segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Notas sobre o GP da Bélgica

+ Bonita essa foto, né? Isso aconteceu ainda no início da corrida, quando Raikkonen, assumiu a liderança da corrida até duas voltas para o final...

+ Tenho a impressão de que assistimos a uma corrida clássica. Hamilton estourando a champagne no pódio, com a neblina no fundo, garoa, me lembrou Ayrton Senna no pódio em Donnington 93. As pessoas podem não gostar do inglês, mas é inegável que ele tem algo especial. A incrível diferença de desempenho para todos os outros na chuva foi algo assombroso, uma coisa que só me lembro de ter visto nos tempos do Senna e do Schumacher.

+ Esse algo mais fica ainda mais evidente se levarmos em conta que o inglês ainda está no meio da sua segunda temporada na F1. Que eu me lembre, o único estreante que chegou andando tão forte quanto Hamilton foi Damon Hill. Legal como o tempo está dando o devido valor ao campeão de 96.

+ A verdade é que Hamilton deu uma de Nelson Piquet, correndo com o regulamento embaixo do braço, com extrema malícia. Realmente fez o que o regulamento pede só que a malandragem não colou.

+ ... ou não era conveniente que colasse, vai saber...

+ Mesmo assim, não me venha dizendo que a Mclaren foi roubada. Será que a Ferrari tem mais poder junto a FIA que a Mclaren???? Óbvio que a Ferrari iria pedir a desclassificação do inglês. Dessa maneira a Scuderia ainda sairia lucrando com a vitória do Massa.

+ E digo mais, exatamente por causa da força da Mclaren é que o Hamilton recebeu apenas 25 pontos de penalização.

+ Sei que vou apanhar por escrever isso, mas pensando sobre a corrida de ontem fico impressionado do Senna não ter perdido a Super Licensa depois do que fez na largada do GP d Japão de 90.

+ Com toda essa historia quem perdeu foi o Raikkonen. Adeus bi campeonato. Felipe Massa, bem ao estilo Prost desceu do carro feliz pelos pontos do segundo lugar e disse: "Os caras estavam brigando como se essa fosse a última volta do campeonato".

+ Kova remador. Mais uma vez, larga bem, vem se recuperando, tem algum contratempo, vai lá para trás, vem de novo... e com com muita garra termina em 5º, 6º lugar... em Spa abandonou na última volta.

+ Quanto ao pelotão do meio, fiquei puto com a sétima colocação do Bourdais.

+ Na largada não entendi nada. Um carro com o motor, aparentemente estourado, soltando muita fumaça. Na Saint Devote vi uma STR tendo que desviar por fora e perdendo muitas posições. Pensei: “Já era a corrida do Bourdais”.

+ Depois o francês apareceu em quarto, um excelente quarto lugar durante toda a corrida. Quando o Raikkonen bateu fiquei feliz da vida, era só o Bourdais levar o carro até o final.

+ Na linha de chagada passou o Massa, (êêêêêêê) apontou uma STR com um monte de carros atrás. O Alonso passou, fiquei na expectativa de que não tivesse dado tempo de passar antes da linha de chagada. Fiquei prestando atenção na STR. O piloto vibrando muito, mas não fiz nenhuma festa. Achei estranho o capacete do piloto,todo escuro.

+ Fiquei sem entender nada. P*%$ DA VIDA!!!
Apesar de tudo, “Burdé” terminou em sétimo... ruim mesmo para o francês foi o Vettel “Bolas de Aço” terminar em quarto.

+ E o Heidfeld? De onde esse cara saiu?

+ Por que torcer pelo “Burdé”? Porque, na minha opinião, a F1 é apenas a categoria em que se ganha mais dinheiro. Vai dizer que o Ari Vatanen é uma porcaria só porque não correu de F1? Ari Vatanen é gênio.
Vai dizer que o Rick Mears é ruim porque não correu na F1? Que o Michael Andretti é um droga por que não foi campeão? Bourdais é muito bom. Uma pena foi o Vettel ter chegado na frente do francês. De qualquer maneira o desempenho em Spa serviu para que as pessoas encarem o tetra campeão da Champ Car com mais respeito.

+ Por falar no Vettel, quando li aquela noticia do peso nas calças pensei na chuva, nos acidentes dos treinos e como ele é quase um estreante, achei que ele estava falando que tinha se borrado, eheheh.

+ Tem gente que fala que os pilotos dos anos 70 tinham boas de aço. Pelo jeito o Vettel também tem... alem de ser incrivelmente rabudo.

+ Ainda falando no Vettel... Coulthard a caminho da aposentadoria. Depois da performance do Vettel, Bourdais e Webber, realmente parece ser o final da carreira do escocês, diga-se de passagem, com exceção dessa passagem pela RBR, Coulthard foi um excelente piloto.

+ Cadê o Kubica? Ontem Kubica foi Heidfeld e Heidfeld foi Kubica, se e que vcs me entendem...

+ Por falar no alemão, que ultrapassagem linda em cima do Glock, hein? Salvas as devidas proporções, foi coisa do top da ultrapassagem do Hakkinen em cima do Schumacher em 2000.

+ Quem diria que o Trulli levaria um couro do Glock ...

+ Melhor não falar da Honda. Prefiro não usar palavrões pesados aqui no VELOCIDADE MÁXIMA.

+ Quer saber sobre a corrida das Force India? Procure no Wikipedia.

+Uma coisa tem que ser dita: com um carro desses é de se admirar que Fisichella e Sutil cometam pouquíssimos erros.

+ É aquele negócio “tudo tem o seu lado bom”. Isso demonstra a capacidade da dupla da Force Índia.

+ O Cleber Machado tem um talento especial para narrar corridas marcantes. Monaco 92, Áustria 2002, Bélgica 2008...

+ Legal foi quando apareceu o replay em câmera lenta do Kovalainen fritando o pneu na Bus Stop. Cleber disse:
_ Aí você vê a Mclaren fritando o pneu dianteiro traseiro. – Reginaldo Leme concerta a mancada ao vivo e Cleber pergunta:
_ O que eu disse? – Reginaldo responde em tom de riso:
_ Pneu dianteiro traseiro.
_ Ah, é que eu lembrei da Tyrrell de 6 rodas desse ano... – Tyrrell de 6 rodas desse ano? O quê? Cuma? Como? What?!?!?!?!

+ Nesse replay em camera lenta deu para perceber o quanto o aerofólio dumbo ficou lindo com o prateado e os frisos vermelhos da Mclaren. Acredito que esse Mclaren será lembrado como um padrão de beleza para os carros dessa década, assim como a Lotus 72 para os anos 70.

+ Sem dúvidas, daqui a alguns anos esse GP da Bélgica de 2008 será assunto para um GP MEMORIA, ou algum outro post do Speeder 76 no Continental Circus.

+ Mais uma corrida para justificar a tese sobre a genialidade de Hamilton. Se o cara morre, essa corrida vai significar para a história do inglês mais ou menos o que Monaco 84 significa para os fãs do Senna.

+ ... ou talvez Bélgica 2008 para o Hamilton seja equivalente a Suzuka 89 para o Senna.

+ Como alguém tem coragem de falar em mudar o traçado de Spa?????? Apesar de todas as mudanças, a única pista que permanece com o que todos gostamos na F1...


Fernando Ringel

Nenhum comentário: