Mostrando postagens com marcador Lewis Hamilton. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lewis Hamilton. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 30 de novembro de 2010

F1: notas sobre o GP


O CIRCUITO

+ A tal Yas Marina Circuit é resultado da seguinte FÓRMULA DA VELOCIDADE:

Mario Kart + $$$ = GP de Las Vegas remixado.

Por isso, nota 2 para qualquer corrida disputada alí. Até mesmo quando é palco para uma decisão de título inesperada como foi a desse ano.

+ Não que a pista seja tão tétrica assim, só que o traçado não foi feito para F1. Só isso. Basicamente ele foi criado para receber a F1... e todo o tipo de corrida que os petrodólares conseguirem atrair. Portanto, o que temos não é uma pista feita para a F1 e sim um traçado genérico capaz de sediar Moto GP, monopostos, carros de turismo e tudo mais que atrair prestígio para os Emirados Árabes.

A Yas Marina Circuit é muito mais uma desculpa para atrair público para todo o complexo “Disneylândico” que envolve suas curvas que uma pista de corrida.

Finalizando esta primeira parte da resenha, o GP de Abu Dhabi é mais ou menos como Jerez De La Frontera e Magny Cours: pistas feitas para todo tipo de corrida, e que seu traçado sinuoso, terreno plano e asfalto estreito, encontraram sua verdadeira vocação com as Motos GPs da vida.


O GRANDE PRÊMIO EM SI

Nota para a corrida: 2

+ Antes de qualquer análise, é preciso dizer que esta foi uma corrida de quatro pilotos com os pedaços do carro do Schumacher aqui, um Kubica lá, mais um Petrov enxerido acolá se intrometendo entre o “Quarteto Fantástico”.

+ Como já faz um tempinho desde a decisão do título, sugiro que você assista ao compacto abaixo para que, relembrando os fatos, o texto seja mais compreensível:



+ Alonso é o Corinthians da F1.

+ Petrov fez o seu e pronto. Mais fora que dentro da Renault para o ano que vem e com o carro andando bem (coisa rara na segunda parte da temporada), o russo fez a sua propaganda. Muito bem feita, diga-se de passagem.

+ Que culpa tem o russo se a Ferrari não consegue criar uma estratégia de box minimamente inteligente? Isso quando eles não estragam a corrida de seus pilotos durante a troca dos pneus...

Que culpa tem o resto do mundo se a Scuderia não consegue solucionar o problema com os pneus? Se os carros da vermelhos não renderam como deveriam na decisão do título, que culpa Petrov tem disso?

Será que, simplesmente por se chamar Fernando Alonso, os outros pilotos tem que sair da pista para que ele possa desfilar???? Definitivamente, o “Príncipe das Astúrias” se comporta como se fosse um herdeiro da família real.

+ O melhor de tudo foi ver o espanhol mostrando o punho cerrado para o Petrov. Embora pareça que ele estava dando uma dura no russo, na verdade só faz esse gesto quem sentiu a pancada. Então naquele momento, caiu a ficha para o piloto da Ferrari.

Por essas e outras, definitivamente, Alonso é o Corinthians da F1. Pq? Ora, assim como o “Timão” tem uma grande torcida, fervorosa, uma história vitoriosa no esporte e tudo mais, na mesma medida da paixão de seus torcedores, traz consigo uma rejeição ferrenha por parte das outras torcidas. Viu? Alonso é o Corinthians da F1. Quem curte, ama. Quem não vai com a cara, quer mais que ele entre pelo cano.

Para quem não concorda que o meu xará seja na F1 o equivalente ao Corinthians no futebol, podemos chegar a um meio termo: no mínimo, se fosse brasileiro, Alonso seria um daqueles torcedores fanáticos da Gaviões da Fiel.

O veloz piloto com que “quase ninguém vai com a cara” sempre tem que encontrar um culpado por suas derrotas.

+ Dito isso, calhou de ter uma Renault na frente dele durante todo o GP, então Petrov é o álibi perfeito para qualquer tipo de acusação quanto ao desempenho inferior da Ferrari em Abu Dhabi.

+ O punho cerrado do espanhol para o russo foi o ato de quem reconheceu a derrota. No popular, naquele momento caiu a ficha: chupa Alonso.

+ Vettel é de fato o mais rápido do ano, mas venceu o título por sorte. Sebastian erra demais para vencer se não tiver todos trabalhando a seu favor. Em uma avaliação simplesmente quanto ao trabalho do piloto, o título seria de Robert Kubica. Talvez entre Kubica e Button.

+ É aí que podemos enxergar a diferença do ótimo para o grande piloto. Os caras realmente clássicos são os que andam bem em qualquer carro. Na atualidade, Hamilton, Alonso, Kubica e Vettel fazem isso. Desses, a quantidade de erros ajuda a refinar a seleção: sobram apenas Kubica e Alonso.

Como o meu xará é um cara pra lá de antipático (lembra até os tempos áureos do Schumacher), volta e meia se envolve em polêmicas extra-pista, maracutais e o escambau, fico mesmo com o polonês da Renault como o melhor da temporada.

Acredito que só ele faria o que Alonso fez na recuperação da Ferrari e... como o espanhol perde no quesito esportividade: KUBICA WINS!

+ Sobre Mark Webber, realmente ele afinou na reta final do campeonato. A corrida em Abu Dhabi foi de dar pena... como se o carro estivesse sabotado, sei lá. Pareceu até a decisão de 2007.

Naquela ocasião, a McLaren tinha o melhor carro, Hamilton era o xodó da equipe e Alonso corria contra tudo e todos em busca do tricampeonato. Hamilton jogou tudo fora ainda na primeira volta, mas seu carro esteve veloz o suficiente (como em toda a temporada) para cravar a melhor volta em sua frustrada tentativa de recuperação.

Enquanto isso, assim como em 2010, Alonso não cometeu erros e se preocupou em terminar o GP. O problema foi o desempenho irreconhecível de sua McLaren. O espanhol ficou em terceiro o GP todo (e olha que o Petrov nem sonhava em ser piloto da Renault na época, hein???kkk). O resultado foi o mesmo de 2010: Alonso não ficou nem com o vice enquanto o cara que menos tinha chances (Raikkonen) levou a vitória e a taça.

Pode ser apenas uma teoria da conspiração, mas faltou algo que “desse asas” para a Red Bull de Mark Webber na Yas Marina Circuit, assim como parece ter faltado para a McLaren de Alonso em sua última corrida pelo time, ou na Williams (cheia de problemas mecânicos) de Carlos Reutmann em Las Vegas, 1981.

+ No mais, assim como Alonso, no lugar do Webber, provavelmente ninguém (talvez o Kobayashi) teria ido muito mais longe em uma pista tão estreita e sem retas. Enquanto Petrov leva a fama, Alonso deveria culpar Hermann Tilke.

+ Sobre Vettel, qualquer um que tivesse marcado a pole, provavelmente teria vencido. Ainda mais com o carro mais equilibrado. Não cometeu as costumeiras bobagens e no fim foi premiado com a melhor surpresa de todos os tempos: depois de cruzar a linha chegada, enquanto comemorava a vitória, foi aí que a equipe lhe informou via rádio que...” YOU ARE THE CHAMPION!”

Karai, esse pessoal da Red Bull sabe fazer uma festa como ninguém, kkk.

+ Webber merecia mais. Alonso também. No fim o título ficou com um campeão alternativo. O mais rápido sim, porém longe de ser o melhor da temporada, ao menos a conquista de Vettel satisfez a todos.

+ Esse não é o raciocínio mais natural para encerrar a resenha sobre o final da temporada 2010, mas como o VEL MAX vira e revira o lado alternativo do automobilismo... assistir a derrota de Mark Webber deixa bem claro o quanto Nelson Piquet é um gênio, ou como diria Galvão Bueno “um dos que cabem na mão”.

Reutmann, Alonso, Webber, Peterson, Villeneuve... ninguém venceu título contra a própria equipe. Quando Scheckter foi campeão em 79, ele era o número 1. Mario Andretti em 78? Número 1 também. Vettel em 2010? Número 1, oras. Sendo assim, termino a resenha do último GP deste ano com a certeza de que (hoje), Vettel é bom, muito bom, o campeão, mas como diria o Galvão “não entra entre os cinco da mão”.

Agora, puxando pela memória, qual foi o único que venceu contra tudo e todos????
Enquanto a maioria luta para ser “normal”, os gênios conseguem tirar proveito até mesmo das dificuldades. Gênio vence mesmo depois de sofrer um baita acidente em uma Tamburello da vida, vence mesmo que a equipe prefira o outro piloto e mesmo que esse outro piloto se chame Nigel Mansell.

Não sei na sua ou na mão do Galvão, mas na minha, Nelson Piquet é um dos grandes. Juro que isso não é nostalgia cheirando a barata morta, mas gênio Webber não é... e nem Sebastian Vettel.

OBS: Talvez Robert Kubica seja. Talvez.

OBS2: a temporada acabou. Que pena. Para o ano que vem, prometo continuar postando pelo menos os papéis de parede e as resenhas... sem data definida para isso. Dessa forma o VEL MAX passa a ser muito mais um anuário que um blog com postagens picadas sobre assuntos cotidianos. Entre as corridas postarei textos, uma Evolução da Espécie aqui, um Separados no Nascimento ali e por aí vai.



Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br
@FernandoRingel (“Sigam-me os bons”, kkk)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

F1: notas sobre o GP

Nota para a corrida: 8

+ Spa é linda, veloz, histórica, mas o grande lance que a garantiu no coração de todos que realmente gostam do automobilismo é sua instablididade climática. Se não chovesse de " 5 em cinco minutos, a qualquer momento", junto com os Österreichring da vida, talvez ela tivesse sido limada da F1 há muuuuuito tempo.

+ Por essas e outras, adoro quando chove (e não estou falando isso só por causa das corridas).

+ Longe da briga pelo título, longe da briga pelas vitórias e distante até mesmo do pódio, o personagem principal deste GP da Bélgica foi Rubens Barrichello.

+ Tudo ótimo. Festa e tudo mais. O problema foi o tal (belo) capacete comemorativo. Históricamente, quando o Barrica aparece com uma pintura comemorativa, já penso "OH, OOOOOO!"

+ RESUMINDO: quando ele aparece (como sempre) sorridente, com um capacete estilizado , como diriam os clássicos jogos Grand Prix (do qual o Barrica é fã desde o primeiro da série) "Rubinho is out of the race".

É só ver que, em uma pista de gente grande como Spa, largando em um ótimo sétimo lugar, com previsão de chuva a qualquer momento, convenhamos, a corrida estava pra ele beliscar até um pódio ou quem sabe uma miraculosa vitória (na chuva o cara faz mágica, olha só Silverstone 2008). Porém... abandonou na primeira volta.

Aparentemente, ele comemora essas datas emocionalmente significativas antes mesmo da largada, e durante a corrida, acaba faltando a devida concentração. Muito da antipatia alimentada pela torcida contra o Barrica se deve a essas situações em que todo mundo acha que ele vai detonar e o negócio acaba antes mesmo de começar.

+ Falando sobre o homem Rubens Barrichello, fico feliz por vc cara! O Rubinho é dos poucos do automobilismo que sinto vontade de conversar pessoalmente, e... posso estar errado, mas ele é também um dos poucos caras do automobilismo que aceitariam um convite meu ou seu para "almoçar um cachorro quente feito alí na esquina".

Em suma, um cara muito legal que pagou muito caro por ser não ter vergonha de ser um brasileiro que tem sangue correndo nas veias.

+ Chegando ou não aos 400 GPs (o que não é tão absurdo assim se pensarmos que em 2008 Rubens estava comemorando a marca de 257 corridas na F1, além do quê, o número de GPs por temporada vem aumentando). Por isso, já estou bolando um presente (com a marca 400 GPs) para a hora em que o Barrica se aposentar, independente de atingir essa marca "inatingível"ou não.

+ No mais, não curto muito postar videos, mas pela ocasião e pelos depoimentos, abaixo uma homenagem feita pela TV Globo:



+ Quanto a corrida, Webber foi um pouquinho mais lento (uma sacanagem sem fim essa coisa de os caras que estão posicionados no traçado sempre se beneficiarem na largadas), mas Vettel (O Jogador de Fliperama) tratou de recolocar os pingos nos "is" e trazer o segundo piloto da Red Bull de volta à briga pela vitória.

+ No fim das contas Webber, sempre sensato, ainda se beneficiou da afobação do Kubica nos boxes, garantindo um segundo lugar que pode decidir o campeonato a seu favor. A importância em ser o mais regular possível se torna ainda maior nesse momento em que a briga está se afunilando entre ele (Webber) e Hamilton (um cara tão veloz, mas tão veloz que pode jogar uma vitória no lixo na última volta, por um erro qualquer).

+ Daqui em diante assumo meu lado torcedor: quero Webber campeão em 2010! Até pq se ele não vencer, com essa rixa entre o australiano Vettel e a Red Bull, (além de já estar meio "velho"), Mark tem tudo para descer ladeira a baixo na F1.

+ Sobre a avalanche de críticas em cima do Vettel, nessa ele abusou, mas não foi culpa única e exlcusiva dele. Foi o mesmo ponto onde o Barrica (repetindo, o Barrica) "encoxou" o Alonso. Alí, quando está molhado, vira sabão e na câmera on board é possível enxergar as gotas que caiam naquela parte do circuito no momento do acidente. Claro, Vettel sabendo de tudo isso melhor que eu e você, não devia ter tentado nada ali, naquela hora, mas o que pareceu a maior barbeiragem da década é mérito também de São Pedro.

+ FINALIZANDO: caso Sebastian tivesse conseguido controlar o carro e passar por fora, todos estariam chamando o alemão de gênio.

+ Quanto a Mclaren, (essa merece um tópico só para ela) enquanto o pessoal da F1 usa as férias para descansar, a eterna equipe de Ron Dennis (mesmo que distante, a alma da equipe) simplesmente voltou à vida no campeonato. Até o momento em que Vettel resolveu bancar o Alesi, Hamilton liderava com Button em segundo... e não era sorte.

+ Sem dúvida, essa é a equipe que mais me identifico. Lá tudo é ultra profissional, eficiente e belo. Está certo que deve ser muito difícil ter um patrão como Ron Dennis (Michael Andretti que o diga), mas se James Bond fosse piloto de F1, com certeza estaria na Mclaren.

+ Quanto aos seus pilotos, em condições adversas Hamilton leva uma certa vantagem em relação ao Doctor Button. Não em questão de velocidade, mas em termos de temperamento mesmo. Hamilton é mais Senna enquanto Button é mais Prost, se é que vocês me entendem.
Sendo naturalmente mais cuidados, obviamente no "chove e seca" Jenson vai com mais calma, o que se reflete no número muito menor de erros... e um pouco menos de velocidade tbm no molhado.

Por outro lado, é exatamente a "falta de juízo" que se traduz na maior popularidade de Hamilton e também em saídas de pista como a que quase tiraram o inglês da prova, quando liderava tranquilo.

+ Na Renault, o carro vem melhorando demais! Kubica é um caso à parte. Enquanto Vettel insiste em seguir o mesmo roteiro interpretado pelo Alesi (veloz porém pouco inteligente), Kubica encarna uma espécie de "Alesi que deu certo". Veloz em qualquer carro, pista ou condição climática, Clay Regazzoni se sentiria orgulhoso em ser comparado ao polonês.

+ No segundo carro, Petrov melhorou demais! Saindo do fim do grid, chegou em 9°, garantindo mais dois pontinhos para a Renault (made in Russia).

+ Na Mercedes, em uma corrida disputada sob condições adversas, em um ciruito pra lá de seletivo, Rosberg suou para chegar na frente do "Schumáchina".

+ Na boa, a fase pode não ser das melhores, mas "uma vez Schumáchina, sempre Schumáchina". Nos momentos de loteria pudemos ver lampejos do velho Schumacher.

+ Com um carro melhor, ainda aposto no Heptacampeão. Lembrando que esse W01 é muito mais um chassis Honda/Brawn que um Mercedes. Portanto, é um carro feito para o estilo mais calmo de Button e Barrichello, no qual Rosberg se adapta melhor. Quem dirigiu os Benetton da "Era Schumacher", garante que o carro era muito nervoso. Em 96 Berger disse, após algumas rodadas em seu primeiro teste na Benetton com que Schummy foi bicampeão em 95: "o carro é inguiável".

+ Então, de fato o primeiro chassis Mercedes para a F1 contemporânea será o W02 do ano que vêm. Esse sim um carro com o dedo do Schumacher. Então, se em 2011 ele continuar disputando o sétimo lugar, aí sim vou concordar com que diz que Greatest "já era".

+ Dentre as equipe melhores, ops (olha meu inconsciente falando alto), dentre as equipes MENORES (ehehe), a Lotus continua melhorando muuuuuito.

+ Heikke continua tirando o "Pé da Kova", enquanto Trulli fez seu melhor GP em 2010, apesar de uma rodada na frente de vários carros que (ARGH!) me fez prender a respiração!

+ Na Force India, Sutil continua dando uma de Kubica (KARAI!) e Liuzzy continua dando uma de Liuzzy (HAUAHUA).

+ Na Sauber, o Koba continua nos pontos, fazendo milagres com um carro sem patrocínio. Só mesmo a competência da Sauber (como sempre, uma equipe grande sem dinheiro) para beliscar até mesmo o Q1 em alguns GPs.

+ Quanto ao De La Rosa, o cara está de bode expiatório. Nâo há dinheiro na Sauber e obviamente, Pedro é o segundo piloto. Se o Kobayashi conta os grãos para fazer a feijoada, imagina o que sobra para o De La Rosa cozinhar?

+ Obviamente o resultado não é "muito gostoso", né?

+ Na Simtek, Glock não fez nada. Di Grassi quase nada.

+ IRONIC Mode ON: . Ah, o nome da equipe é Virgin.

+ Como dizia uma professora de matemática (não me lembro o nome), "a ordem do produto não altera o resultado".

+ Por último, bem íntima desta expressão, a Hispania fez sua melhor corrida em 2010.

+ MÉL DÉLZ Mode ON: Yamamoto não estava andando em último? Bruno Senna correndo em 18°?

+ No mais, a Ferrari não fez nada demais em Spa. Massa terminou em um discreto quarto lugar. Aparentemente o melhor que poderia ter feito.

+ Alonso teve a corrida toda prejudicada por erros seus, da equipe (como sempre) e até mesmo erros dos outros pilotos (Barrica, por exemplo).

+ Apesar de ter abandonado antes de completar a primeira volta, só deu Rubinho nesse GP da Bélgica, hein? Normal, o cara tem um tremendo carisma. Se eu fosse da Globo, mesmo antes da sua aposentadoria, tentaria contratá-lo como comentarista para as transmissões da F1.

O cara fala bem , é simpático, excelente piloto, famoso, além de praticamente ser uma enciclopédia viva do automobilismo. Começou em carros rústicos (anos 80), passando pelos "video games de verdade" dos anos 90 até os atuais. Em suma, Barrichello pilotou os melhores carros de corrida do planeta (F1), na época de maior ênfase técnológica da história. Isso há de valer algo após o término da sua carreira vocês não acham?


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br
("SIgam-me os bons", kkk)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

F1: notas sobre o GP


+ Nota para a corrida: 10
_
+ Como escrevi na resenha sobre o GP de Monaco, o que mais gosto no Gilles Villeneuve é o traçado do GP do Canadá, disputado em Montreal ,ehehehehe.

+ Junto com Luciano Burti e Reginaldo Leme..._
_
Interessante ouvir Darth Vader fazendo a transmissão da Globo
_
+ KKKK

+ Parecia que alguém estava regulando o microfone do Luis Roberto ao vivo, ou que um dos canais estava falhando. Nos momentos em que ele falava com voz de Darth Vader, é como se o cara da mesa de som tirasse todo o grave da voz do locutor. O som lembrava o de uma ligação telfônica bem ruim ou pior (!): a "qualidade" do som lembrou até os velhos walk talks. O mais próximo que os brasileiros chegaram de um telefone celular durante os anos 80 e início dos 90.
_
+ Ah, meus tempos de rádio que não voltam mais (graças a Deus, kkkkk), embora eu ainda use bastante os Sound Forges da vida, como vcs viram e principalmente ouviram no trailer do VEL MAX PICTURES.


+ DENTRO DA PISTA, desculpe o palavreado, mas... Sutil "É FODS" (by Mussum)_

+ Muito, Muito, muito bom piloto. Para mim, o alemão é hoje o que Cristiano Da Matta poderia ter sido se a Toyota tivesse tido mais competência. Na última volta, fez uma ultrapassagem de craque em cima do ex-greatest. Olha, se Adrian morresse hoje (credo!), viraria lenda._

+ Até porque as pessoas amam (mais) os mortos, vai saber o motivo. _

+ Se existisse uma VEL MAX F1, com certeza já teria feito propostas para contar com Sutil para a(s) próxima(s) temporada(s)._

+ Sobre a Renault, queria começar falando mal do "Imbecilov", mas... PQP KUBICA! _

+ PORR@, que coisa idiota foi aquela em cima do Sutil? Tava querendo matar o cara é? No fim das contas, (ainda bem) apenas acabou com mais uma bela performance do piloto da Force India.

+ (Ainda bem?????)_

+ Na boa boa, um erro bizarro² do russo na largada, coisa de "adolescente iniciante em um F1 Challenge da vida". Pior para Pedro "Power Zica" De La Rosa. Algumas batidas, pit stops, penalizações e bicos quebrados depois... pergunto:
_
Segue a novela " A Maldição do Piloto N°2 da Renault" ou este seria apenas mais um capítulo de
_
"A Maldição da Renault, com seus segundos pilotos"?
_
+ PQP POWER TURBO MODE On: na boa, deu pena do russo com aqualas barbeiragens dignas da Milka Dulno.
_
+ No GP da Inglaterra de 2002, a chuva ia e voltava... entre uma e outra rodada ou saída de pista do Massa. Na época o brasileiro era piloto da Sauber e após a corrida declarou (em nota publicada pela revista Veja):
_
"Hoje pilotei como um retardado mental"

+ Olha, o desempenho estabanado do Petrov em Montreal foi tão bizarro quanto a do Massa em Silverstone 2002, (época em que ele começou a ser chamado de Zacarias). Que eu me lembre, essa corrida do russo foi a mais "vergonha alheia" desde o "show" do Zaca, ops, Massa.

+ FALANDO FRANCAMENTE (com Marcia Goldshimit) MODE On (HAUAUH): o desempenho dos pilotos é um mero reflexo do funcionamento da equipe e... claramente a Renault tinha um carro bem limitado em Montreal. O que Kubica e Petrov fizeram na corrida é típico de piloto que está acima do limite do carro para andar rápido. No caso, Kubica andando como um louco para acompanhar os primeiros e o "Babacov" dirigindo como um louco para não passar (tanta) vergonha em relação ao polonês._

+ Ainda falando dos que ficaram longe dos pontos, nos treinos vi o Barrica lutando para chegar ao Q1 com sua lenta FW32 e cheguei a uma conclusão:

Barrichello na Williams 2010 = Alboreto na Footwork 1992
_
+ Em 92, Alboreto ressusrgiu das cinzas quando a Footwork conseguiu os bons Mugen Honda, aplicando uma surra em seu companheiro, Aguri Suzuki (versão antiga do Kobayashi).
_
+ Claro, isso é um comparativo da temporada 2010 até o momento. As coisas podem mudar completamente até o final da temporada (como aconteceu com a impressionante evolução de Brundle em relação a Schumacher na Benetton no final da tempora 92).
_
+ Apesar disso, no Canadá Hulkemberg deu uma boa canseira no Barrica. É aquilo que escrevi no GUIA VEL MAX F1/2010: o carro pode ser fraco, mas ter um companheiro como o Rubinho, além de um bom aprendizado, é uma maneira de deixar mais claro suas qualidades. Se Hulk estivesse no lugar de Bruno Senna, ninguém saberia se ele realmente teria sido veloz em Montreal. Já na Williams, andar no ritmo do Barrica é uma ótima forma de auto promoção.
_
+ Falando em pilotos dos anos 90, Schumacher atualmente é a malandragem em pessoa: esperto e malicioso como Piquet e maquiavelicamente agressivo como Senna. Se alguém tentar ultrapassá-lo, com certeza é o "outro" quem vai pagar o pato.
_
+ Felipe Massa e Kubica que o digam. Porém (que bom que nesse caso tem um porém), assim como dizia Carlos Drumond de Andrade, "havia uma pedra no caminho, no meu caminho havia uma pedra": Adrian Sutil para ser mais preciso.
_
+ Como diria o Chapolin Colorado (filósofo): "não contavam com a minha astúcia!". Em tempos de Youtube, ultrapassar daquele jeito o Schumacher significa que a popularidade do piloto da Force India vai aumentar muito._

+ Na STR, Buemi finalmente acordou. Desde o começo do ano irreconhecível, levando tempo em cima de tempo do Alguersuari (o típico "famoso quem?"), o "Kubica underground" fez o que todo piloto de equipe pequena que ambiciona pilotar por um time grande deve fazer:
_
estratégia fora dos padrões = 15 minutos de fama. BOA BUEMI!
_
+ Liderou, influenciou no resultado final da corrida, "fabricou" imagens para videos tributos no Youtube e no fim das contas teve sua ousadia recompensada com um ótimo 8° lugar. Mesmo se não tivesse pontuado, a estratégia já teria valido: além de queimar a língua do Helmut Marko, garantiu uma ponta no review oficial da FIA sobre a temporada 2010 da F1... o que significa mídia >>> história no esporte >>> $$$
_
+ Na RBR, faltou Red Bull para dar asas para Webber e Vettel.
_
+ Na Ferrari, Alonso segue naquele ritmo de quem vai disputar o título até o final. Sabe aqueles pilotos que ganham títulos e não convencem? Alonso segue sem brilho, mas com mais um trófeu para sua coleção: 3° lugar
+ Circuito Gilles Vileneuve: em uma Ferrari meia boca, um piloto de sobrenome 'italianado" se envolve um um sanduíche na primeira cura. O cara volta para os boxes bem atrás, ultrapassa mais da metade do grid e... quando estava (inacreditavelmente) brigando pelos pontos, bate novamente (de maneira boba) para terminar gloriosamente no meio do pelotão.
)
Na boa, era o Massa ou o Alesi voltou para a Ferrari?
_
+ Embora reclamem, os Tifosi adoram esses caras.
_
+ Na Mclaren (pq não chamá-la de "James Bond Team"?), Hamilton venceu com autoridade. Grande desempenho, a típica performance que fabrica ídolos.
_
+ Nigel Mansell, Peterson e Gilles Villeneuve que o diga._

+ Quanto a Button, o cara vinha levando empurrões de todos os lados, ninguém vinha dando bola para ele. RESUMINDO: aparentava ser carta fora do baralho. O curioso é que embora não aparente ser uma ameaça, ele fica a corrida inteira alí, meio anônimo até que o cara da frente relaxa e... leva o bote.
_
+ SEN-SA-CI-O-NAL o senso de oportunidade do inglês na ultrapassagem sobre o Alonso. Sem dúvidas, Jenson é o herdeiro do estilo Alain Prost de pilotar.
_
+ Duvida? Assim ao video abaixo. Todo mundo brilhou, todo mundo passou sem dificuldades pelo Prost, mas advinha quem ganhou a corrida?_


+ Voltando ao GP do Canadá de 2010, no fim das contas, emora não empolgue, Doctor Button é o segundo no campeonato, apenas 3 pontos atrás de Hamilton.
_
+ EXTRA PISTA: além de suas qualidades dentro do carro, o incrivelmente criativo (e simples) capacete de Button casou perfeitamente com a bela pintura espelhada da Mclaren. Um colírio!_

+ Para terminar, que coisa a zica da Sauber, hein? Kobayashi merecia uns sopapos, mas Pedro De La Rosa parece ser um caso crônico de azar:
_
se um raio cair na pista durante uma corrida, com certeza será no carro branco do espanhol
_
+ Em 2010, geralmente as corridas da equipe são fatalmente prejudicadas antes do final da primeira volta! E quando eles passam da primeira volta, é só esperar para ver quando o motor Ferrari vai estourar. KARAI!!!!!!!_

+ Pior para Peter Sauber e para quem ainda cruza os dedos (eu por exemplo) por melhores para a simpática equipe suíça. _

+ Sinceramente espero que as coisas melhorem no time, afinal quem conhece a história da equipe, "Sauber" bem o quanto eles em valor._

+ No mais, até o GP de Valência, a tal pista que Bernie Eccle$tone disse ser a melhor do mundo. Apesar disso, na F1, até hoje Valencia não um GP que "valencia" pena assistir (eheheheh).
_
+ Resta torcer para que chova, né São Pedro? Vc quebra esse galho pra gente?
_
_
Um abraço,
Fernando Ringel
@FernandoRingel

domingo, 30 de maio de 2010

F1: notas sobre o GP

+ Nota para a corrida: 8

+ Muito alta a nota? Olha, para os padrões dos GPs de F1 disputados em Istambul Park, foi muito bom sim, ainda mais porque as ultrapassagens aocnteceram mesmo sem chuva.

+ Para começar bem este post, finalmente a Sauber saiu do zero (!), com seus dois carros completando a corrida!!

+ Depois de mais uma demonstração de talento do japa Kobayashi nos treinos, não fosse a bela recuperação de Adrian Sutil, De La Rosa também teria chegado nos pontos.

+ Dá-lhe Peter Sauber! Bora mermão, vamô virá esse jogo rapá!

+ Quanto a "Turma do Fundão", todos foram bastante apagados durante a corrida turca.

+ Trulli estreou a milionésima pintura de capacete . Nunca vi um piloto se importar tanto com o que vai na sua cabeça. Vai ver o sonho dele é ser cabelereiro, kkkk.

+ (Ainda) um pouco mais atrás, Chandhok fez número enquanto Bruno Senna vem tirando o máximo de proveito de sua vaga na Hispania. Acredito que de agora em diante a imagem de filhinho de papai (ou "sobrinho de titio"), acabou. Bruno está transformando uma dificuldade em oportunidade.

+ Como dizia Ayrton Senna "você deve transformar uma emoção ruim em uma coisa boa, fechar a viseira e usar isso a seu favor na pista".

+ Senna = Filósofo (de novela das 8, huahuahuahuahuahuahuahuahuahuha)

+ Na boa, só de não andar em ultimo, para Bruno já está bom. Melhor ainda se acompanhar o ritmo das Lotus, ultrapassar as Virgin e ainda ficar algumas voltas na frente de uma Williams (Hulkemberg)... sem se envolver em acidentes.

+ CLAP, CLAP, CLAP! Palmas porque o "Senninha" está merecendo.

+ Ainda sobre a "Turma do Fundão" (ou seria Coworth Team?), fiquei espantado ao ver o Barrica tendo que se esforçar para não ser ultrapassado pela... LOTUS DO KOVALAINEN!!!

+ Se Istambul Park revela o quanto um carro é bom, ficou claro o quanto essa FW32 é uma droga.... e olha que eu nem falei do "motor de 1,99" da Cosworth.

+ Claramente, Hulkemberg foi mais uma vez massacrado pelo Barrica, mas nenhum dos dois teve a mínima chance de conseguir um bom resultado. Poor (e teimoso) Frank Williams...

+ Deixando as estreantes e a Williams para trás, vamos falar sobre as equipes que tem motores de verdade.

+ Na "Renault made in Russia", Kubica segue fazendo seu pequeno milagre de cada GP, enquanto Petrov impressionou ao dar um calor no badalado companheiro de equipe.

+ Nunca fui com a cara do Alonso, mais ainda depois de acabar com a bela corrida do Petrov.

+ Apesar do quê, foi um acidente de corrida. Segue a novela "A Maldição do Carro N°2 da Renault".

+ Na Red Bull, vamos analisar os fatos com calma: Vettel naturalmente é melhor que Webber em condições adversas. Webber tem um estilo de pilotagem mais cauteloso. No momento da ultrapassagem pingos de chuva molhavam as cameras on board. A previsão das equipes é que iria chover em muito pouco tempo.

+ Tudo isso somado a pressão que Vettel está sofrendo (coisa que ele não está acostumado, pois até hoje ELE fez isso com seus companheiros de equipe), o alemão viu que em condições normais a coisa estava difícil, enxergou uma chance de virar o jogo e foi nela...

+ ... o problema é que ele provavelmente Sebastian passaria reto na curva, pelo ângulo muito fechado ou pela por estar na parte suja da pista. Além disso, ele quis dar um chega para lá no Webber, meio que desmoralizar o companheiro, mostrar quem é "o" cara que no mano a mano. Senna e Mansell gostavam de fazer isso.

+ Webber ficou na dele, não facilitou e CRASH! Muito além de peças voando pela pista, a manobra barbeira arranhou a imagem brilhante do Vettel.

+ Essa manobra foi muito parecida com a decisão do titulo de 97: todos apedrejaram Michael Schumacher, mas o que aocnteceu é que faltou sangue frio ao alemão. Villeneuve dificilmente passaria Schummy em uma pista sinuosa como Jerez. O canadense viu uma chance, foi com tudo e... não fosse a "ajuda" do Schumacher, teria tomado um belo X, se é que não teria acabado na brita.

+ Mudando de assunto, mas sem tirar os pés do GP da Turquia, vamos dar uma pausa.

+ MOMENTO OFF. Toda essa rivalidade entre companheiros de equipe nessa temporada me fez pensar. Não é a toa que as ultrapassagens "voltaram com a ser moda" na F1. Essa é a melhor geração de pilotos desde as revelações surgidas nos anos 80. Vejamos em detalhes essa geração Flashback:

a) Webber = Patrese (pós Monza 78) + Damon Hill
Nota zero em carismo, estilo discreto porém eficiente sendo que não afina quando alguém chega tocando roda.

b) Lewis Hamilton = Nigel Mansell
Arrojado sem ser maluco, embora em determinados momentos tome atitudes inconsequêntes, Lewis dá show. É o único que anda de lado, consertando a traseira na saída das curvas, sem falar no imenso apetite com que parte para cima dos advesários. Ao mesmo tempo em que assume a posição de predador, muitas vezes ele mesmo se prejudica.
Belo bem ou pelo mal, está sempre ligado aos posts e tópicos que "fervem" de comentários nos fóruns e comunidades espalhadas pla internet.

c) Jenson Button = Alain Prost
Aparentemente um lerdo. APARENTEMENTE. Quando quer dificultar, Jenson é tão duro quanto Trulli, sem parecer desleal. Quando precisa é agressivo e decidido como vimos quando conquistou seu titulo, em Interlagos no ano passado.
Um gentleman robótico = raramente comete algum erro, provoca ou se envolve em algum acidente.

d) Sebastian Vettel = Jean Alesi
Extremamente veloz, um admirável controle do carro, mas... asempre tem um "mas" ou um "se" quando o assunto é o jovel alemão. Vettel tem o que Alesi nunca conseguiu: um carro verdadeiramente vencedor, mas carrega, e alimenta com manobras desastradas como essa na Turquia, a imagem de "piloto do futuro". Uma maneira de falar que ele é bom demais para ser chamado de veloz barbeiro, mas que "ainda não está pronto".

e) Felipe Massa = Gerhard Berger
Alterna performances arrojadas com atuações cerebrais, até mesmo apagadas. Embora seja indiscutivelmente um piloto de ponto, sempre há quem duvide de sua capacidade como um virtual campeão. Além disso, é um piloto querido pelos Tifosi, assim como Berger foi... e olha que nem coloquei o Berger como precedente do Massa em função dos graves acidentes que cada um sofreu pela Scuderia, hein?

f) Fernando Alonso = Alan Jones/Nelson Piquet
Nesse caso, a comparação com Jones (sei que ele veio dos anos 70) fica mais conta do tom curto e grosso, até mal educado do espanhol (e por manobras "vc que se exploda" dentro da pista). Em treinos e corridas, muito mais instintivo (Jones) que inteligente (Piquet), Alonso demonstra um talento nato, nada a ver com as sensacionais táticas criadas por Piquet.

g) Robert Kubica = esse vou ficar devendo uma comparação com algum piloto dos anos 80. O único que, para mim, se assemelha exatamente ao estilo do polonês é Clay Regazzoni, mas essa fica para um post sobre os anos 70.

Talvez Kubica possa ser compara ao Berger (pré acidente em Imola 89). Arrojo, pilotagem técnica temperados por pequenos milagres e muitos pódios.

h) ainda poderia colocar Barrichello como uma atualização do Jacky Ickx, Kobayashi na Sauber como um remix do Wendlinger na March, mas aí já ia virar bagunça, né?

+ Vendo a temporada 2010 por esse ângulo, se fosse feito um filme sobre essa temporada, poderia se chamar "De Volta para o Futuro", né?

+ Ainda seguindo esse raciocínio remix, Michael Schumacher seria o "Mirraél Schumárrer" (by Galvão Bueno). Pq? Ora, um carro confiável, veloz porém longe das vitórias, empurrado com um bom motor embora não o mais potente.

+ Ainda no "alfabeto flashback 80", na letra i:
i) Michael Schumacher/ Mercedes = "Mirraél Schumárrer"/Benetton Ford (1991)

+ Voltando ao presente, de uma hora para outra Rosberg passou a ser mais lento que Schumacher. Normal. Agora tudo está normal. É assim que funciona quando Schumacher é o primeiro piloto. O negócio é que o heptacampeão demorou para pegar o ritmo enquanto Rosberg já estava "na balada" dos novos F1. Você acho que Nico tem a liberdade de ter um carro igual ao do Schumacher?

+ Se a Mercedes tivesse feito um carro tão bom quanto o da red Bull, talvez, mas como eles tem que correr atrás da concorrência, claro, todasa sinovações vão para o carro do primeiro piloto. Coisa normal no automobilismo, ainda mais se esse primeiro piloto é o Fangio + Jim Clark da nossa época.

+ Além disso, na boa, Nico está fazendo bem seu papel: não passar vergonha. Na verdade, até esta sétima estapa da tempora, o "Rosberguinho" já fez bem mais do que todos esperavam em todo esse primeiro ano dele por uma equipe realmente de ponta.

+ Falando em Mercedes, Sutil teve uma recaída quanto a sua tendência para a destruição de carros, mas (recuperado do acidente na sexta e do azar no sábado) fez mais uma vez seu pequeno milagre de cada GP: 9° (e brigado) posto, para a felicidade do Seu Vijay Malhia.

+ Pior para o Liuzzy. Se eu fosse dono de equipe, já tinha feito uma proposta para o Sutil.

+ Na Mclaren, tudo azul, ou melhor, tudo prata, da cor dos troféus e da espuma do champagne. Em condições normais, as Red Bull estavam claramente segurando Button e Hamilton. Se deve muito a isso a afobação de Vettel na tentativa de ultrapassagem em cima do australiano.

+ Hamilton mereceu a vitória pelas performances fantásticas e desastradas até este momento em 2010. Um verdadiro showman, digno de ser comparado ao Mansell.

+ Button, como sempre marcou pontos. Muito bonitas as ultrapassagens do inglês. Primeiro, por fora em cima do Schumacher, depois a mesma coisa em cima do Hamilton.

+ Montreal de volta, Schumacher de volta, Massa de volta, as ultrapassagens de volta. Este ano está servindo para sedimentar as mudanças instituidas em 2009. As coisas estão voltando ao seu devido lugar. Como escrevi no meio deste post "De Volta para o Futuro", baby.

+ Ah, e a Ferrari? Bom, digamos que o melhor piloto com motor Ferrari em Istambul foi... Jaime Alguersuari. KARAI!

+ Nos vemos no GP do Canadá. Ainda bem, tava com saudades.

OBS: não é por nada, mas... o que mais gosto no Gilles Villeneuve, é o traçado do GP do Canadá em Montreal, ehehehhehe.

OBS2: Sorry, Villeneuve Sr´s fans, kkk.


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br
@FernandoRingel

sexta-feira, 12 de março de 2010

GUIA VEL MAX F1/2010: Mclaren - Mercedes

McLaren: Prata na carenagem e sangue nos olhos

_

"feringel@yahoo.com.br: para finalizar, como está a Mclaren?

[c=12]Pedro Ivo: Button e Hamilton estão parelhos. Embora o carro seja feio de doer, geralmente Jenson e Lewis ficaram com facilidade entre os 5 primeiros."

_

_

__Ironicamente, a última vez que uma equipe teve dois campeões mundiais como companheiros foi na... McLaren, em 1989 com Prost e Senna. Parece que o time de Woking está querendo retornar a esses bons tempos. Depois de ter perdido um título ganho (até com sobras) em 2007, conquistou da maneira mais suada a taça em 2008. A temporada passada foi dividida em duas "metades" bem distintas: primeiro o carro pouco andava e dava mais raiva que qualquer coisa. Na segunda metade a equipe que re-ascendeu magnificamente e venceu, fechando o ano como a terceira colocada no campeonato.

_

Para 2010 fizeram um carro bem diferente do ano passado. Contam com os dois últimos campeões mundiais nos seus cockpits, ambos ingleses, num time inglês (se fossem motores Cosworth no lugar dos Mercedes, TUDO no time seria da terra de Sua Majestade). Se essa junção das "coisas de casa" trará bons frutos ou discórdia e problemas à equipe, só 2010 dirá.

________________________________________________________(Texto: Pedro Ivo)

_

FR – Para quem não se lembra, a BRM foi uma das principais equipes da F1 até os ano 70. Sua sigla é a abreviatura de British Racing Motors. Com toda essa "inglesada junta", não fossem os motores alemães da Mercedes, a Mclaren poderia ser apelidade de BRM.

_

Quanto a nova Mclaren MP4/25, RESUMINDO, é feinha por fora, mas cheia de beleza interior.

_

1 - JENSON BUTTON (Inglaterra)

_

Quem é?

O campeão do ano passado já foi chamado por muitos de "Barrichello inglês". Button começou em 2000 como grande promessa, mas fez teve alguns contratempos, pegando uma Renault em tempo de crescimento, e logo depois a BAR (onde conseguiu pódios e bons resultados).

_

Depois disso veio a primeira temporada na Honda, onde ele foi apontado de fato como potencial postulante a um futuro título. Entretanto vieram os anos de vacas magras da montadora japonesa, e Jenson passou a ser apontado como aquele piloto que não deu certo. Quando tudo parecia perdido, um tal Ross Brawn surgiu na equipe e não só alavancou novamente a carreira do inglês, como o fez campeão mundial.

_

FR - Você já ouviu falar daquele filme, “A Volta dos Mortos Vivos”? Button estava aposentado até pouco antes do início da temporada passada. Assim como Damon Hill, James Hunt e Nigel Mansell, ganhou um título merecido, mas não o título do ano em que foi o melhor piloto.

_

No mais, poucas vezes um macacão da Mclaren cai tão bem em um em piloto quanto em Button. Vai ver é coisa do destino, em 1999 Jenson testou pela primeira vez na F1, em uma Mclaren... 10 anos depois ganhou um título improvável e em 2010 finalmnete se torna piloto da equipe. História bonitinha, né?

_

_

Vale o quanto pesa?

Button tem em 2010 o seu maior desafio. Terá um companheiro de equipe que será um inimigo na trincheira, muito mais hostil do que Barrichelo fora na Brawn GP. Além disso, não terá mais a assessoria de Ross Brawn e seu carro teoricamente deixou de ser o melhor do grid, ainda que não tenha deixado de ficar na linha de frente.

Agora é a hora de Button, aquele tipo de piloto que consegue extrair um desempenho sempre melhor que o que seu carro pode lhe dar, provar se o título do ano passado foi apena sum golpe de sorte.

_

FR - Apesar de suas qualidades,se a sorte de campeão faltar... já era.

_

_

2 - LEWIS HAMILTON (Inglaterra)

_

Quem é?

Hamilton é o garoto-prodígio que assombrou o circo com uma estréia a lá Jacques Villeneuve, onde na primeira temporada conseguiu poles, pódios e vitórias. Por muito pouco - burradas dele mesmo, diga-se de passagem - não foi campeão em sua estréia, o que seria um feito incrível, se considerarmos que a única vez que isso aconteceu foi quando a categoria foi criada, em 1950.

Em 2008 lutou - literalmente - até a última curva pra ser campeão. E conseguiu! Ano passado, seu maior feito foi pontuar e vencer corridas.

__

FR - Um cara que não é um super gênio como Senna, Prost e Schumacher, mas sem dúvidas um dos grandes. Varia entre Mario Andretti e Nelson Piquet. Pô, tá ótimo, né? Preciso escrever mais alguma coisa?

Ah, só tem um ponto fraco: Interlagos

_

Vale o quanto pesa?

"O primeiro inimigo a se derrotar é seu companheiro de equipe". Essa frase se repete infinitamente no circo da F1. E pra Hamilton essa máxima vai valer mais do que nunca. Se em 2007 ele mostrou que conseguiu fazer isso com um adversário bicampeão mundial, em 2010 o seu desafio será tão grande quanto. E se ele quer ser dos grandes mesmo, tem que fazer isso.

_

FR – Tá de brincadeira, mano? Lewis "Robinho" Hamilton (em qualquer ciruito que não seja Interlagos), é favoritíssimo.

_
_
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Notas sobre o GP de Singapura /2009/

+ NOTA do GP: 6,0


+ Cheguei a uma conclusão: Sutil = De Cesaris remixado. Pq? Antes que me apedrejem, sou um defensor do Mito Andrea De Cesaris, que combinava lampejos geniais com muitas rodadas e batidas.


+ Só para esclarecer, compare esses dois vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=3T0F6Ze9uns (vá direto em 1:18)

De Cesaris roda e o cara que vinha atrás é quem acaba com a suspensão quebrada.


http://www.youtube.com/watch?v=_7I521UzcsQ (Sutil X Heidfeld)


+ Agora responda, Adrian De Cesaris ou Andrea De Sutil??????


+ Modéstia a parte, essa foi boa hein??


+ Ah?? Você ainda acha que o De Cesaris foi uma m&¨%%¨#@? Veja só esse video do Mito com nada mais nada menos que, Niki Lauda http://www.youtube.com/watch?v=aEPwMrY5JUA


+ Digo e repito, Gilles Villeneuve – Ferrari = De Cesaris


+ Sobre o Fisichella, nesta semana tem um post especial, uma EVOLUÇÃO sobre bons pilotos estragados por carros fracos e casos de bons pilotos e bons carros que não se entenderam. De Erik Comas, passando por Zanardi até chegar aos dias atuais. Já, já aqui no VEL MAX. Não perca.


+E o Barrica, hein? Digo o seguinte, torcer por ele é como torcer pelo Fluminense, pelas seleções do Uruguai e da Holanda ou pelo Alesi, Robby Gordon... você pode até ter simpatia, mas você vai se irritar se começar a torcer por eles. Melhor você dar só uma olhadinha de vez em quando porque “quando não tem ninguém olhando”, você se surpreende com uma vitória ou lance memorável desse pessoal "8 ou 80".


+ Apesar dos pesares, Rubens fez bem o seu papel, não fossem as cinco posições perdidas por causa do câmbio...


+ Quem também fez bem o seu papel (de coadjunvante) foi Mark Webber. Com problemas nos freios, saiu da pista... e da briga pelo título.


+ Convenhamos, Webber campeão??? Já basta o Button estar disputando o título. Como disse Jesus Cristo "Dai a Cesar o que é de Cesar".


+ MUITO OBRIGADO ao leitor Alan Roberto, pela dica quanto a passagem bíblica acima. Valeu!

+ Na parte de trás do grid, Gorsjean vai fazendo bem o seu papel de... Nelsinho Piquet.


+ HUAHAUHAUHAUHAUHAUAH desculpe a brincadeira.Prometo que foi a última. IRONIC MODE OFF.


+ Ainda quanto ao "Salsicha", esse cara é o homem “mais parecido com todo mundo na história da F1”. Pq???? Grosjean é praticamente um SEPARADOS NO NASCIMENTO ambulante. Nos próximos dias tem post aqui no VEL MAX explicando o porquê.

+ Button mais uma vez correu como se estivesse assistindo a corrida. Como disse Stirling Moss Correr somente para chegar ao fim e conseguir alguns pontos nunca me interessou. Há quem faça isso e vi muitos a fazê-lo ao longo dos anos, mas a minha filosofia era diferente. Podia ser a errada, mas eu era piloto”,


+ Ouviu Button?

+ Por outro lado, Prost venceu quatro títulos, Hakkinen dois e Button está disputando o de 2009, enquanto Stirling foi vice quatro vezes e velocistas do calibre de Peterson, Villeneuve e Alesi (entre outros velocistas), nem chegararm perto disso. Será que essa é a prova de que a F1 é uma categoria onde "devagar se chega longe"???


+ Timo Glock = Frentzen remixado?


+ Digna de palmas a pilotagem do alemão. Em um carro que vem caindo pelas tabelas, em uma equipe que nunca acertou o passo (apesar de riquíssima), Timo não ameaçou, mas também não deu chances para os ataques de ninguém.


+ Como diria o meu pai, “ele trabalhou como um relógio’. Seguindo o raciocínio, Timo poderia fazer propaganda de alguma marca de relógios. O slogan poderia ser “What´s GLOCK is it?????”


+ Falando sério, a fase atual Toyota me lembra a Prost Grand Prix com a dupla Panis e Trulli. (e olha que não é pq o Trulli estava lá). Falo isso porque a Prost tinha figurões em seu staff, patrocinadores de peso, carros bonitos, bons pilotos, mas os resultados...


+ De vez em quando Panis e Trulli até apareciam nas transmissões, geralmente em função de algum acidente (principalmente no caso do Trulli).


+ Só para lembrar, a Prost faliu, viu Toyota????


+ Sobre o GP de Singapura, fica claro que o carro da Toyota vai bem basicamente nos circuitos travados (com asfalto bem liso) ou sob calor. Fica claro como essa é uma característica dos carros de F1 da Toyota.

Glock e Trulli largaram na primeira fila do GP do Bahrein desse ano. É só lembrar que ano passado, Timo Glock conquistou seu primeiro pódio em Hungaroring, pista tradicionalmente travadésima e quente.


+ A BMW, com seu aerofólio dianteiro que parece ter sido inspirado em uma tábua de passar roupas, conquistou mais um pontinho com meu brother Kubica.


+ Por falar no polonês, que coisa linda a briga entre Barrichello, Kubica e Kovalainen na primeira volta. Em um circuito de rua, com pneus frios, ultrapassando e sendo ultrapassados a cada curva... e INCRÍVEL, todos os três, inteiros, completando a volta com sem um arranhão em seus carros...

+ Pô, fiquei espantado com a capacidade dos caras.


+ E a Renault, hein? Alonso segue fazendo mais do que o possível no carro mais feio dos últimos tempos. (tão feio que poderia estar no grd da IRL).


+ HUAHUAHUAHUAH, desculpa aí ao pessoal da IRL, na verdade esse carro da Renault é mais feio que os Dallara.


+ Quanto a Red Bull, realmente, está faltando ENERGIA, fôlego para a equipe vencer o campeonato. Provavelmente, Vettel vem se envolvendo em acidentes e situações embaraçosas dentro da pista (como a saída de pista na ssegunda perna de Lesmo, em Monza) porque o carro já deu o que tinha que dar... e não foi o suficiente para vencer o campeonato. Batidas e rodadas costumam acontecer quando o piloto está tentando andar mais que o carro... e é aí que fica claro o talento do meu xará Alonso... marcando pontos e até ameaçando vencer a bordo "daquilo"...


+ Quando foi a última vez que o espanhol bateu ou rodou????


+ Como diria o meu pai “Ele trabalha como um relógio”.


+ E o Raikkonen, hein? SE FERRARI

+ Sou só eu ou vocês também estavam torcendo pela Williams?


+ Incrível como a equipe do Tio Frank está batendo na trave nos últimos tempos. Foi de chorar ver o Rosberg em último, tomando uma volta do Glock e, pela câmera on board, ver claramente como o piloto da Williams estava mais rápido, empurrando o alemão da Toyota... que estava onde Nico deveria estar, na segunda posição.


+ Não fosse a história da equipe, faz tempo que a Williams teria sido vendida ou saído da F1.


+ Finalizando as notas sobre mais um GP da F1, hoje estréio uma velha idéia. A foto no início deste post é um papel de parede. É só você clicar para ampliar e salvar no seu computador. O primeiro de uma série de presentinhos para vocês, amigos do VEL MAX.


Um abraço,
Fernando Ringel

sábado, 26 de setembro de 2009

(CHARGE) Hamilton após os treinos classificatórios...

OBS: Pai, não fiz a pole, mas eu também estou no VEL MAX! Huahuahuha.


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Evolução da Espécie: "Aerodinâmica"

Brabham 1972 (Indy 500) > Williams FW26 (F1) > Hamilton (F1) >> Mônica
_
_
__Por que o Hamilton? Preste atenção no dois dentes da frente do piloto da Mclaren... não lembram os aerofólios do Brabham usado pelo Rutherford na Indy 500 e a Williams de 2004????? A Mônica foi só a "cereja dentuça" do bolo, hauhauhuahuahuahuah.

OBS: Antes de postar pedi a opinião do Edu Azevedo, modera da F1 Brasil. O nome dessa EVOLUÇÃO, "AERODINÂMICA" foi sugestão dele. Ehehehe, valeu Edu!
_
_
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Lewis Villeneuve ou Jacques Hamilton?

Villeneuve (esquerda) e Hamilton (direita): Estréias meteoricamente iguais, apesar de mais de 10 anos de diferença entre elas

Por Pedro Ivo
Este texto aqui ficou engavetado durante um tempão. Eu tinha a idéia de fazê-lo ainda na pré-temporada ou logo após a primeira corrida de 2009, mas outros assuntos (pessoais e do blog) foram adiando ele. Aí a vitória de Lewis Hamilton no GP da Hungria - um tanto quanto ofuscada por incidentes durante a corrida, como o acidente de Felipe Massa, e fatos posteriores, como a saída da BMW e a volta de Michael Schumacher para substituir Massa - me pareceu uma boa oportunidade para fazer esse post.

O piloto canadense e a jovem revelação inglesa tiveram, cada um ao seu tempo, as estréias mais meteóricas da categoria. Ambos chegaram como badalados segundos pilotos nas escuderias que disputavam (Williams em 1996 e McLaren em 2007) e ambas escuderias eram tidas como as melhores em seus tempos. A Williams continuava mt competitiva, mesmo sem ter títulos há duas temporadas, e a McLaren prometeu entrar em 2007 arrasando tudo, mesmo com um jejum de nove anos de títulos de pilotos.

Além desses fatores, ambos tinham companheiros de equipe bem mais experientes. Villeneuve veio dos Estados Unidos (ou seja, da Fórmula Indy) e tinha Damon Hill como adversário, que já tinha bastante experiência, e naquele mesmo ano se tornaria campeão. Já Hamilton entrou em 2007, oriundo da GP2, tendo na mesma equipe um bicampeão mundial (Alonso) que saiu da equipe que estava a peso de ouro para correr no time de Ron Dennis. Ambos também conseguiram pódios na corrida de estréia e demoraram menos de dez corridas para conseguirem a primeira vitória. Mas, no aspecto estréia em si, Hamilton talvez tenha até superado Villeneuve, pois só perdeu o título de 2007 por um ponto (Villeneuve perdeu por 15 pontos em 1996). De toda maneira, tanto um quanto o outro impuseram um ritmo forte de corrida logo na primeira temporada.

Logo no ano seguinte os dois foram campeões. Coincidentemente ambos em cima de uma Ferrari, com Schumacher em 1997 e Felipe Massa em 2008. E os históricos continuam a se confundir na terceira temporada de cada um...

Jacques Villeneuve na Williams que lhe rendeu o título mundial de 1997

Em 1998 a Williams caiu vertiginosamente, e em 2009 a McLaren passou a ser coadjuvante, frente a equipes como RBR e Brawn. O time de Woking, no entanto, parece ter achado novamente o caminho das vitórias, visto que Hamilton levou essa etapa da Hungria. Porém, resta saber se foi um relampejo ou se há uma melhora de verdade.

As diferenças podem surgir a partir da próxima temporada. Vale lembrar que Villeneuve em 99 partiu para a BAR, numa empreitada que gastou rios de dinheiro (e lhe rendeu mais alguns) e só rendeu resultados cinco anos depois, ironicamente com sua demissão da escuderia. E Hamilton agora corre pra provar que não é um novo Jacques Villeneuve. Começou bem, pois já venceu uma enquanto tudo que Villeneuve conseguiu até sair da F1 foram mais alguns pódios e o nada gratificante apelido de "chicane ambulante".

Lewis Hamilton na McLaren MP4/24, modelo que ele está pilotando na temporada 2009

Essa temporada pode representar o ponto de virada na carreira de Hamilton. Ainda que ele tenha grande preferência na McLaren e seja invariavelmente o primeiro piloto por sabe-se lá quanto tempo, é bom lembrar que nenhum piloto, por mais simpatia que tenha dentro da equipe, dura sem obter resultados. E é desses resultados que Hamilton mais precisa agora, para não ser estigmatizado como um "novo Villeneuve".

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Trabalho de Faculdade (01): Matéria Perfil


Lewis
“BLACK POWER”
Hamilton
Por Fernando Ringel
_
_
___Em 7 dia janeiro de 1985 nascia o menino que, vinte e três anos depois, se tornaria o mais jovem piloto, e o primeiro negro, a conquistar um título mundial de F1. Coincidência ou não, o tal menino foi registrado como Lewis, em homenagem a Carl Lewis, primeiro negro americano a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas.

Porém, antes de tudo isso, quando ainda iria estrear na categoria, no GP da Austrália do ano passado, pouco se sabia sobre esse tal Lewis Hamilton. Praticamente ninguém sabia, ou quase ninguém tinha interesse de saber quem ele era. O que causava mais curiosidade em torno da contratação de Lewis era mesmo o fato deste inglês ser negro. Poderia-se pensar que uma equipe necessitando de dinheiro contrataria um negro para chamar atenção da mídia e assim atrair patrocinadores, mas esse não era o caso. Todos estavam de olho no rapaz que estreava de cara na segunda equipe mais tradicional da
F1, a Mclaren, uma espécie de Ferrari inglesa.
Para surpresa geral, desde a primeira corrida, o novato anda tão ou mais rápido que o seu companheiro de equipe, nada mais, nada menos que o bicampeão mundial Fernando Alonso e quase dois anos depois, Lewis conquista seu primeiro título mundial com estatísticas capazes de envergonhar muitos nomes consagrados da F1.
Com tanto sucesso, hoje todos sabem que Hamilton adora ouvir rap, e que, o novo ídolo inglês está noivo.
Apesar de em apenas dois anos acumular a incrível marca de um título e um vice campeonato, Anthony Hamilton, pai de Lewis, recentemente disse que o primeiro piloto negro da F1 pode abandonar a categoria em função do preconceito.
Hamilton, feliz da vida após o GP do Brasil, preferiu não dar seqüência às declarações do pai, “quero curtir cada momento da conquista do título. Esta é a realização de um sonho de infância”.
_
X
_
Amigo do VELOCIDADE MAXIMA,
este, entre um monte de trabalhos da facul, foi o principal motivo da queda no número de posts aqui no blog. Esta é uma Matéria Perfil, texto que visa contar curiosidades da vida pessoal de alguma personalidade, o tipo de matéria que recheia a Caras e outras revistas sobre pessoas famosas.
Para o trabalho recebemos alguma opções de celebridades: Barack Obama, Amy Winehouse, Felipe Massa, Lewis Hamilton e Roanaldo Fenômeno.
Tentei escrever sobre o Massa, mas sinceramente, o texto não estava ficando "massa", ehehehe. O texto estava meio fraco para falar a verdade. Como não sei quase nada do Amy Winehouse e não estou muito interessado no Ronaldo Fenômeno, sobrou Obama e Hamilton. Não tive tempo para pesquisar, e como estava quase na hora de entregar o trabalho, escolhi o Hamilton.
Valeu apena. Mais rápido que a pole do Massa em Interlagos, terminei o texto.
Tirei 8,7 no trabalho e passei. Irrááááááááá!!!!!
_
_
Fernando Ringel

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Separados no Nascimento (16): Hamilton X Dentinho

_ Alguns membros da F1 Brasil não viram nenhuma semelhança entre Hamilton e Dentinho. Realmente eles não são muito parecidos, ainda mais porque na foto o inglês aparece com bonê.
A semelhança está no sorriso. Repare que os dois tem os dentes da frente separados. Sempre achei que se você tem que explicar uma idéia é prova de que essa idéia não é tão boa assim. Bom, vivendo e aprendendo, "eu me senti gênio" e dei uma de Hamilton no GP da China do ano passado.
De qualquer maneira, obrigado pelo toque do pessoal.
_

Fernando Ringel