quinta-feira, 11 de março de 2010

GUIA VEL MAX F1/2010: Force India - Mercedes

Force India F1 Team: Barba, Cabelo e Bigode

__

"feringel@yahoo.com.br: tá na hora de falar sobre a Force India.

[c=12]Pedro Ivo: Rapaz, a Force India está sendo cotada como uma equipe com potencial, coisa que não acho um devaneio. Os os caras já mostraram que não entraram pra fazer mera figuração no circo."

)
__Quando a Force India estreou em 2008, meio mundo de gente torceu o nariz. O que se sabia era que eles tinham comprado o que tinha sobrado da Jordan, e nada mais. Tudo indicava que seria mais uma daquelas inúmeras empreitadas aventureiras bancadas por milionários a la Hesketh, Andrea Moda, Forti Corse e outras rejects menos cotadas._

Eis que, ainda em 2008, Adrian Sutil quase terminou o badalado GP de Mônaco nos pontos. Só não o concretizou a façanha porque tomou um totó de Kimi Raikkonen no finalzinho da corrida. Epenas em sua quarta corrida na F1, "seu" Vijay Mallya havia demonstrado que não tinha vindo pra fazer figura no circo.

_

A princípio 2009 parecia um repeteco do ano anterior. Os pilotos, quando estavam pra terminar a corrida nos pontos, batiam ou se desgovernavam. A coisa foi nesse embalo até os GPs da Bélgica e o de Monza. Em Spa, Giancarlo Fisichela fez milagre ao conquistar a pole e o segundo lugar na corrida. Em Monza Adrian Sutil finalmente deslanchou e marcou um quarto lugar.

2008 foi bom, 2009 foi melhor e 2010 PROMETE!

________________________________________ (Texto: Pedro Ivo)

14 - ADRIAN SUTIL (Alemanha)

_

Quem é?

Pelas performances, o Fernando na certa deve chamar o Sutil de "De Cesaris versão remix", e não está errado em fazer isso. Sutil já mostrou que é veloz e que consegue arrancar de carros não tão bons um desempenho razoável, tal qual De Cesaris fazia. O único problema comum aos dois é: ambos não conseguem ser constantes. Basta lembrar que em 2009, por vezes Sutil estava entre os ponteiros quando, do nada, batia em alguém ou perdia o controle do carro. Sanando esse defeito, tem tudo pra deslanchar de vez na F1.

_

FR - “Pelas performances, o Fernando na certa deve chamar o Sutil de "De Cesaris versão remix", kkkkk. Pedro Ivo = gênio.

Falando sério, Sutil é o típico piloto que tanta andar mais que o carro, e geralmente se dá mal... as vezes fazendo alguns strikes no grid. Ainda assim, Sutil é um dos pilotos por quem torço.

_

Vale o quanto pesa?

Pelo tempo que está no time indiano e pelo relacionamento que tem lá dentro, vale bastante. Se em 2010 vier um carro, e ele melhorar o defeito descrito acima, tem tudo para brilhar.

_
_

15 - VITANTONIO LIUZZI (Itália)

_

Quem é?

Um piloto que poucas pessoas se lembram, Luizzi teve atuações discretas por onde passou. Nunca mostrou a que veio, ainda que seja dotado de relativo carisma dentro do circo. No entanto, vale lembrar que carisma não ganha corridas, infelizmente.

FR - Não me lembro de outro piloto que seja tão ou maisxabeçudo que o Liuzzy. Tô falando sério...

__

Vale o quanto pesa?

Foi test-driver do mesmo time que agora é piloto titular. Logicamente tem um bom relacionamento com a equipe, e nas poucas corridas em que participou ano passado, não chegou a andar mal, ainda que tenha ficado no zero. Dentro das possibilidades da equipe, uma boa aposta.

_

FR – RESUMINDO: BB, bom (para os padrões da Force India) e barato .

_

_

Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

Nenhum comentário: