Mostrando postagens com marcador Ford. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ford. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Evolução da Espécie (INDY): Green Lotus

__Para começar, voltemos para 1964: o "rookie" Jim Clark faz a pole na Indy 500 a bordo de um chassis feito especialmente para a corrida. O Lotus 34, empurrado pelo motor Ford V8 com 425 cavalos de potência (!!!) era tão canhão que derreteu os pobres pneus Dunlop. RESULTADO: CRASH!
No ano seguinte, a equipe voltou com o Lotus 38 e o resultado foi comemorado com um copo de leite e muito champagne: pole, vitória e apenas os quatro primeiros na mesma volta do escocês!

Assim como o Lotus 34 foi uma evolução do Lotus 29, pouco mais de dois anos após a morte de Colin Chapman, Gerard Ducarouge e Mike Coughlan pegaram o 95T com o qual De Angelis e Mansell disputaram o campeonato de 84 na F1, e fizeram o segundo carro dessa EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE.

Assim como nos anos 60, em 85 a Lotus voltaria à Indy com os motores Ford. Além disso e do verde na pintura, vale ressaltar outra coincidência: em 1966 e 67, Al Unser foi um dos pilotos da equipe inglesa na Indy 500. Em 1985, a Lotus chegou a fazer negociar a contratação de Al Unser Jr, mas por motivos até hoje desconhecidos, todo o projeto foi abortado. Dado o padrão de "gordura" dos chassis da Indy nos anos 80, perdemos a (belíssima) chance de ver um, er, belíssimo carro nos ovais americanos. Infelizmente o chassis foi para o museu da Lotus sem nunca ter disputado nem mesmo um treino livre...

Por último, o estiloso Dallara Honda da KV Racing, com que o japa Takuma Sato teve a proeza de enfiar na proteção de pneus em São Petersburgo. Segundo a Proton, dona da marca Lotus, a associação com a KV é apenas o primeiro passo para a volta da equipe em diversas categorias top... E QUE ASSIM SEJA!!!

OBS: para mim, parece até um sonho poder falar da Lotus usando o verbo no presente!


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

sábado, 9 de janeiro de 2010

A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE: "vento, ventania"

__Acredite se quiser, mas nessa EVOLUÇÃO, o logo da Carrier foi criado antes! Só coloquei o logo da Ford antes porque esse blog se chama VELOCIDADE MÁXIMA TOTAL eheh.
_
Bom, todos estão carecas de saber sobre a Ford, mas e essa tal Carrier?

_

Se os boxes das equipes tem ar condicionados e você está a salvo do calor enquanto lê este post (valeu!!!!), isso se deve a solução de uma reclamação recebida por um engenheiro recém formado chamado Willis Haviland Carrier.

_

Em função do calor, uma gráfica de Nova Iorque tinha problemas durante o verão. Willis foi até lá e reparou que o problema era causado pelas altas temperaturas dentro do prédio. Para resolver o problema, ele desenhou uma máquina que fazia circular o ar por dutos resfriados artificialmente.

_

Dessa maneira, a temperatura e a umidade poderiam ser controlados. Nascia naquela gráfica o primeiro ar condicionado do mundo, instalado no dia 17 de julho de 1902.

No mesmo ano a Carrier foi fundada.

_

OBS: Apenas como curiosidade, em 16 de junho de 1903, Henry Ford fundaria a Ford.

_


_

Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

sábado, 10 de outubro de 2009

Combinação Perfeita:


__Dá-lhe Jorge Pezzolo do Brasil-sil-il!!!


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Combinação Perfeita

__Atendendo ao pedido do brother Wellington Costa, está aí um papel de parede com Bobby Rahal na McLaren usada por Ayrton Senna, em 1993. Seria esse “teste” uma cortesia do Michael Andretti???

_

_

Eheheheh, um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Evolução da Espécie: Mario Andretti/Lotus 79

__ Exatamente um há ano atrás, eu estava editando e ilustrando um dos "TEXTOS CRÁÁÁÁÁÁÁSSICOS DO Lenadro Verde", (vc sumiu hein, cara?) http://velocidademaximatotal.blogspot.com/2008/08/textos-clssicos-do-verde-03-parte-7.html
_
Bom, o texto falava sobre as andanças de Roberto Moreno como substituto na Indy. Dentre outras imagens, usei uma foto em que o brasileiro estava na Newman Hass, logo a frente do companheiro de equipe, e titular, Michael Andretti.
Na época, olhei para o Michael e me lembrei do Mario Andretti. Essa idéia ficou encubada na minha caneça até o último final de semana, quando encontrei a foto acima e, de novo, lembrei do Mario Andretti. Pelo MSN pedi ajuda ao amigo Rianov Rianov (VALEEEEEU CARA!!!!!) que ma mandou a foto do Lotus 79 que você na montagem acima.
_
Será que foi de propósito? Entre 1996 e 2000, Michael correu na Indy com seu Newman Haas completamente preto, com muitos patrocinadores usando letras amarelas. Bom, essas são as corres da Havoline, maior patrocinadora do carro do campeão de 1991, mas, sou só eu ou você também achou o Newman Haas do Michael meio "parecido demais" com o crááááááááássico Lotus JPS de 1978, do papai Mario Andretti????
Pode até ter sido uma coincidência, mas que ficou parecido ficou... se é que não foi um grande golpe de marketing (involuntário), já que, no carro, o capacete do Michael e do Mario são idênticos.
_
OBS: Pode ser uma hipótese meio maluca da minha parte, mas vale lembrar que, na época em que o layout do carro do Michael Andretti foi criado, final de 1995, David Ogilvy (sim, "O" gênio), apesar de meio afastado da Ogilvy & Mather, ainda era vivo, né? Vai saber... (eheheheh)
_
_
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br