Mostrando postagens com marcador 1978. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 1978. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 15 de junho de 2010

A Evolução da Espécie: JPS made in USA

__Na primeira foto, a pintura (John Player Special), o design (efeito solo), o chefe/gênio (Colin Chapman), os pilotos (Andretti/Peterson) além do esmagador título de 78 dispensam comentários. Um clássico do esporte a motor. DREAM TEAM!

Em segundo, com um bom currículo na Europa (além de testes na F1, Mclaren por exemplo) Arie Luyendyk desembarcou na Indy com o cartão de visita da Provimi Veal, multinacional holandesa do ramo da agricultura. Em 1985, Arie estreou pela Bettenhaunsen (Arrows da Indy), pilotando uma espécie de "Agro-Lotus falsificada". RESULTADO: rookie do ano (tanto no campeonato quanto na Indy 500).

Por último (realmente entre os últimos) o KV do inglês James Rossister durante a pré temporada em Barber. Ele estrearia este ano na Indy, mas por "n" motivos ($$$), ficou de fora. Esse carro foi o primeiro sinal do "namoro" entre a KV e a Lotus Racing.

No fim das contas, Mario Moraes e Ernesto Viso correram com essa pintura no início do campeonato. Quando os dois voltaram para o cinza e azul tradicional do time, o terceiro piloto da equipe, "Takumikaze" Sato (que na última hora perdeu sua vaga na F1) foi "vestido" com o magnífico verde metálico e amarelo da Lotus Racing.


OBS: sempre fiz confusão com essa Lotus. Apesar de se chamar Lotus 79, foi campeã em 78, e como ela é muito citada, acaba criando uma certa confusão.

OBS2: ainda mais se for o Luciano do Valle (mito) narrando ou a Mariana Becker como repórter, ehehehe (risada triste).

OBS3: esse é mais um dos posts "vovôs" do VEL MAX. A idéia tive na primeira vez em que vi esse carro do Luyendyk, por acaso em um site de compras on line. Primeiro pensei que fosse a tal Lotus T95 com que a, er, Lotus disputaria a Indy com Al Unser Jr em 1985. Quando vi que não era, nem me passou pela cabeça salvar a foto. Porém (ainda bem) fiquei com a idéia na cabeça. Anotei no meu caderno o ínício da EVOLUÇÃO: Lotus 79>>> "Lotus Luyendyk".

Pouco tempo depois o Rossister apareceu com uma pintura preta e dourada na KV e aí... fechou! Só faltava descobrir mais sobre o carro do holandês.

Achei todas as fotos (os carros tem que estar na mesma posição, o que torna a pesquisa um pouco mais demorada) e montei tudo no Photoshop em 08/04. O post ficou salvo em rascunho aqu no VEL MAX até hoje (15/06), quando finalmente tive um tempinho para escrever este texto que você está lendo agora.

Demora, né? Mas vale a pena.


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br
@FernandoRingel

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Yes, Nós Gostamos + dos Carros Bonitos (02)

No segundo post da série, a participação mais do que especial do nosso brother lusitano Speeder 76:

JPS Lotus 79

Lotus 79 + patrocínio JPS + o velho Österreichring + Ronnie Peterson = Clássico dos Clássicos

Por enquanto está óbvio, né? Brabham BT55, Lotus 79, mas amanhã vou dar uma de Rianov Albinov e desenterrar uma bela combinação underground: Jos Verstappen na bela Mclaren MP4/8, de 1993...

Lembrando que, se você quiser ver o"seu carro" preferido aqui no VEL MAX, mande um e-mail para feringel@yahoo.com.br. Estamos esperando a sua colaboração porque , em tempos desses F1 feiosos, "Yes, Nós Gostamos + dos Carros Bonitos"

Um abraco, Fernando Ringel

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Brincando de Carriho (04): Lotus 79/Cosworth (1978)

Tá afim de bancar o Colin Chapman? Então diga adeus para a tinta preta da sua impressora e depois de impresso cole as imagens em uma cartolina, fica mais fácil para montar.
O carro vai ficar tão frágil quanto o Lotus 79 de verdade, mas como você não vai largar no meio do grid em Monza, tudo bem, né?
Falando sério, este post é uma homenagem a essa grande equipe e especialmente uma homenagem a Ronnie Peterson. Por isso, logo abaixo, você lê o texto do Lucas Peterson, o cara mais "apaixonado" pela Lotus que já vi. Penso que, se alguém pode falar com propriedade a respeito de Ronnie, e principalmente da Lotus, esse alguém se chama Lucas Peterson (que além de ser da "família" do Ronnie ainda é nosso companheiro de blog, eheheheh).
Fernando Ringel

"No começo dos anos 90, as importações estavam engatinhando no Brasil. Mesmo assim, já vinham produtos interessantissimos e no que nos interessa, os modelos de montar vinham em grande quantidade e variedade a preços bem camaradas. Foi nessa época que juntei uma boa coleção de carros de montar da Tamya (lembram da patrocinadora da Wolf em '77?) Hasegawa, Revell e outras marcas. Hoje, os preços dobraram de valor. Não sei como nunca comprei uma miniatura de montar da Lotus, embora esse modelo aqui, o MK4 (ou simplesmente 79) eu nunca tenha visto para vender, apenas o modelo MK3 ou 78. Como não tive esse carro?"

Mas em tempos em que esses modelos estão caríssmos vai um passatempo bacana. Recorte e cole todas as partes das ilustrações e terás um belo exemplar do carro campeão de 1978 com os motológicos Mario Andretti (com 6 vitórias) e Ronnie Peterson (uma com o modelo 78 e outra com o 79, no chuvoso GP da Áustria)."







Lucas Peterson

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Coisas Estranhas que Você Só Vê Por Aqui (36)


Como prometemos ontém, Jarno Trulli, em 1978, sentado no Brabham Alfa Romeo de Niki Lauda.
Fernando Ringel