quarta-feira, 10 de março de 2010

GUIA VEL MAX F1/2010: Toro Rosso - Ferrari

Scuderia Toro Rosso: Bons tempos aqueles...

_

"feringel@yahoo.com.br: e quanto a STR?

[14:11] [c=12]Pedro Ivo: A STR já viveu épocas melhores. Hoje ela tá querendo voltar aos tempos que tinha o Vettel
_

feringel@yahoo.com.br: e o carro novo?
[14:12] [c=12]Pedro Ivo: C
ontinua sendo uma cópia do Red Bull, só que com desempenho bem mais modesto."
_

_

__Tá certo que a STR é uma equipe que tem menos de quatro anos de vida no papel (já que na história é a Minardi), mas esse curto periodo, alternou uma ascenção relativamente alta com uma queda idem.

_

O time, que é comandado por Franz Tost, e que antigamente tinha como co-diretor Gerhard Berger, testou uma enxurrada de pilotos nos últimos anos. Nesse vai-e-vém, a equipe já tive uma dupla digna de nota: "Os Sebastiões" Vettel e Bourdais, em 2008. O jovem alemão assombrou o circo ao quase pegar um pódio no final de 2007 e na corrida seguinte fechar em quarto. Bourdais foi nada menos que tetracampeão na extinta Champ Car (antiga CART).

_

Em 2008 viria a glória máxima para o time: pole e vitória histórica de Vettel em Monza. O jovem alemão foi promovido para a Red Bull Racing e desde então a STR vem desacelerando. Ainda no início de 2009, Bourdais foi substituído pelo espanhol Jaime Alguersuari que atualmente faz dupla com o suíço Buemi.

_

No geral, tirando o brilhantismo da passagem de Vettel, a impressão que dá é que... falta carro para a Toro Rosso.

_

FR – Complementando o texto do Pedro, diria que a Toro Rosso se assemelha a Wolf, Shadow, esses times que chegaram, abafaram e rapidamente encolheram...

_

16 - SEBASTIÉN BUEMI (Suíça):

_

Quem é?

Até a estréia de Buemi, inicio do ano passado, a Suíça não tinha um representante na categoria máxima do automobilismo fazia tempo. O novato (que conseguiu tirar de Robert Kubica o posto de piloto mais feio do circo) tem feito o que pode com os carros da STR. Ao menos pontuou na sua temporada de estréia, o que mostra que alguma capacidade ele tem

_

FR – “O novato (que conseguiu tirar de Robert Kubica o posto de piloto mais feio do circo)”, kkkk. Falando sério, para mim, Buemi é um Kubica underground. Talvez eu esteja exagerando, mas foi o suiço quem “demitiu” o Bourdais da STR. Por mais que o francês não estivesse adaptado ao carro, todos conhecemos bem toda a capacidade do “Burdé”, então...

_

Vale o quanto pesa?

Buemi não ganha um salário astronômico. Em contrapartida também não está no melhor carro do grid. Tem se virado com o que pode e se levarmos em consideração que o carro de 2009 foi muito aquém do modelo de 2008 , o jovem suíço fez bonito na escuderia.

_

_

17 - JAIME ALGUERSUARI (Espanha)

_

Quem é?

O playboyzinho espanhol caiu de pára-quedas na Fórmula 1. Deu uma tremenda sorte de seu pai ser um dos cartolas da World Series By Renault e de seu time ter vínculo com a Red Bull. Trocando em miúdos, sem muito esforço teve seu passaporte carimbado para a F1 sem ter tido muitos méritos nas categorias de base, ainda mais porque até a sua estréia na F1, do meio pro fim do ano passado, ele só tinha testado EM LINHA RETA!

_

FR – SIMPLIFICANDO: antes de estrear na Toro Rosso, Alguersoari era praticamente um piloto de Dragster na F1, eheheh.

__

Vale o quanto pesa?

Teria gente melhor pra colocar no lugar dele? Óbvio que sim! O próprio Bertrand Baguette, rival dele na World Series, foi campeão de 2009 e tudo que conseguiu foi um teste descompromissado no começo de 2010.

_

No entanto, Alguersuari também não deve ser só crucificado. Nas poucas corridas que fez, ainda que não tenha pontuado, não causou nenhuma lambança e nem representou um perigo de vida a outros pilotos. Ainda que lentamente, está pegando o ritmo, pois essa será sua primeira temporada completa. Logo, ao final de 2010, certamente poderemos falar com base sobre o desempenho e o futuro dele na categoria.

_

_

Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

Nenhum comentário: