quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Carros que Ainda Vou Dirigir (02): Ferrari F50 GT


Por Pedro Ivo


"Pessoalmente eu nunca fui fã de Ferraris, apesar de gostar muito de carros e ainda mais de automobilismo. Mas esse modelo tem um quê de especial.

Apesar dessa Ferrari visualmente parecer muito com a F50 - que é o modelo que a originou - tem grandes diferenças em outros aspectos.

Externamente possui um aerofólio traseiro maior e com um formato diferente (não mais "fluindo" da carroceria, como na F50 comum), pneus mais grossos com rodas diferentes, um para-choque dianteiro com outro formato e uma entrada de ar no teto, para ajudar na ventilação do interior. (foto ao lado)

O motor é o mesmo V12 4.7 central do modelo de rua, mas agora chegando ao limite de 10.500 rpm (!), tendo 680 cavalos (!!), e quase 53 kgfm de torque, tudo isso num carro que pesava 909 kg!
O desempenho, como era de se esperar, é impressionante. 0-100 km/h em 3,3s e máxima de 377,6 km/h, ante os 3,7s e 325 km/h da F50 normal.

Sente o som da "vermelha": http://www.youtube.com/watch?v=wCb0MOuAAlo

X

Apesar de ser um modelo muito especial, a Ferrari decidiu não continuar com a sua produção para corridas. Ela correria na categoria GT1 a partir de 1998, ano em que esse modelo foi desenvolvido, mas a escuderia do cavalinho rampante decidiu focar seus esforços na F1, desistindo da produção desse modelo para corridas de GT. Apenas três dessas Ferrari foram construídas."

XX

Uma das raras vezes em que um F50 GT foi exposto: http://www.youtube.com/watch?v=E1LmvPQhpyo&feature=related

"A Máquina" sendo ajustada nos boxes:
http://www.youtube.com/watch?v=Z7jQ200ewOU

XXX

Pesquisando as fotos para ilustrar o texto do Pedro, descobri mais algumas informações sobre essa MÁQUINA:

Em relação a Ferrari F50, o F50 GT (ao lado, foto dos dois modelos) ganhou quase 200 cv extras e o carro perdeu 400 kg.

As três unidades construídas foram vendidas sob a condição de nunca participarem de competições. Na pista de Fiorano (foto abaixo), Nicola Larini, piloto de testes, foi mais rápido que o 333 SP, este um protótipo de uma categoria superior ao da F50 GT. Sentiu a "braveza" do "bicho"?

XXXX

Quando encontrei a foto da Ferrari de controle remoto, logo abaixo, lembrei de um natal em que"Papai Noel" me deu uma Ferrari F40 de controle remoto. Na época existiam duas opções: com o parabrisa preto ou prateado, que foi a que ganhei.

Há muito tempo não vejo "a minha Ferrari" , mas lembro que naquela época já existia a Ferrari F50 de controle remoto. "Papai Noel" deu uma dessa para um amigo meu, mas eu achava a F40 mais bonita.
Apesar da beleza, lembro que o carrinho precisava de oito pilhas para funconar... e como funcionava. Corria muuuuuito e por isso detonava as pilhas em meia hora. Se as pilhas fossem alcalinas durava umas duas horas.

Por isso, a minha F40 passou a maior parte de sua existência guardada em cima do armário.
A minha não era oficial como a F50 da foto ao lado, a minha era "original do Paraguai", mas isso nunca teve importância porque eu adorava a minha Ferrari.


Fernando Ringel

2 comentários:

De Gennaro Motors disse...

fala Fernando blz !!!

linda F50 rsss parabéns pela materia

veja no meu blog a materia que fiz com uma Corvette Z06 OK

Aproveite e deixe seu comentario lá.

abraço, De Gennaro Motors

Pedro Ivo disse...

Ficou excelente o post, Fernando. Acho q esse trabalho em estados diferentes que a gente tem realizado tem ficado MUITO bom.
Ah, e um detalhe q eu esqueci de colocar: Esse motor da F50 - e possivelmente da F50 GT - foi usado alguns anos antes na F1 pela dupla Prost-Mansell!