sexta-feira, 26 de setembro de 2008

GUDEBALLS by Rogério Penchel

Semana passada recebi essa mensagem do criador do VELOCIDADE MÁXIMA TOTAL, O JOGO::

“Olá Fernando,
agora eu publiquei meu novo jogo, se chama GudeBalls, é um puzzle de ação. O pessoal está gostando e jogando muito, abaixo está o link dele no NewGrounds.

http://www.newgrounds.com/portal/view/459961

Logo que cliquei no link pensei comigo mesmo: ”GudeBalls”???
Rogério Penchel responde a essa, entre outras perguntas, na entrevista logo abaixo:

Por que esse tema (Bolas de Gude)?
O principal elemento do jogo são as bolinhas de gude, e escolhi especificamente "GudeBalls" (escrito junto), pois não apresentava nenhuma ocorrência nos buscadores google e yahoo. E agora se procurar pelo nome, todas as ocorrências apontarão para algum site onde o jogo está hospedado.

Quanto tempo levou para ficar pronto?
Aproximadamente 80 horas. Umas 40 horas em programação e ajustes. E o resto buscando sons legais na net (http://www.soundsnap.com/) e também gastei muito tempo nos gráficos, já que não tenho aptidão para essa área.

Você fez o jogo sozinho? Quais programas usou?
A programação fiz toda sozinho, os gráficos eu fiz alguns e peguei algumas coisas prontas, e os sons baixei quase todos da Internet, e o Danilo Petroni fez a música utilizada nas fases pares. O jogo foi feito em Flash, e para os gráficos utilizei o Gimp.

Além de ter muita paciência, que tipo de informações a pessoa tem que saber para desenvolver jogos como o VELOCIDADE MÁXIMA TOTAL e o GudeBalls?
Basicamente lógica de programação e um pouco de matemática. E no meu caso me divirto muito durante o desenvolvimento, vendo cada parte do jogo aparecendo.

Você tem algum outro jogo "no forno"?
Tenho algumas idéias, mas agora estou só divulgando o GudeBalls, ele já está em mais de 100 sites de jogos.

Alguns links para o GudeBalls:
http://www.newgrounds.com/portal/view/459961
http://www.nonoba.com/rogerup/gudeballs
http://www.kongregate.com/games/Rogerup/gudeballs

X

Para encerrar o Rogério dá um último toque:

“se vc for colocar uma chamada no seu site, seria legal que vc jogasse algumas fases antes, para que vc sinta o espírito do jogo, acho que vc vai se impressionar.
Abraço.”

Confesso que tive algumas dificuldades, mas depois de ler a ajuda, disponível em varias línguas, finalmente consegui jogar. GudeBalls, e especialmente as músicas do jogo, me lembraram os antigos fliperamas, lembra dos pinballs? Clique no link abaixo e jogue, é muito divertido.

http://www.newgrounds.com/portal/view/459961
_
_
Fernando Ringel

Nenhum comentário: