sábado, 4 de outubro de 2008

Jogos Clássicos (02)

_
Super Monaco GP, versão ARCADE
_
Por Fernando Ringel
_
_
Quando upei na F1 Brasil o post sobre o Virtua Racing, alguns membros se lembraram de outros jogos da era 16 bits. Claro, Super Monaco GP foi um dos mais citados.
Então perguntei:
_
“Qual é a diferença? Sempre que eu via o fliperama do SMGP eu não me interessava, porque jogava em casa. – Monocromático respondeu:
“Jogar SMGP no arcade (na cabine, com som 3D) foi uma das experiências mais fantásticas da minha vida. Não pode ser comparado com a versão do Mega.”
_
Nossa! Assim que li a resposta do Monocromático, sem muita esperança, novamente comecei a tentar aprender a fazer uma rom funcionar no MAME. Ainda bem que o tempo passa e as coisas são melhoradas. Para a minha surpresa já e possível baixar o emulador com todas as bios configuradas.

Li o abençoado tutorial do link abaixo ( http://guiamame.blogspot.com/2007/01/tutorial-m.html ) e em poucos minutos eu já estava babando em frente ao monitor do meu computador. Como pude pensar que o Super Monaco GP do Mega era tão bom?
_
Exatamente como disse o Monocromático, a versão do arcade não pode ser comparada com a do Mega Drive. O carro balança de um lado para o outro, nas primeiras tentativas me senti um Ronnie Peterson em um F1 dos anos 70, saindo de traseira até nas retas. INCRÍVEL!!!!
_
Na minha primeira tentativa me classifiquei apenas em décimo. Mesmo batendo muito fiquei impressionado com a sensação de velocidade dos gráficos “2D aditivados”.

Fiquei pensando comigo mesmo: “Se em 1989 a própria Sega tinha feito o arcade do Super Monaco GP tão divertido, como o Virtua Racing pôde ser lançado, e relançado, eternamente com aquela dirigibilidade “precária”???
_
Além de ser divertido Super Monaco GP versão arcade realizou um antigo desejo meu: cada carro tem uma pintura diferente. Na foto ao lado você, dentro de uma Mclaren, vê a esquerda uma March, e mais na frente os carros da Lotus, Benetton e Ferrari... tudo isso sem contar nos os acidentes infinitamente mais realistas que na versão Mega Drive. Se você vier por fora e fechar o carro que está por dentro, provavelmente, você vai rodar e o outro carro sairá voando para fora do circuito.

Para dificultar alguns carros tem problemas e ficam parados no canto da pista. De vez em quando o motor de algum carro estourará na sua frente.
Nesse fantástico jogo a sua missão é não ser desclassificado. A cada volta o limite cai, te obrigando a ir conquistando posições. Na última volta, quer dizer, depois de alguns “Game Over” quando você conseguir chegar a última volta, todos os carros abaixo do sétimo lugar já foram desclassificados, e se você estiver entre os três primeiros, se por algum acaso algum carro te ultrapassar ou você bater reze e feche todos os oponentes porque se você cair para o quinto lugar... tchau, Game Over, de novo.
_
O jogo tem algum defeito? Bom, Super Monaco GP versão arcade, tem apenas uma pista, MAS QUE PISTA!!!!! Praticamente uma mistura entre o velho Osterring e Mônaco.
A pista é uma das coisas mais lindas que já vi! A velocidade é impressionante para um jogo 16 Bits. Como diria o Cid Moreira: “Isso é um ESPANTO”, eheheh.!!
_
X

Deixei para postar nesse final de semana porque tenho experiência de ver posts mais elaborados ser soterrados por causa de um final de semana de GP. Nesse tempo continuei jogando SMGP e descobri que chegando entre os três primeiros você joga mais uma rodada, na mesma pista, sem direito a volta de classificação para disputar a corrida sob chuva. Acredite se quiser, o carro derrapa como se estivesse sem aerofólio traseiro... É SENSACIONAL!!!

Por enquanto, na chuva, ainda estou apanhando para me manter na pista, mas depois que eu conseguir chegar entre os três primeiros, como será a próxima corrida????? Seria durante a noite??????

Clique nos link abaixo e jogue você mesmo.

ROM do SMGP Arcade
http://www.4shared.com/file/65769262/91303c03/SMGP.html
_
XX

COMANDOS

Para jogar aperte a tecla nº 5 para colocar crédito. Depois aperte a tecla nº1 para começar a jogar.

CTRL - Acelerador
ALT - Freio
Setas para a direita e esquerda – direção
Se você tiver algum problema com a velocidade do jogo, aperte F8 ou F9 para ajustar o número de quadros por segundos.

XXX

Nas próximas semans mais jogos TOTALMENTE CRÁÁÁÁÁÁSSICOS aqui no VELOCIDADE MÁXIMA TOTAL. Não perca!
_

2 comentários:

Diego Said disse...

Muito bom! Muito bom mesmo!!

Eu jogava direto o Super Monaco GP do mega drive... mas num sabia da existencia de um arcade dele.... show de bola

Continua trazendo estas reliquias!!!!!!

Anônimo disse...

Esse é excelente , eu tambem tinha do mega , quando tinha 3 anos , so vivia jogando isso e nem sabia que existia o arcade , quando joguei no mame , a jogabilidade é mais avançada daquele tempo para mim!!!!!!! Excelente Post