quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Na Velocidade do Som... (01)

Damon Hill,
O Guitarrista


Por Fernando Ringel


Na adolescência o filho de Graham Hill formou uma banda punk: “Sex, Hitler and The Hormones”. Segundo o próprio Damon a banda não foi exatamente um sucesso.

Mais tarde, já na F1, Damon conheceu um de seus ídolos, freqüente nos paddocks dos Gps da Inglaterra e de Mônaco, o ex-beatle George Harrisson.Curiosamente George sempre disse que na F1 torcia por Hill e os dois se tornaram amigos.

Provavelmente por alguma cláusula contratual do ex-guitarrista dos Beatles, oficialmente, não existe nenhum a gravação da dupla, o que considero uma pena, mas duvido que Damon não tenha algumas fitas com gravações dele tocando com o seu ídolo. Se Deus quiser um dia isso cai na internet.

Alguns anos depois, em 1995, Hill abandonou o GP da Inglaterra, e vivendo o auge do seu calvário com a imprensa inglesa, pegou a sua guitarra e subiu no palco (foto ao lado) junto com Johnny Herbert (meia lua e vocais) e Eddie Jordan (bateria) para tocar Johnny Be Good, em homenagem a Herbert que havia vencido pela primeira vez na F1 naquele dia, entre outros clássicos do rock. Quem assistiu disse que foi, no mínimo, muito animado, teve até matéria do Flávio Gomes sobre o show no Fantástico.

Anos mais tarde Damon comprou uma casa em Dublin. Certo dia o então piloto da Arrows ouviu a barulheira na casa ao lado e foi ver que banda era aquela. Coincidência ou não, os vizinhos eram o pessoal do Def Leppard que estavam na capital irlandesa para a composição e gravação de “EUPHORIA”, próximo cd da banda. O campeão de 1996 foi convidado pela banda para participar de alguns ensaios e mais tarde para a participação no novo single “DEMOLITION MAN” com direito a um solo, cheio de arpejos, com duração de 10 segundos de autoria do próprio Hill.

Nas entrevistas ara divulgação do cd, Joe Elliot, vocalista do Def Lepard disse que o estilo de Damon fica “entre Slash (Guns andRoses) e Andy McCoy do Hanói Rock”. É mole?

(clique no link para ouvir a música. Solo do Hill 2:19 à 2:29) http://www.4shared.com/file/61953103/5473ca9d/Def_Leppard_-_Demolition_Man___Damon_Hill_na_guitarra__wwwvelocidademaximatotalblogspotcom.html

Em 1999, de volta a Silverstone, Hill voltou a tocar sua guitarra, acompanhado novamente pelo chefe Eddie “batera” Jordan. Dentro das pistas a temporada não foi das melhores e no final daquele ano o inglês abandonou a F1 e formou o The Conrods.

A banda era formada pelo baixista do Scatman John (daquela músíca “Bíííí,ba-bá,ba-ra, bô” lembra?) um ex-tecladista do Whitesnake e alguns membros do Bad Company. No The Conrods Hill tocava basicamente sucessos dos Beatles, Rolling Stones e Kinks (os Strokes ingleses dos anos 60). A banda se apresentou em diversos eventos ligados a F1 e programas de TV até 2003.

Por que a banda acabou? Que pergunta... se o Led Zeppelin e os Stone Roses acabaram, por que não os Conrods???????? Falando sério, Hill foi eleito presidente da BRDC e ensaiava sua volta ao automobilismo na GP Master, além do que ele mesmo disse “estou muito ocupado cuidando das crianças de dos meus animais de estimação”

Por que lembrar de tudo isso? Porque no último sábado Eddie and The Robbers tocaram em Spa. O ex-dono da Jordan Grand Prix, comemorando os 10 anos da primeira vitória da Jordan na F1, trouxe os amigos Hill e Johnny Herbert para um show.

Sente o som da banda tocando na Escócia:
http://www.youtube.com/watch?v=kQhtr0Bwnpw

Não é exatamente o som de um V12 Ferrari ou o som do motor do Audi 90, mas eu pagaria para ver Damon Hill, Johnny Herbert e Eddie Jordan desafinando, e olha que eu nem sou de ir a shows...

Nenhum comentário: