Mostrando postagens com marcador KV Racing Technology. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador KV Racing Technology. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 15 de junho de 2010

A Evolução da Espécie: JPS made in USA

__Na primeira foto, a pintura (John Player Special), o design (efeito solo), o chefe/gênio (Colin Chapman), os pilotos (Andretti/Peterson) além do esmagador título de 78 dispensam comentários. Um clássico do esporte a motor. DREAM TEAM!

Em segundo, com um bom currículo na Europa (além de testes na F1, Mclaren por exemplo) Arie Luyendyk desembarcou na Indy com o cartão de visita da Provimi Veal, multinacional holandesa do ramo da agricultura. Em 1985, Arie estreou pela Bettenhaunsen (Arrows da Indy), pilotando uma espécie de "Agro-Lotus falsificada". RESULTADO: rookie do ano (tanto no campeonato quanto na Indy 500).

Por último (realmente entre os últimos) o KV do inglês James Rossister durante a pré temporada em Barber. Ele estrearia este ano na Indy, mas por "n" motivos ($$$), ficou de fora. Esse carro foi o primeiro sinal do "namoro" entre a KV e a Lotus Racing.

No fim das contas, Mario Moraes e Ernesto Viso correram com essa pintura no início do campeonato. Quando os dois voltaram para o cinza e azul tradicional do time, o terceiro piloto da equipe, "Takumikaze" Sato (que na última hora perdeu sua vaga na F1) foi "vestido" com o magnífico verde metálico e amarelo da Lotus Racing.


OBS: sempre fiz confusão com essa Lotus. Apesar de se chamar Lotus 79, foi campeã em 78, e como ela é muito citada, acaba criando uma certa confusão.

OBS2: ainda mais se for o Luciano do Valle (mito) narrando ou a Mariana Becker como repórter, ehehehe (risada triste).

OBS3: esse é mais um dos posts "vovôs" do VEL MAX. A idéia tive na primeira vez em que vi esse carro do Luyendyk, por acaso em um site de compras on line. Primeiro pensei que fosse a tal Lotus T95 com que a, er, Lotus disputaria a Indy com Al Unser Jr em 1985. Quando vi que não era, nem me passou pela cabeça salvar a foto. Porém (ainda bem) fiquei com a idéia na cabeça. Anotei no meu caderno o ínício da EVOLUÇÃO: Lotus 79>>> "Lotus Luyendyk".

Pouco tempo depois o Rossister apareceu com uma pintura preta e dourada na KV e aí... fechou! Só faltava descobrir mais sobre o carro do holandês.

Achei todas as fotos (os carros tem que estar na mesma posição, o que torna a pesquisa um pouco mais demorada) e montei tudo no Photoshop em 08/04. O post ficou salvo em rascunho aqu no VEL MAX até hoje (15/06), quando finalmente tive um tempinho para escrever este texto que você está lendo agora.

Demora, né? Mas vale a pena.


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br
@FernandoRingel

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Evolução da Espécie (INDY): Green Lotus

__Para começar, voltemos para 1964: o "rookie" Jim Clark faz a pole na Indy 500 a bordo de um chassis feito especialmente para a corrida. O Lotus 34, empurrado pelo motor Ford V8 com 425 cavalos de potência (!!!) era tão canhão que derreteu os pobres pneus Dunlop. RESULTADO: CRASH!
No ano seguinte, a equipe voltou com o Lotus 38 e o resultado foi comemorado com um copo de leite e muito champagne: pole, vitória e apenas os quatro primeiros na mesma volta do escocês!

Assim como o Lotus 34 foi uma evolução do Lotus 29, pouco mais de dois anos após a morte de Colin Chapman, Gerard Ducarouge e Mike Coughlan pegaram o 95T com o qual De Angelis e Mansell disputaram o campeonato de 84 na F1, e fizeram o segundo carro dessa EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE.

Assim como nos anos 60, em 85 a Lotus voltaria à Indy com os motores Ford. Além disso e do verde na pintura, vale ressaltar outra coincidência: em 1966 e 67, Al Unser foi um dos pilotos da equipe inglesa na Indy 500. Em 1985, a Lotus chegou a fazer negociar a contratação de Al Unser Jr, mas por motivos até hoje desconhecidos, todo o projeto foi abortado. Dado o padrão de "gordura" dos chassis da Indy nos anos 80, perdemos a (belíssima) chance de ver um, er, belíssimo carro nos ovais americanos. Infelizmente o chassis foi para o museu da Lotus sem nunca ter disputado nem mesmo um treino livre...

Por último, o estiloso Dallara Honda da KV Racing, com que o japa Takuma Sato teve a proeza de enfiar na proteção de pneus em São Petersburgo. Segundo a Proton, dona da marca Lotus, a associação com a KV é apenas o primeiro passo para a volta da equipe em diversas categorias top... E QUE ASSIM SEJA!!!

OBS: para mim, parece até um sonho poder falar da Lotus usando o verbo no presente!


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

sexta-feira, 26 de março de 2010

As Principais Manchetes da Semana

FR - Mesmo que seja apenas uma parceria técnica, e que na Lotus não exista mais ninguém com ligação direta com Colin Chapman, eis que 45 anos depois, finalmente a marca volta para Indy.
_
FR - Ninguém sabe exatamente por quanto tempo será a parceria, mas de qualquer maneira, muito inteligente essa jogada. Em tese, a KV se torna um tipo de vestibular: passou pelo teste na Indy, consegue vaga (mesmo que seja como test driver) na Lotus.
_
Se isso realmente acontecer, seria mais ou menos como o esquema entre Toro Rosso e RBR na F1.
_

FR - Só para lembrar, Sato quase foi um dos pilotos títulares da Lotus Racing, em cima da hora perdeu o lugar.

_
FR - Quanto a KV, lembra da PacWest? A equipe do Gugelmin e das sensacionais pinturas dos cigarros Hollywood? Pois então, em 2002 ela foi vendida e na temporada seguinte passou a se chamar KV Racing Technology. (nome chique, hein?)
_
Sabe quem toca o time? Lembra do Craig Pollock, empresário do Jacques Villeneuve? Com uma parceria marketeira como essa, eu já estava sentindo cheiro de raposa nessa associação, kkk.
_
FR - “Desconfiei desde o princípio”, by Chapolin Colorado.
__

Epsilon Euskadi finalmente na F1?

_

O chefe de equipe afirmou que o time vai tentar novamente uma vaga para a temporada 2011.

_

Wellington Lucas: Ai sim uma equipe devidamente estruturada para entrar na F1. Queria muito que eles fossem os escolhidos para 2011. Podem andar no fundo no primeiro ano, mas nos próximos tem tudo para andar muito bem.

_

_

Zanardi vence Maratona e sonha com o pódio nas Paraolimpíadas
_
O bicampeão da CART faturou a Maratona de Roma e afirmou que agora visa o pódio nas Paraolimpíadas de 2012, em Londres.
_
WL - Zanardi é “O” cara. Eu iria até Londres apenas para ver ele participando dos Jogos Olímpicos. O cara perdeu as pernas, mas não perdeu a noção que pode superar os limites.
_
_
Helinho fala em evitar erros na desafiadora pista de São Petersburgo
_
WL - Tomara que o Hélio corra bem nesse domingo, mas a corrida em si vai ser um porre.
_
FR – Realmente, a pista não é das melhores. Poderia até fazer uma (D)evolução da Espécie: das melhores, para as piores pistas em aeroportos
_
Cleveland (hour concour) >>> Silverstone (traçado usado até o final dos anos 80) >>> St Petersburgo (Eca) >>> Edmonton (deveria se chamar “Edmorte”, kkk)
_
_
Glock: lições tiradas no Bahrein deixaram Virgin mais forte
_
Em Melborne, o objetivo da Virgin é completar pela primeira vez uma corrida na F1.
_
WL – Com um chassis rápido e instável, vou falar uma coisa, no geral o carro é uma porcaria.
_
WL – E não estou nem falando da autorização que eles receberam para refazer o tanque que não suporta uma corrida inteira...
_
FR - $$$$ nem sempre rima com competência. A BAR que o diga, né seu Jacques Villeneuve??? Por enquanto, no caso da Virgin, o negócio é rezar para que o tal futuro vencedor que Richard branson tanto fala, não demore muito para chegar.
_
_
Ecclestone quer incluir Nova York na F1
_
Tio Bernie afirmou que tem intenção de criar um GP em Nova York na temporada de 2012 da F1
_
WL - E o traçado? Isso parece ser o que menos importa. Ele quer saber da paisagem. Vai ser aquela corrida especialmente feita para a televisão.
_
FR – Isso é um velho sonho do Tio Bernie. Nos anos 80, ele fez de tudo para coocar a F1 em NY. O resultado desse emprenho foi uma imitação de circuito chamado Meadowlands. Traçado usada peloa CART entre o final dos anos 80 e início dos anos 90.
_
FR – Meadowlands = porcaria exótica que misturava um estacionamento e curvas de uma pista para cavalos. Quase um oval de rua cercado por postes de iluminação, com longas curvas... feitas em alta velocidade.
_
Só não entrou na F1 por causa da burocracia. Por todo esse empenho, tenho a impressão que se o Bernie conseguir colocar NY no calendário, e fazer a F1 finalmente se tornar popular nos EUA, bem capaz que ele perca a motivação e se aposente.
_
_
Bye, bye BMW
_
Do GP da Australia em diante a equipe do tio Peter volta a se chamar Sauber.
_
WL - Gosto do nome BMW Sauber Ferrari, como aparece nas transmissões, mas atrás do encurtamento do nome, o Peter Sauber está atrás de uma fatia maior do dinheiro da FOM.
_

Graham Rahal: EU VOLTEI, voltei para ficar...

_

FR – O “Rahalzinho”, venceu em sua segunda corrida na Indy: GP de São Petersburgo de 2008. Aos 19 anos, se tornou o mais jovem a vencer na Indy.

_

Apesar do sobrenome famoso, é bom piloto. De olho nele.

_

Conquest Racing anuncia Bertrand Baguette a partir do Alabama.

FR _ Esse cara é bom, viu? Acabou de esmagar a concorrência na Le Mans World Series by Renault, fez vários testes na F1.
_
Tá com jeito de ser um tipo de Sebastian Bourdais remix.
_

Grande Prêmio de Saint Petersburg deverá ser exibido em compacto.

__
A corrida será realizada neste domingo às 16h45. No mesmo horário a emissora transmitirá os jogos dos campeonatos paulista e carioca de futebol.

_
FR - Normal. No Brasil, tirando os primeiros tempos da Indy no SBT, a categoria sempre foi tratada como se fosse apenas mais uma novela mexicana.
__
_
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br