filósofo): "não contavam com a minha astúcia!". Em tempos de Youtube, ultrapassar daquele jeito o Schumacher significa que a popularidade do piloto da Force India vai aumentar muito._

+ Na STR, Buemi finalmente acordou. Desde o começo do ano irreconhecível, levando tempo em cima de tempo do Alguersuari (o típico "famoso quem?"), o "Kubica underground" fez o que todo piloto de equipe pequena que ambiciona pilotar por um time grande deve fazer:
_
estratégia fora dos padrões = 15 minutos de fama. BOA BUEMI!
_
+ Liderou, influenciou no resultado final da corrida, "fabricou" imagens para videos tributos no Youtube e no fim das contas teve sua ousadia recompensada com um ótimo 8° lugar. Mesmo se não tivesse pontuado, a estratégia já teria valido: além de queimar a língua do Helmut Marko, garantiu uma ponta no review oficial da FIA sobre a temporada 2010 da F1... o que significa mídia >>> história no esporte >>> $$$
_
+ Na RBR, faltou Red Bull para dar asas para Webber e Vettel.
_
+ Na Ferrari, Alonso segue naquele ritmo de quem vai disputar o título até o final. Sabe aqueles pilotos que ganham títulos e não convencem? Alonso segue sem brilho, mas com mais um trófeu para sua coleção: 3° lugar
+ Circuito Gilles Vileneuve: em uma Ferrari meia boca, um piloto de sobrenome 'italianado" se envolve um um sanduíche na primeira cura. O cara volta para os boxes bem atrás, ultrapassa mais da metade do grid e... quando estava (inacreditavelmente) brigando pelos pontos, bate novamente (de maneira boba) para terminar gloriosamente no meio do pelotão.
)
Na boa, era o Massa ou o Alesi voltou para a Ferrari?
_
+ Embora reclamem, os Tifosi adoram esses caras.
_
+ Na Mclaren (pq não chamá-la de "James Bond Team"?), Hamilton venceu com autoridade. Grande desempenho, a típica performance que fabrica ídolos.
_
+ Nigel Mansell, Peterson e Gilles Villeneuve que o diga._

+ Quanto a Button, o cara vinha levando empurrões de todos os lados, ninguém vinha dando bola para ele. RESUMINDO: aparentava ser carta fora do baralho. O curioso é que embora não aparente ser uma ameaça, ele fica a corrida inteira alí, meio anônimo até que o cara da frente relaxa e... leva o bote.
_
+ SEN-SA-CI-O-NAL o senso de oportunidade do inglês na ultrapassagem sobre o Alonso. Sem dúvidas, Jenson é o herdeiro do estilo Alain Prost de pilotar.
_
+ Duvida? Assim ao video abaixo. Todo mundo brilhou, todo mundo passou sem dificuldades pelo Prost, mas advinha quem ganhou a corrida?_


+ Voltando ao GP do Canadá de 2010, no fim das contas, emora não empolgue, Doctor Button é o segundo no campeonato, apenas 3 pontos atrás de Hamilton.
_
+ EXTRA PISTA: além de suas qualidades dentro do carro, o incrivelmente criativo (e simples) capacete de Button casou perfeitamente com a bela pintura espelhada da Mclaren. Um colírio!_

+ Para terminar, que coisa a zica da Sauber, hein? Kobayashi merecia uns sopapos, mas Pedro De La Rosa parece ser um caso crônico de azar:
_
se um raio cair na pista durante uma corrida, com certeza será no carro branco do espanhol
_
+ Em 2010, geralmente as corridas da equipe são fatalmente prejudicadas antes do final da primeira volta! E quando eles passam da primeira volta, é só esperar para ver quando o motor Ferrari vai estourar. KARAI!!!!!!!_

+ Pior para Peter Sauber e para quem ainda cruza os dedos (eu por exemplo) por melhores para a simpática equipe suíça. _

+ Sinceramente espero que as coisas melhorem no time, afinal quem conhece a história da equipe, "Sauber" bem o quanto eles em valor._

+ No mais, até o GP de Valência, a tal pista que Bernie Eccle$tone disse ser a melhor do mundo. Apesar disso, na F1, até hoje Valencia não um GP que "valencia" pena assistir (eheheheh).
_
+ Resta torcer para que chova, né São Pedro? Vc quebra esse galho pra gente?
_
_
Um abraço,
Fernando Ringel
@FernandoRingel

domingo, 30 de maio de 2010

F1: notas sobre o GP

+ Nota para a corrida: 8

+ Muito alta a nota? Olha, para os padrões dos GPs de F1 disputados em Istambul Park, foi muito bom sim, ainda mais porque as ultrapassagens aocnteceram mesmo sem chuva.

+ Para começar bem este post, finalmente a Sauber saiu do zero (!), com seus dois carros completando a corrida!!

+ Depois de mais uma demonstração de talento do japa Kobayashi nos treinos, não fosse a bela recuperação de Adrian Sutil, De La Rosa também teria chegado nos pontos.

+ Dá-lhe Peter Sauber! Bora mermão, vamô virá esse jogo rapá!

+ Quanto a "Turma do Fundão", todos foram bastante apagados durante a corrida turca.

+ Trulli estreou a milionésima pintura de capacete . Nunca vi um piloto se importar tanto com o que vai na sua cabeça. Vai ver o sonho dele é ser cabelereiro, kkkk.

+ (Ainda) um pouco mais atrás, Chandhok fez número enquanto Bruno Senna vem tirando o máximo de proveito de sua vaga na Hispania. Acredito que de agora em diante a imagem de filhinho de papai (ou "sobrinho de titio"), acabou. Bruno está transformando uma dificuldade em oportunidade.

+ Como dizia Ayrton Senna "você deve transformar uma emoção ruim em uma coisa boa, fechar a viseira e usar isso a seu favor na pista".

+ Senna = Filósofo (de novela das 8, huahuahuahuahuahuahuahuahuahuha)

+ Na boa, só de não andar em ultimo, para Bruno já está bom. Melhor ainda se acompanhar o ritmo das Lotus, ultrapassar as Virgin e ainda ficar algumas voltas na frente de uma Williams (Hulkemberg)... sem se envolver em acidentes.

+ CLAP, CLAP, CLAP! Palmas porque o "Senninha" está merecendo.

+ Ainda sobre a "Turma do Fundão" (ou seria Coworth Team?), fiquei espantado ao ver o Barrica tendo que se esforçar para não ser ultrapassado pela... LOTUS DO KOVALAINEN!!!

+ Se Istambul Park revela o quanto um carro é bom, ficou claro o quanto essa FW32 é uma droga.... e olha que eu nem falei do "motor de 1,99" da Cosworth.

+ Claramente, Hulkemberg foi mais uma vez massacrado pelo Barrica, mas nenhum dos dois teve a mínima chance de conseguir um bom resultado. Poor (e teimoso) Frank Williams...

+ Deixando as estreantes e a Williams para trás, vamos falar sobre as equipes que tem motores de verdade.

+ Na "Renault made in Russia", Kubica segue fazendo seu pequeno milagre de cada GP, enquanto Petrov impressionou ao dar um calor no badalado companheiro de equipe.

+ Nunca fui com a cara do Alonso, mais ainda depois de acabar com a bela corrida do Petrov.

+ Apesar do quê, foi um acidente de corrida. Segue a novela "A Maldição do Carro N°2 da Renault".

+ Na Red Bull, vamos analisar os fatos com calma: Vettel naturalmente é melhor que Webber em condições adversas. Webber tem um estilo de pilotagem mais cauteloso. No momento da ultrapassagem pingos de chuva molhavam as cameras on board. A previsão das equipes é que iria chover em muito pouco tempo.

+ Tudo isso somado a pressão que Vettel está sofrendo (coisa que ele não está acostumado, pois até hoje ELE fez isso com seus companheiros de equipe), o alemão viu que em condições normais a coisa estava difícil, enxergou uma chance de virar o jogo e foi nela...

+ ... o problema é que ele provavelmente Sebastian passaria reto na curva, pelo ângulo muito fechado ou pela por estar na parte suja da pista. Além disso, ele quis dar um chega para lá no Webber, meio que desmoralizar o companheiro, mostrar quem é "o" cara que no mano a mano. Senna e Mansell gostavam de fazer isso.

+ Webber ficou na dele, não facilitou e CRASH! Muito além de peças voando pela pista, a manobra barbeira arranhou a imagem brilhante do Vettel.

+ Essa manobra foi muito parecida com a decisão do titulo de 97: todos apedrejaram Michael Schumacher, mas o que aocnteceu é que faltou sangue frio ao alemão. Villeneuve dificilmente passaria Schummy em uma pista sinuosa como Jerez. O canadense viu uma chance, foi com tudo e... não fosse a "ajuda" do Schumacher, teria tomado um belo X, se é que não teria acabado na brita.

+ Mudando de assunto, mas sem tirar os pés do GP da Turquia, vamos dar uma pausa.

+ MOMENTO OFF. Toda essa rivalidade entre companheiros de equipe nessa temporada me fez pensar. Não é a toa que as ultrapassagens "voltaram com a ser moda" na F1. Essa é a melhor geração de pilotos desde as revelações surgidas nos anos 80. Vejamos em detalhes essa geração Flashback:

a) Webber = Patrese (pós Monza 78) + Damon Hill
Nota zero em carismo, estilo discreto porém eficiente sendo que não afina quando alguém chega tocando roda.

b) Lewis Hamilton = Nigel Mansell
Arrojado sem ser maluco, embora em determinados momentos tome atitudes inconsequêntes, Lewis dá show. É o único que anda de lado, consertando a traseira na saída das curvas, sem falar no imenso apetite com que parte para cima dos advesários. Ao mesmo tempo em que assume a posição de predador, muitas vezes ele mesmo se prejudica.
Belo bem ou pelo mal, está sempre ligado aos posts e tópicos que "fervem" de comentários nos fóruns e comunidades espalhadas pla internet.

c) Jenson Button = Alain Prost
Aparentemente um lerdo. APARENTEMENTE. Quando quer dificultar, Jenson é tão duro quanto Trulli, sem parecer desleal. Quando precisa é agressivo e decidido como vimos quando conquistou seu titulo, em Interlagos no ano passado.
Um gentleman robótico = raramente comete algum erro, provoca ou se envolve em algum acidente.

d) Sebastian Vettel = Jean Alesi
Extremamente veloz, um admirável controle do carro, mas... asempre tem um "mas" ou um "se" quando o assunto é o jovel alemão. Vettel tem o que Alesi nunca conseguiu: um carro verdadeiramente vencedor, mas carrega, e alimenta com manobras desastradas como essa na Turquia, a imagem de "piloto do futuro". Uma maneira de falar que ele é bom demais para ser chamado de veloz barbeiro, mas que "ainda não está pronto".

e) Felipe Massa = Gerhard Berger
Alterna performances arrojadas com atuações cerebrais, até mesmo apagadas. Embora seja indiscutivelmente um piloto de ponto, sempre há quem duvide de sua capacidade como um virtual campeão. Além disso, é um piloto querido pelos Tifosi, assim como Berger foi... e olha que nem coloquei o Berger como precedente do Massa em função dos graves acidentes que cada um sofreu pela Scuderia, hein?

f) Fernando Alonso = Alan Jones/Nelson Piquet
Nesse caso, a comparação com Jones (sei que ele veio dos anos 70) fica mais conta do tom curto e grosso, até mal educado do espanhol (e por manobras "vc que se exploda" dentro da pista). Em treinos e corridas, muito mais instintivo (Jones) que inteligente (Piquet), Alonso demonstra um talento nato, nada a ver com as sensacionais táticas criadas por Piquet.

g) Robert Kubica = esse vou ficar devendo uma comparação com algum piloto dos anos 80. O único que, para mim, se assemelha exatamente ao estilo do polonês é Clay Regazzoni, mas essa fica para um post sobre os anos 70.

Talvez Kubica possa ser compara ao Berger (pré acidente em Imola 89). Arrojo, pilotagem técnica temperados por pequenos milagres e muitos pódios.

h) ainda poderia colocar Barrichello como uma atualização do Jacky Ickx, Kobayashi na Sauber como um remix do Wendlinger na March, mas aí já ia virar bagunça, né?

+ Vendo a temporada 2010 por esse ângulo, se fosse feito um filme sobre essa temporada, poderia se chamar "De Volta para o Futuro", né?

+ Ainda seguindo esse raciocínio remix, Michael Schumacher seria o "Mirraél Schumárrer" (by Galvão Bueno). Pq? Ora, um carro confiável, veloz porém longe das vitórias, empurrado com um bom motor embora não o mais potente.

+ Ainda no "alfabeto flashback 80", na letra i:
i) Michael Schumacher/ Mercedes = "Mirraél Schumárrer"/Benetton Ford (1991)

+ Voltando ao presente, de uma hora para outra Rosberg passou a ser mais lento que Schumacher. Normal. Agora tudo está normal. É assim que funciona quando Schumacher é o primeiro piloto. O negócio é que o heptacampeão demorou para pegar o ritmo enquanto Rosberg já estava "na balada" dos novos F1. Você acho que Nico tem a liberdade de ter um carro igual ao do Schumacher?

+ Se a Mercedes tivesse feito um carro tão bom quanto o da red Bull, talvez, mas como eles tem que correr atrás da concorrência, claro, todasa sinovações vão para o carro do primeiro piloto. Coisa normal no automobilismo, ainda mais se esse primeiro piloto é o Fangio + Jim Clark da nossa época.

+ Além disso, na boa, Nico está fazendo bem seu papel: não passar vergonha. Na verdade, até esta sétima estapa da tempora, o "Rosberguinho" já fez bem mais do que todos esperavam em todo esse primeiro ano dele por uma equipe realmente de ponta.

+ Falando em Mercedes, Sutil teve uma recaída quanto a sua tendência para a destruição de carros, mas (recuperado do acidente na sexta e do azar no sábado) fez mais uma vez seu pequeno milagre de cada GP: 9° (e brigado) posto, para a felicidade do Seu Vijay Malhia.

+ Pior para o Liuzzy. Se eu fosse dono de equipe, já tinha feito uma proposta para o Sutil.

+ Na Mclaren, tudo azul, ou melhor, tudo prata, da cor dos troféus e da espuma do champagne. Em condições normais, as Red Bull estavam claramente segurando Button e Hamilton. Se deve muito a isso a afobação de Vettel na tentativa de ultrapassagem em cima do australiano.

+ Hamilton mereceu a vitória pelas performances fantásticas e desastradas até este momento em 2010. Um verdadiro showman, digno de ser comparado ao Mansell.

+ Button, como sempre marcou pontos. Muito bonitas as ultrapassagens do inglês. Primeiro, por fora em cima do Schumacher, depois a mesma coisa em cima do Hamilton.

+ Montreal de volta, Schumacher de volta, Massa de volta, as ultrapassagens de volta. Este ano está servindo para sedimentar as mudanças instituidas em 2009. As coisas estão voltando ao seu devido lugar. Como escrevi no meio deste post "De Volta para o Futuro", baby.

+ Ah, e a Ferrari? Bom, digamos que o melhor piloto com motor Ferrari em Istambul foi... Jaime Alguersuari. KARAI!

+ Nos vemos no GP do Canadá. Ainda bem, tava com saudades.

OBS: não é por nada, mas... o que mais gosto no Gilles Villeneuve, é o traçado do GP do Canadá em Montreal, ehehehhehe.

OBS2: Sorry, Villeneuve Sr´s fans, kkk.


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br
@FernandoRingel

terça-feira, 20 de abril de 2010

CHARGE: de boca fechada

_
_
__Galvão Bueno definiu perfeitamente Jenson Button. Realmente o cara é quase cirurgico, a lá Prost.
_
Como o inglês vem calando a boca de muita gente (inlusive a minha), desde a resenha sobre o GP da China, no VEL MAX, passei a chamá-lo de Dr Button. Por quê? Ora, em função do seu estilo silencioso, quase científico somado a decisões cirurgicas como na troca de pneus na Austrália.
_
OBS: Convenhamos, com todas as suas qualidade, ver o Button pilotar é meio chato. Na chuva, com pneus desgastados, ver Jenson é quase como assistir a uma corrida em algum r-Factor da vida. Parece que alguém nos boxes aperta F2, F3, F4 e F7 e Button permanece na pista, bem mineirinho (comendo queito) ... sem aparentar muito esforço.
_
OBS2: A tabela de classificação do campeonato, atrás da foto do Dr Button, foi retirada do site www.grandepremio.com.br/
_
OBS3: Antes que alguém pergunte, sim, fiz a charge baseado naquelas antigas propagandas da Golden Cross, em que uma enfermeira aparecia com o dedo na frente da boca fazendo "shiiiiiiiiii".
_
_
Um abraço,
Fernando Ringel

domingo, 18 de abril de 2010

F1: notas sobre o GP da China

+ Vai um papel de parede 1024 X 768? Clique na imagem acima e salve!

+ NOTA PARA A CORRIDA: 8

+ Definitivamente, quando o assunto é corrida, chuva é "o" negócio da China, kkk. Tá aí esse GP de Xangai (e o do ano passado tbm) para comprovar isso.

+ Quanto ao strike na largada, Liuzzi não costuma se dar bem nessas condições...

+ Pior para o Koba e para Peter Saber...

+ Se bem que provavelmente os carros da equipe suiça não terminariam a prova, de novo. De La Rosa fez milagre enquanto o motor aguentou...

+ Apesar dos pesares, enquanto estão na pista Koba e Pedro "Power Zica" De La Rosa são rápido.

+ Sauber 2010 = Alfa Romeo 1980??? Os carros da equipe suiça conseguem rivalizar com os Virgin em falta de resistência...

+ Por falar na "Simtek remix", mais uma vez Glock nem largou. Di Grassi fez o que pôde, mas o carro é meio que um Fórmula Superleague feito de LEGO...

+ NO CHANCES, baby

+ Da turma do fundão, menção honrosa para Mr "(nem tão) Pé na Kova (assim)". KKKKovalainen se aproveitou muito bem das condições da pista para conseguir colocar seu "LOLtus" (hauhauhauhu) entre os primeiros...

+ Com direito a dificultar a vida de quem inevitavelmente iria ultrapassá-lo. No fim, ainda terminou na frente do "(até agora, nem um pouco) Incrível Hulk"!

+ CORNETA MODE On: por enquanto vou escrever o nome do companheiro do Barrica assim: Hulkkkkkk

+ Como diz o ditado, "quem ri por último ri melhor". Mais uma vez as duas Hispania terminaram a corrida (!!!!!), apesar do Chandhock ter tomado uns bons caldos durante a chuva.

+ Nada contra o Bruno Senna, mas ficou meio ruim para o indiano terminar duas voltas atrás do seu companheiro de equipe...

+ No meio do pelotão, Barrica foi bem apesar de há tempos a Williams estar "nadando contra a maré".

+ Mesmo assim Rubinho travou bons duelos durante a corrida, a bordo da (ainda) decepcionante FW 32. Parecia que ele estava na base do "se essa por%$¨%$$ não vira, o lê, o lê, o lá... eu chego láááá".

+ E chegou... em 12°. Atrás de outro injustiçado: Adrian Sutil.

+ Barrica e Sutil chegaram colados em um cara chamado Michael Schumacher.

+ Diria que essa é a terceira geração do clã Schumacher na F1:

MICHAEL Schumacher>>> RALF Schumacher >>> "HALF" Schumacher

+ VEL MAX TRANSLATOR 2.0: Half em inglês significa, meio, metade. Convenhamos, esse "segundo" (e irreconhecivel) piloto" da Mercedes terminou o GP em um modestíssimo 10° lugar. Algo como "o primeiro entre os últimos".

+ Esse GP da China teve um gostinho especial para mim:

a) No começo da transmissão Luciano Burti fez um comentário sobre a quantidade de ultrapassagens até aquele momento e finalizou o raciocício com a seguinte frase: "TODA CORRIDA FICA BOA COM CHUVA".

+ Não necesáriamente com essas palavras, mas... quer dizer que você está lendo esse humilde blog Mr Burti??? Ténqui iú!!!

b) Depois, (vou ficar devendo se foi o Galvão, o Reginaldo ou o Burti), mas um deles disse que a má atuação do Schummy se devia muito em função do alemão não estar se adaptando ao carro.

Nossa! Depois de anos em que venho defendendo os De Cesaris, Comas e "Burdés" da vida, finalmente! Se um carro atrapalha o Schumacher, praticamente a F1 em pessoa, quero ver alguém sacanear o Michael Andretti de novo.

OBS: LÁGRIMAS NOS OLHOS Mode ON (kkk)

c) Galvão falou o que chamo (desde o inicio do VEL MAX, em 2007) de "Era Domenicalli". A Ferrari não acerta uma quando o assunto é estratégia...
... isso quando não acaba com a corrida dos seus pilotos por um erra bobo.

OBS2: sempre soube que vocês aí da Globo são fãs do VEL MAX.

+ KKKKK.

+ Quanto ao 9° posto do Massa, o incidente na parada dos boxes com o Alonso é responsabilidade da Ferrari! Para que ter dois pilotos com caracteristicas parecidas?

+ Enquanto a Red Bull manda para a pista Vettel com pneus slick e Webber com pneus para chuva (já que ninguém sabia se a água iria continuar caindo), os dois da Ferrari querem entrar no sboxes ao mesmo tempo...

+ Quando Alonso engoliu as RBR na largada, lembrou aquelas largadas dragster do Gilles Villeneuve...

+ Depois que foi punido por queimar a largada, ficou claro: não era Gilles, na verdade Alonso deu uma de Alesi.

+ Estilo Gilles Villeneuve: "Nóis se fod¨%$, mas nóis se diverte"

+ Estilo Alesi: "Nóis capota, mas num breka".

+ Na Renault, Robert continua na sua "Fórmula³"

+ Não, isso não é F3. Isso é matemática. Vejamos: em 4 corridas, 40 pontos em uma Renault russa? Isso é a Fórmula³ (Fórmula Cubica)!

+ PAUSA PARA OS COMERCIAIS Mode ON: na China a "Maldição do Carro n°2 da Renault", teve um final (de semana) feliz. Com o bom 7° lugar, Petrov garantiu sua participação até o fim do ano: se não marcasse pontos até metade da temporada, a equipe poderia substitui-lo.

+ Não sou comunista, mas acho muito interessante a história da União Soviética, a tecnologia deles, os avanços na educação, artes e ciências. Foi por aí que conheci o "amigo do peito e irmão camarada", Rianov Albinov. Sempre tive curiosidade sobre o automobilismo no leste europeu, e quando apareceu um cara gente boa na F1 Brasil (com nome russo), aí fechou, kkkk.

+ F1 Nostaligia a parte, por essas e outras fiquei satisfeito em ver Vitaly marcar os primeiros pontos de um russo na F1.

+ No pelotão da frente, Rosberg segue mostrando o que todo mundo já sabia: o problema do cara era a Williams.

+ Para a sorte de Ross Brawn... e para o azar de Michael Schumacher.

+ Por falar na montadora alemã, o domínio dos seus motores é tanto, que lembra os Renault V10 do início dos anos 90. Até 97, quem tinha esse motor era forte candidato a vitórias e pódios. De vez em quando, os carros powerd by Renault ficavam com as quatro primeiras posições!

+ Só para ver que a Mercedes GP vai (muito) bem, Force India voa e a Mclaren brilha ( e não é por causa da pintura prateada).

+ O GP da China respondeu a minha pergunta: Hamilton e Button (Mclaren 2010) = Prost e Mansell (Ferrari 1990)? YES, SIR!!!

+ Assim como a Red Bull, Button e Hamilton são velozes, mas cada um na sua. Lewis dá show (incluindo aí abandonos "espataculosos") enquanto Button faz o necessário para comprir sua meta...

+ ... nem que para isso aparente ser lento, como faziam Prost e Fittipaldi.

+ Caso se aposentasse hoje, essa foi a grande vitória de Jenson na F1, o desempenho que seus fãs usariam para justificar sua admiração por Button.

+ A partir de hoje, sempre que for me referir ao inglês, o chamarei de Doctor Button.

OBS3: apesar d econtinuar gostando muito mais do Alesi, kkkk. Pensou que eu não ia ais falar nele???? Aqui é o VEL MAX, man!)
+ _
_


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

domingo, 28 de março de 2010

Notas sobre o GP da Austrália/2010

+ NOTA PARA O GP: 10!
_
+ Começndo pelo fundo do grid, se a expectativa da Virgin era completar a prova.... é seu Richard Branson, não deu.
_
+ Ainda dentro do cockpit, vale notar o gesto de irritação do tipo "o que está acontecendo?" do Lucas Di Grassi ao abandonar.

+ Da série "Aí fomos supreendidos novamente": quem completou a prova foi a Hispania... do Chandhock!

+ Série "powered by Zagallo, Copa 74", ehehhe.

+ Os fãs do Bruno Senna tem que torcer pelo indiano, já que, sem testes, quanto mais o carro andar, melhor...

+ ou menos pior, né?

+E o Schumacher pagando mico atrás do Alguersuari, hein???? Hoje, pode-se dizer que em 2010, o alemão continua fazendo história na F1... criando "mitos". Todo mundo tenta tirar uma casquinha do heptacampeão...
_
+ ...que o digam Glock e Kovalainen dando xis no Greatest.

+ Perguntar não ofende MODE ON: ex-greatest????

+ Agora, além do Rosberg no Bahrein, depois de Melbourne, Alguersuari tamném já pode se aposentar.

+ Imagina os netos do Alguersuari entediados, "não aguento mais o vovô Jaime contar sobre aquela corrida em que ele, com um carro pior, segurou o Schumacher até o final..."

+ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

+ Quanto ao tal xis, foi todo mérito do Glock, que é bom piloto e eestá em um carro rápido. Até o momento o Virgin VR-01 não é resistente nem seguro, mas é suficientemente rápido, temos que admitir.

Se o alemão tivesse ultrapassado o Hamilton (por exemplo), ele nunca teria dado a chance de levar um xis. Provavelmente teria passado e continuado pela parte de dentro da tangência, para evitar qulquer chance de reação do outro piloto.

O que aconteceu é que o Schumacão passou e baixou a guarda, acostumado com seus tempos de Ferrari, onde todos saiam da pista para que ele passasse.

+ Apesar dos pesares, Schummy conquistou mais um pontinho. Isso deixa claro o quanto a pontuação utilizada até poucos anos era cruel: na história da categoria, em média, cerca de 30 carros disputavam 26 vagas no grid. Desses 26, só 6 marcavam pontos? Descaracterizaram um pouco a F1 com essa história de dividir pontos entre os 10 primeiros, mas com certeza a categoria ficou mais democrática.
_
+ Hamilton X Button (2010)= Prost X Mansell (1990)?

+ Lewis pilotou demais! Fucking great job 2.0 DELUXE!!!

+ Button também. Prost deve ter batido palmas para o campeão de 2009.

+ Enquanto eles "não se pegarem no tapa", a Mclaren vai muito bem, obrigado.

+ ... e não estou nem falando do motorzão Mercedes, hein? Com um motor mais modesto (o vovô Cosworth por exemplo), a tarefa da equipe seria bem mais difícil...

+ Falando em motores mais modestos, quanto a RBR, se tivesse vencido as duas primeiras corridas, diria que este é um remake da Ligier em 1979. Com duas poles e dois abandonos... RBR (2010) = Shadow (1975)

+ A Fórmula da VELOCIDADE: Patrese + Berger = Mark Webber versão 2010
_
+ Kubica, se candidatando a santo milagreiro, mostrou que ainda é o Kubica e que a Renault ainda é a Renault.

+ Quanto ao Petrov, Melbourne foi mais um capítulo da série, "A Maldição do Carro n°2 da Renault".

+ "Novela powered by Renault", kkk.

+ Nesse caso, parece que nem Petrov com o apoio do Putin + caminhões de dinheiro ou mesmo uma intervenção de espiões da KGB resolveriam esse mistério.

+ Pessoal da Renault quanto ao seu segundo carro, "e agora, quem poderá nos defender?"

+ SUGESTÃO: Chapolin Colorado

+ SUGESTÃO 2: Chuck Norris, com esse sim a coisa vai, kkkk. O MacGyver também resolveria o problema. Com as gotas de chuva ele faria bombas para explodir todos os outros carros, kkkk.

+ Falando sério, Poor De La Rosa. Perder o 10° lugar na penultima volta foi de chorar...

+ Peter Sauber sentiu o cheiro dos pontos, mas acabou mordendo a própria lingua... de novo.

+ Hulk atolado na brita, com as rodas girando em falso pareceu até um tal Michael Andretti em Donnington Park.

+ Sem falar que naquele acidente, Karl Wendlinger, piloto da Sauber também abandonou.

+ Coincidência ou não, em duas corridas, além de algumas rodadas, Hulk (assim como o "Andrettinho"), tem dois abandonos.

+ Por falar em Donnington 93, Rubens Barrichello garantiu 8° posto, conquistando mais dois pontos... além do gostinho de chegar na frente de Michael Schumacher, eheheheh.

+ Pra fazlar a verdade, acho que os pontos vieram como o brinde. Pq?

+ Comercial Credicard MODE ON: "Com um carro pior, chegar na frente do Schumacher... não tem preço."

+ KKKKKK, Dá-lhe Barrica! Menção honrosa para o capacete! Digno de aparecer aqui no VEL MAX na série COMBINAÇÃO PERFEITA.

+ Kobayashi está se candidatando a estrela do Youtube. Protagonizando a paulada do final de semana, 2010 já tem um candidato a altura para rivalizar com a pancada do Alliot no México em 88.

+ Force India sobrando: Liuzzy nos pontos de novo enquanto Sutil fez bem seu papel até onde o carro aguentou.

+ Apesar da assombrosa melhora da equipe, Sutil precisa desesperadamente de um carro de ponta. Quando um piloto com grande potencial passa anos sem o tal carro vencedor, a tendência é que se perda a motivação...

+ Tomara que o Sutil se torne um Stefano Modena remix.

+ Em ano de disputa presidencial, lanço aqui a campanha "São Pedro padroeiro do automobilismo".

+ Aristóteles MODE ON: "No automobilismo, é com gotas de chuva que grandes pilotos, grandes corridas e a história são feitos."

+ Em Melbourne, Felipe foi "Massa".

+ Alonso que o diga, kkk.

+ Apesar da linda recuperação do espanhol.

+ Ah, Vettel, quando vc abandonou... a TV "mostrou para eles", kkkk.
_
+ Quanto ao meu palpite no bolão LOUCOS POR F1, continuo lá atrás, mais ou menos como a Lotus Racing, kkk.
Vai ver a solução para mim é fazer um primeiro palpite... e só enviar para o bolão um segundo palpite, completamente diferente do primeiro, kkk.


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

sexta-feira, 12 de março de 2010

GUIA VEL MAX F1/2010: Mclaren - Mercedes

McLaren: Prata na carenagem e sangue nos olhos

_

"feringel@yahoo.com.br: para finalizar, como está a Mclaren?

[c=12]Pedro Ivo: Button e Hamilton estão parelhos. Embora o carro seja feio de doer, geralmente Jenson e Lewis ficaram com facilidade entre os 5 primeiros."

_

_

__Ironicamente, a última vez que uma equipe teve dois campeões mundiais como companheiros foi na... McLaren, em 1989 com Prost e Senna. Parece que o time de Woking está querendo retornar a esses bons tempos. Depois de ter perdido um título ganho (até com sobras) em 2007, conquistou da maneira mais suada a taça em 2008. A temporada passada foi dividida em duas "metades" bem distintas: primeiro o carro pouco andava e dava mais raiva que qualquer coisa. Na segunda metade a equipe que re-ascendeu magnificamente e venceu, fechando o ano como a terceira colocada no campeonato.

_

Para 2010 fizeram um carro bem diferente do ano passado. Contam com os dois últimos campeões mundiais nos seus cockpits, ambos ingleses, num time inglês (se fossem motores Cosworth no lugar dos Mercedes, TUDO no time seria da terra de Sua Majestade). Se essa junção das "coisas de casa" trará bons frutos ou discórdia e problemas à equipe, só 2010 dirá.

________________________________________________________(Texto: Pedro Ivo)

_

FR – Para quem não se lembra, a BRM foi uma das principais equipes da F1 até os ano 70. Sua sigla é a abreviatura de British Racing Motors. Com toda essa "inglesada junta", não fossem os motores alemães da Mercedes, a Mclaren poderia ser apelidade de BRM.

_

Quanto a nova Mclaren MP4/25, RESUMINDO, é feinha por fora, mas cheia de beleza interior.

_

1 - JENSON BUTTON (Inglaterra)

_

Quem é?

O campeão do ano passado já foi chamado por muitos de "Barrichello inglês". Button começou em 2000 como grande promessa, mas fez teve alguns contratempos, pegando uma Renault em tempo de crescimento, e logo depois a BAR (onde conseguiu pódios e bons resultados).

_

Depois disso veio a primeira temporada na Honda, onde ele foi apontado de fato como potencial postulante a um futuro título. Entretanto vieram os anos de vacas magras da montadora japonesa, e Jenson passou a ser apontado como aquele piloto que não deu certo. Quando tudo parecia perdido, um tal Ross Brawn surgiu na equipe e não só alavancou novamente a carreira do inglês, como o fez campeão mundial.

_

FR - Você já ouviu falar daquele filme, “A Volta dos Mortos Vivos”? Button estava aposentado até pouco antes do início da temporada passada. Assim como Damon Hill, James Hunt e Nigel Mansell, ganhou um título merecido, mas não o título do ano em que foi o melhor piloto.

_

No mais, poucas vezes um macacão da Mclaren cai tão bem em um em piloto quanto em Button. Vai ver é coisa do destino, em 1999 Jenson testou pela primeira vez na F1, em uma Mclaren... 10 anos depois ganhou um título improvável e em 2010 finalmnete se torna piloto da equipe. História bonitinha, né?

_

_

Vale o quanto pesa?

Button tem em 2010 o seu maior desafio. Terá um companheiro de equipe que será um inimigo na trincheira, muito mais hostil do que Barrichelo fora na Brawn GP. Além disso, não terá mais a assessoria de Ross Brawn e seu carro teoricamente deixou de ser o melhor do grid, ainda que não tenha deixado de ficar na linha de frente.

Agora é a hora de Button, aquele tipo de piloto que consegue extrair um desempenho sempre melhor que o que seu carro pode lhe dar, provar se o título do ano passado foi apena sum golpe de sorte.

_

FR - Apesar de suas qualidades,se a sorte de campeão faltar... já era.

_

_

2 - LEWIS HAMILTON (Inglaterra)

_

Quem é?

Hamilton é o garoto-prodígio que assombrou o circo com uma estréia a lá Jacques Villeneuve, onde na primeira temporada conseguiu poles, pódios e vitórias. Por muito pouco - burradas dele mesmo, diga-se de passagem - não foi campeão em sua estréia, o que seria um feito incrível, se considerarmos que a única vez que isso aconteceu foi quando a categoria foi criada, em 1950.

Em 2008 lutou - literalmente - até a última curva pra ser campeão. E conseguiu! Ano passado, seu maior feito foi pontuar e vencer corridas.

__

FR - Um cara que não é um super gênio como Senna, Prost e Schumacher, mas sem dúvidas um dos grandes. Varia entre Mario Andretti e Nelson Piquet. Pô, tá ótimo, né? Preciso escrever mais alguma coisa?

Ah, só tem um ponto fraco: Interlagos

_

Vale o quanto pesa?

"O primeiro inimigo a se derrotar é seu companheiro de equipe". Essa frase se repete infinitamente no circo da F1. E pra Hamilton essa máxima vai valer mais do que nunca. Se em 2007 ele mostrou que conseguiu fazer isso com um adversário bicampeão mundial, em 2010 o seu desafio será tão grande quanto. E se ele quer ser dos grandes mesmo, tem que fazer isso.

_

FR – Tá de brincadeira, mano? Lewis "Robinho" Hamilton (em qualquer ciruito que não seja Interlagos), é favoritíssimo.

_
_
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Combinação "mais ou menos" Perfeita: making of

__Esta foi a minha segunda montagem, ainda engatinhando no Photoshop. Ficou esquecida desde agosto do ano passado porque, embora eu tenha gasto umas boas horas nela, achei o resultado muito artificial.
_
Por acaso achei ela em um pen drive e como hoje entendo um pouquinho a mais de Photoshop que naquela época, fiz o que pude para balancear as tonalidades de branco e vermelho do carro e do capacete. Como o resultado acima foi uma espécie de "remendo" da montagem antiga, não sei se sou eu, mas acho que ainda poderia ficar ter ficado melhor... (por isso considero essa montagem uma Combinação "mais ou menos" Perfeita)
_
De qualquer maneira, está aí, Nelson Piquet finalmente na Mclaren.
_
OBS: como a montagem na Mclaren de 92 foi temporariamente abandonada, e eu queria muito ver o Piquet na equipe do Tio Ron Dennis, logo em seguida fiz a montagem abaixo, um dos meus xodós. Essa sim eu gosto.
_
_
_
Um abraço,
Fernando Ringel

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CHARGE: Momento de Reflexão

__Favor repetir o POST NOSSO a cada vez que este humilde, e veloz, blog for visualizado, Amém.

OBS: "O Ministério da Saúde (em Velocidade Máxima Total) recomenda: bom humor faz bem à saúde... do corpo e da alma, kkk."

OBS2: Antes que alguém pergunte, sim, a idéia do POST NOSSO e o texto (uma paródia do PAI NOSSO) são de minha autoria, eheheh... inclusive o "trecho da Bíblia", Corinthians 0 X Versículo 5, HUAHAUAUHAUAHUAHAUH.
_
_
Um abraço,
Fernando Ringel

sábado, 10 de outubro de 2009

A (D)Evolução (?) da Espécie: Fail???

Por Fernando Ringel


__Reparem nos sorrisos e na cor vermelha das equipes. Dois bons pilotos italianos, já em idade um pouco avançada para a F1, finalmente conseguem a grande chance de suas carreiras na categoria. As fotos são bonitas, muito emotivas, mas dentro da pista as coisas não sairam como o esperado, né? Isso me fez pensar, "por que será que, mesmo um piloto do calibre do Senna, só foi campeão quando teve o melhor carro?"

Em 91, no começo do campeonato, a McLaren era o “carro do outro mundo”. Senna venceu as 4 primeiras corridas, fato que lhe garantiu o título, mesmo quando a Williams virou o jogo e Nigel Mansell começou a voar. Viu? E quanto ao apático desempenho de Alain Prost na Ferrari, que culminou com a sua demissão, em 91? Mesmo nomes como Mansell, Senna e Prost, se destacaram principalmente quando seus carros permitiram isso. Viu só? E olha que esses são penas três exemplos de alguns dos melhores pilotos de todos os tempos.


Partindo desse ponto, o que devemos exigir de pilotos mais “normais”, protagonistas de "gloriosos fracassos" como Capelli, Fisichella, Zanardi e Michael Andretti???

Vamos pensar. Os próprios pilotos costumam dizer que o carro é responsável por cerca de 80% do desempenho. Se é assim, dos 20 que sobram, boa parte se deve a política interna da equipe, definindo qual dos pilotos da equipe será o eleito para ter as melhores condições de equipamento. Seguindo o raciocínio, o piloto é reponsável direto por bem menos que 20% do seu desempenho, mas é responsabilizado por 100% dos resultados, especialmente, em caso de fracasso. Como dizia Ayton Senna “a minha vitória é apenas o resultado do trabalho de centenas de pessoas”. Por isso, digo e repito, o piloto é um passageiro de luxo, totalmente supervalorizado.


Dito isso, e o caso do Zanardi? Ok, na Williams ele levou uma surra federal do companheiro Ralf Schumacher, mas vamos analisar as condições enfrentadas pelo italiano. De repente ele vai para a Ganassi, a McLaren da Indy, com status de estrela. Lá, o cara tem o melhor carro, melhor engenheiro e começa a guiar um verdadeiro carro de corrida, nada programado, tudo manual... Depois de conquistar o bicampeonato na Indy, de repente, Zanardi volta pra a F1, com um regulamente totalmente diferente do que ele estava costumado em seus anos de Lotus. Some a isso o fato de Alessandro não caber no cockpit da Williams. Os engenheiros tiveram que sacrificar a aerodinâmica do carro do italiano para que ele simplesmente pudesse pilotar! Só por isso, já dá para dizer que seu carro era inferior ao do companheiro Ralf Schumacher. Ninguém lembra disso, né? Aí o cara tem que se virar com pneus sulcados, cambio no volante, um carro fraco, um cara difícil como "Schumaquinho" (em grande fase, diga-se de passagem), a má vontade da imprensa com pilotos de sucesso nos Estados Unidos... ficou claro que gênio o Zanardi não é, mas alguém que em três anos na Indy fatura dois títulos, pode ser considerado um piloto fraco?


E o Michael Andretti? Acostumado aos carros "de macho" da Indy, carregando o peso do sobrenome, o cara senta em uma McLaren que parecia muito mais um foguete espacial que um carro de corridas... e ainda por cima para ser companheiro de um Ayrton Senna turbinado, louco para desmoralizar o Prost... Apesar da sua postura mimada, se recusando a treinar entre as corridas, Michael enfrentou uma situação beeeeem complicada, né?


A coisa é muito mais profunda do que parece. Quando Fisichella foi chamado pela Ferrari, muitos se lembraram do GP de Monza de 82, quando Mario Andretti foi “ressussitado” pela Ferrari. O que aconteceu? Mario estrou na Scuderia fazendo a pole e chegando em terceiro. Gênio? Tá, ele era fodástico, mas em 82 mesmo, Andretti correu o GP dos Estados Unidos pela Williams (carro campeão com Keke Rosberg naquele ano) e não fez nada... e vale lembrar que a Ferrari tinha o melhor carro, disparado.Por isso pergunto: se o “Super Mario” era tão bom (coisa que de fato era), porque ele não fez quase nada em seus anos de Alfa Romeo e na sua chance com o bom carro da Williams?


Quer outros exemplos? E o Mansell? Voltou bem em 94 pela Williams e, poucos meses depois, desaprendeu tudo na McLaren?


E o Capelli? O que você pode fazer quando se é o segundo piloto e seu carro é uma droga? Beleza era praticamente a única qualidade da Ferrari "F-15", de 1992. Curioso como naquele mesmo ano, a modestissima Fondmetal produziu um chassis lindo e ótimo (para os seus padrões finaceiros). Se o Fondmetal GH 2 (carro hiper elogiado pelo gênio Gordon Murray), e que nunca marcou pontos, tivesse sido feito pela Ferrari... com o dinheiro que a Scuderia tinha para desenvolver o projeto... provavelmente a história seria diferente. Porém, a Ferrari não fez o GH 2. Dessa maneira, alguém precisava ser punido pelo fiasco. Quem foi o bode espiatório? Claro, o cara que encarnou na pista a bagunça interna da Ferrari e que não se deu bem com o pessoal da equipe antes mesmo do início da temporada. Poor Capelli...

Você pode dizer "ah, mas o Capelli não era um Andretti". OK, mas ele também não foi a porcaria que aparentava ser correndo na Ferrari. Ivan é um exemplo de como, por melhor e por mais motivado que esteja, muitos fatores que fogem do controle do piloto, até mesmo a sorte, podem ser determinantes para o seu bom ou o mal desempenho.

_

Falando na equipe italiana, Alesi é um exemplo de piloto destruído não somente por carros fracos, mas pelo regulamento, ou seja, pela corrida tecnológica dos anos 90. A F1 começou a virar vídeo game e Jean começou ficar para trás, porém, na chuva, tecnologia nenhuma faz um Jacques Villeneuve ou um Mika Hakkinen andar rápido, e aí, Barrichello, Alesi e Schumacher colocavam as coisas em seu devido lugar. Cada um no seu quadrado...


Por que isso aconteceu? Porque o controle de tração transformou todos os pilotos em Alain Prost e isso somado a todas as parafernálias eletrônicas sacrificou bons pilotos. Nessa época, a bordo de uma Ligier "totalmente manual", nem na chuva o bom Thierry Boutsen conseguia se sobressair...

Certa vez, Schumacher, piloto que tem o singelo apelido "The Greatest" (O maior de todos), disse, “não gosto pilotar na chuva. O que acontece é que sob essas condições, as qualidades na pilotagem de cada um ficam mais nítidas” (não necessariamente nessas palavras, mas a idéia era essa). Mesmo assim, tenho sérias duvidas se Schumacher, com regulamento desse ano proibindo os testes privados, andasse bem com o carro do Badoer. Pode parecer exagero, mas o regulamento muda tanto que a F1 praticamente se torna uma nova categoria de ano para ano. Por isso, de nada adianta comparar as estatísticas do Fangio com outros pilotos mais novos e nem os sete títulos mundiais garantiriam um bom desempenho de Schumacher na Ferrari atualmente.


A coisa é tão diferente de década para década, que os carros de hoje valorizam carcterísticas que atrapalharam muitos pilotos promissores em outras épocas. Da mesma maneira, campeões da F1, talvez não se sobressairiam se tivesse estreado na F1 nos últimos anos. O que seria do estilo espetacular de Ronnie Peterson se existisse controle de tração nos anos 70?


Trazendo o assunto para o nosso cotidiano. Lembra quando você comprou um carro novo? Lembra quando você dirigiu um carro novo? Até você pegar as manhas do carro, você comete alguns erros primários, né? Uma erradinha de marcha aqui, uma freada brusca ali, as vezes o carro apaga na hora de sair porque você não está acostumado com a embreagem... é assim na F1 também. É aí que te pergunto: você que é bom motorista, merece ser chamado de barbeiro porque nunca dirigiu um carro e deixa o motor morrer em um semáforo????


OBS: Semana que vem posto a parte final deste texto.



Um abraço,
feringel@yahoo.com.br

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Combinação Perfeita

__Piquet na Mclaren, é? Se o Nelsão tivesse aceitado a proposta do Tio Ron Dennis ao invés de ir para a Lotus, toda a história da F1, de 1988 para frente provavelmente seria completamente diferente...

_

_

Um abraço,

Fernando Ringel

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Combinação Perfeita

__Atendendo ao pedido do brother Wellington Costa, está aí um papel de parede com Bobby Rahal na McLaren usada por Ayrton Senna, em 1993. Seria esse “teste” uma cortesia do Michael Andretti???

_

_

Eheheheh, um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Notas sobre o GP de Singapura /2009/

+ NOTA do GP: 6,0


+ Cheguei a uma conclusão: Sutil = De Cesaris remixado. Pq? Antes que me apedrejem, sou um defensor do Mito Andrea De Cesaris, que combinava lampejos geniais com muitas rodadas e batidas.


+ Só para esclarecer, compare esses dois vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=3T0F6Ze9uns (vá direto em 1:18)

De Cesaris roda e o cara que vinha atrás é quem acaba com a suspensão quebrada.


http://www.youtube.com/watch?v=_7I521UzcsQ (Sutil X Heidfeld)


+ Agora responda, Adrian De Cesaris ou Andrea De Sutil??????


+ Modéstia a parte, essa foi boa hein??


+ Ah?? Você ainda acha que o De Cesaris foi uma m&¨%%¨#@? Veja só esse video do Mito com nada mais nada menos que, Niki Lauda http://www.youtube.com/watch?v=aEPwMrY5JUA


+ Digo e repito, Gilles Villeneuve – Ferrari = De Cesaris


+ Sobre o Fisichella, nesta semana tem um post especial, uma EVOLUÇÃO sobre bons pilotos estragados por carros fracos e casos de bons pilotos e bons carros que não se entenderam. De Erik Comas, passando por Zanardi até chegar aos dias atuais. Já, já aqui no VEL MAX. Não perca.


+E o Barrica, hein? Digo o seguinte, torcer por ele é como torcer pelo Fluminense, pelas seleções do Uruguai e da Holanda ou pelo Alesi, Robby Gordon... você pode até ter simpatia, mas você vai se irritar se começar a torcer por eles. Melhor você dar só uma olhadinha de vez em quando porque “quando não tem ninguém olhando”, você se surpreende com uma vitória ou lance memorável desse pessoal "8 ou 80".


+ Apesar dos pesares, Rubens fez bem o seu papel, não fossem as cinco posições perdidas por causa do câmbio...


+ Quem também fez bem o seu papel (de coadjunvante) foi Mark Webber. Com problemas nos freios, saiu da pista... e da briga pelo título.


+ Convenhamos, Webber campeão??? Já basta o Button estar disputando o título. Como disse Jesus Cristo "Dai a Cesar o que é de Cesar".


+ MUITO OBRIGADO ao leitor Alan Roberto, pela dica quanto a passagem bíblica acima. Valeu!

+ Na parte de trás do grid, Gorsjean vai fazendo bem o seu papel de... Nelsinho Piquet.


+ HUAHAUHAUHAUHAUHAUAH desculpe a brincadeira.Prometo que foi a última. IRONIC MODE OFF.


+ Ainda quanto ao "Salsicha", esse cara é o homem “mais parecido com todo mundo na história da F1”. Pq???? Grosjean é praticamente um SEPARADOS NO NASCIMENTO ambulante. Nos próximos dias tem post aqui no VEL MAX explicando o porquê.

+ Button mais uma vez correu como se estivesse assistindo a corrida. Como disse Stirling Moss Correr somente para chegar ao fim e conseguir alguns pontos nunca me interessou. Há quem faça isso e vi muitos a fazê-lo ao longo dos anos, mas a minha filosofia era diferente. Podia ser a errada, mas eu era piloto”,


+ Ouviu Button?

+ Por outro lado, Prost venceu quatro títulos, Hakkinen dois e Button está disputando o de 2009, enquanto Stirling foi vice quatro vezes e velocistas do calibre de Peterson, Villeneuve e Alesi (entre outros velocistas), nem chegararm perto disso. Será que essa é a prova de que a F1 é uma categoria onde "devagar se chega longe"???


+ Timo Glock = Frentzen remixado?


+ Digna de palmas a pilotagem do alemão. Em um carro que vem caindo pelas tabelas, em uma equipe que nunca acertou o passo (apesar de riquíssima), Timo não ameaçou, mas também não deu chances para os ataques de ninguém.


+ Como diria o meu pai, “ele trabalhou como um relógio’. Seguindo o raciocínio, Timo poderia fazer propaganda de alguma marca de relógios. O slogan poderia ser “What´s GLOCK is it?????”


+ Falando sério, a fase atual Toyota me lembra a Prost Grand Prix com a dupla Panis e Trulli. (e olha que não é pq o Trulli estava lá). Falo isso porque a Prost tinha figurões em seu staff, patrocinadores de peso, carros bonitos, bons pilotos, mas os resultados...


+ De vez em quando Panis e Trulli até apareciam nas transmissões, geralmente em função de algum acidente (principalmente no caso do Trulli).


+ Só para lembrar, a Prost faliu, viu Toyota????


+ Sobre o GP de Singapura, fica claro que o carro da Toyota vai bem basicamente nos circuitos travados (com asfalto bem liso) ou sob calor. Fica claro como essa é uma característica dos carros de F1 da Toyota.

Glock e Trulli largaram na primeira fila do GP do Bahrein desse ano. É só lembrar que ano passado, Timo Glock conquistou seu primeiro pódio em Hungaroring, pista tradicionalmente travadésima e quente.


+ A BMW, com seu aerofólio dianteiro que parece ter sido inspirado em uma tábua de passar roupas, conquistou mais um pontinho com meu brother Kubica.


+ Por falar no polonês, que coisa linda a briga entre Barrichello, Kubica e Kovalainen na primeira volta. Em um circuito de rua, com pneus frios, ultrapassando e sendo ultrapassados a cada curva... e INCRÍVEL, todos os três, inteiros, completando a volta com sem um arranhão em seus carros...

+ Pô, fiquei espantado com a capacidade dos caras.


+ E a Renault, hein? Alonso segue fazendo mais do que o possível no carro mais feio dos últimos tempos. (tão feio que poderia estar no grd da IRL).


+ HUAHUAHUAHUAH, desculpa aí ao pessoal da IRL, na verdade esse carro da Renault é mais feio que os Dallara.


+ Quanto a Red Bull, realmente, está faltando ENERGIA, fôlego para a equipe vencer o campeonato. Provavelmente, Vettel vem se envolvendo em acidentes e situações embaraçosas dentro da pista (como a saída de pista na ssegunda perna de Lesmo, em Monza) porque o carro já deu o que tinha que dar... e não foi o suficiente para vencer o campeonato. Batidas e rodadas costumam acontecer quando o piloto está tentando andar mais que o carro... e é aí que fica claro o talento do meu xará Alonso... marcando pontos e até ameaçando vencer a bordo "daquilo"...


+ Quando foi a última vez que o espanhol bateu ou rodou????


+ Como diria o meu pai “Ele trabalha como um relógio”.


+ E o Raikkonen, hein? SE FERRARI

+ Sou só eu ou vocês também estavam torcendo pela Williams?


+ Incrível como a equipe do Tio Frank está batendo na trave nos últimos tempos. Foi de chorar ver o Rosberg em último, tomando uma volta do Glock e, pela câmera on board, ver claramente como o piloto da Williams estava mais rápido, empurrando o alemão da Toyota... que estava onde Nico deveria estar, na segunda posição.


+ Não fosse a história da equipe, faz tempo que a Williams teria sido vendida ou saído da F1.


+ Finalizando as notas sobre mais um GP da F1, hoje estréio uma velha idéia. A foto no início deste post é um papel de parede. É só você clicar para ampliar e salvar no seu computador. O primeiro de uma série de presentinhos para vocês, amigos do VEL MAX.


Um abraço,
Fernando Ringel