segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Notas sobre o GP do Japão


+ Eu disse para ficar de olho na Kazuki. E continuo achando que não errei. O incidente da suspensão quebrada do Coulthard ajuda a desmistificar essa fama de trapalhões que os pilotos japoneses tem. Kazuki vinha na dele até que Coulthard passou desgovernado levando o bico do carro do japonês.
Posso apostar que a grande maioria das pessoas ao ver o COulthard rodando, batendo e o Nakajima sem o bico acreditaram que a culpa foi do japonês. Eu mesmo pensei em escrever assim: “ Eu tinha dito quepara o pessoal ficar di olho no Nakajima... isso se ele conseguir ficar na pista”.

+ Como disse o Nelson Piquet “ É muito perigoso largar no meio do bolo” e os pilotos japoneses sempre estiveram em carros meia boca no meio do pelotão.
Largando de trás não é difícil causar ou se envolver em um acidente. Ronnie Peterson que o diga. _
+Kimi Raikkonen está com cara de Nigel Mansell em 90, quando o Leão disse que se aposentaria o fim da temporada.

+ Vindo lá de trás e já na liderança na primeira curva, Kubica me lembrou a largada do Alesi em Portugal 93. Depois de ver o replay, a largada do Alesi foi mais bonita (eheheheh), a largada do polonês não foi nada demais. Ele só estava no lugar certo enquanto todos os outros entraram pelo cano por causa de Lewis “Exterminador do Futuro” Hamilton. Tentando dar uma de Massa na Hungria.

+ Pior foi o Raikkonen que acabou bloqueando o Massa. Por falar em Mansell, Raikkonen, Ferrari e aposentadoria, essa “ajuda“ do Raikkonen na largada em Fuji foi digna da “ajuda” que o Mansell deu para o Prost no Estoril em 90.
RESULTADO: As duas Ferraris ficando para trás.

+ Quanto ao totó a lá Paul Tracy que o Massa deu no Hamilton era uma coisa inevitável. O inglês tem estilo agressivo, certo? Certo, mas Lewis gosta de ultrapassar jogando o outro para fora da pista, fazendo firula, “dando peteleco na orelha do piloto ultrapassado”. Uma hora isso tinha que acontecer mesmo...

+... e digo mais, no mundo inteiro, tirando um ou outro inglês e a família do Hamilton, a maior parte da audiência da F1 ficou satisfeita da ver o inglês levar a pior.

+ Na saída do box, “Burdé” fez o que todo piloto tem que fazer. Defendeu a sua posição, e por dentro da curva, ou seja, na preferência. Mas para a FIA parece que não é bem assim.

+ Sebastian Bourdais é com certeza um dos caras que mais bate na trave, coisa de louco. O cara precisa desesperadamente de um bom resultado e já a algumas corridas ele chega a sentir o cheirinho dos pontos ou dos pódio e no final... fica na vontade.

+ Apesar de estar mostrando ser rápido, patrocinador se interessa por resultado. Resultado = lucro, lucro = dinheiro, dinheiro = F1.

+ Sem resultado, sem equipe para correr.

+ Eu mesmo disse que a temporada 2008 significa para o Alonso o que a temporada 93 para o Senna. Dessa vez eu bati na trave. A temporada 2008 significa para o Alonso o que a temporada 92 significou para o Senna, com o carro tendo raras chances de vencer.

+ Isso me lembra um comentário do Michael Andretti: “ Em 93 tinhamos um bom carro, mas o carro de 92 era struggling. Fiquei espantado de saber que aquele carro venceu 5 corridas”.

+DICIONÁRIO VELOCIDADE MAXIMA TOTAL DE AUTOMOBILISMO,
Struggling: carroça, Belina, Opala, Chevette, Fusca, Honda RA-08 e o carro velho daquele seu tio chato.

+ Renault 2008 = Mclaren 92 com Michael Andretti como segundo piloto.

+ Isso é para ilustrar que o Nelsinho e o Andretti são bem melhores que seus esporádicos bons resultados, como esse bom quarto lugar em Fuji. Esse é o Piquet de verdade. Cingapura e Hockenheim são dois extremos que não expressam realmente quem o Nelsinho é. Silverstone, Hungaroring, Magny Cours e a corrida de ontem em Fuji sim. Um piloto do nível da f1, o que já é perto da genialidade, mas nada além disso.
_
+ Já que estamos falando de Senna e temporada 92, essa vitória do Alonso é parecida com as vitórias do Senna em Monza e, por causa da largada cheia de trocas de posição, Hungria.

+ Kubica conseguiu manter sua chances matemáticas de título.

+ NAS ENTRELINHAS: chances matemáticas = o título já foi para as cucuias

+ Vamos falar a verdade, Kubica fez muito. Heidfeld fez o normal, o que se esperava da BMW. O duelo entre o polonês e Raikkonen foi digno daquele clássico entre Hakkinen e Alesi no Estoril em 93. Não que tenha sido tão bonito quanto, mas Kubica parece ter mais garra que os pilotos de hoje, realmente a maneira como ele se defende lembra mais os pilotos da década de 70 e 80.

+ Kova remador. Dessa vez afundou.

+ Como diria a série Grand Prix: “Heiki Kovalanainen is out of the race”.

+ Gosto do Kova, mas queria ver o Sutil com o carro do finlandês. Acredito que a Mclaren teria, no mínimo, uma “Sutil” melhora no desempenho.

+ Barrichello? Se for para continuar na Honda dessa maneira, que vá mesmo para a Penske.

+ Quando o Massa veio para cima do Webber me lembrei do GP de Nurburgring de 95. Naquela corrida o Hill teve a chance de ultrapassar nas primeiras voltas, na entrada da chicane, mas como estava muito molhado, era o início da corrida, Hill estava sob uma tremenda pressão da imprensa e o inglês resolveu esperar. E esperou a corrida toda, a força, porque o Schumacher era um tipo de mistura entre Trulli e Hamilton. Fechava a porta jogando o cara de trás para fora da pista. RESULTADO: Hill teve que tentar a ultrapassagem e quando tentou saiu da pista e abandonou.

+ Por que lembrei disso? Porque a ultrapassagem do Massa sobre o Webber foi o mesmo caso do Hill em Nurburgring. O inglês pensou, o Massa foi de uma vez e o Webber só percebeu quando viu a Ferrari na sua frente.

+ Foi bonito, mas costuma dar errado. Ainda acho que o Hill foi o mais correto, mas são essas manobras “doidas” que fazem a festa de quem assiste a corrida pela TV. Essa ultrapassagem do Massa vai aparecer em tudo quanto é vídeo tributo quando ele se aposentar da F1.

+ Por falar em vídeo tributo, essa semana vi um sobre Vitorio Brambilla. Apareceram imagens dele duelando com James hunt em Fuji, em 76. A diferença de velocidade com os carros de 2008 é absurda. Eu, que de vez em quando ainda jogo World Circuit, tinha tido a mesma impressão com Suzuka há dois anos atrás.

+ PÔ!!! Só por que eu fiz um post desejando boa sorte para o Massa e para o meu Mengão os dois entraram pelo cano???? Assim não dá meu....

+ Semana que vem tem GP da China. Boa sorte ao Massa! Já quanto ao Flamengo, o Hexa do Campeonato Brasileiro ficou para o ano que vem mesmo. Resta torcer pelo Mengo na SuperLiga...
+Eca! Aqueles carros são tão feios quanto os Dallara da IRL (eheheheeheh), mas isso já é assuntou para um outro post.
_
_
Fernando Ringel

Nenhum comentário: