sexta-feira, 13 de março de 2009

F1 (com cara de HotWheels) 2009

BRAWN GP, a bela ou a fera?
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Por Pedro Ivo
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__Como a gente ficará cerca de uma semana sem notícias da F1 até o GP de Melbourne, decidi continuar com uma série de posts que havia parado na Ferrari F60.
Vamos falar do carro que tem causado o maior rebuliço no grid antes mesmo de sua estréia: o Brawn Racing BGP 001.
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O grande espanto que esse carro causou reside em que essa equipe até poucas semanas atrás - sequer estava confirmada para a temporada 2009. Tudo que sabíamos era que a equipe vinha das "sobras" da Honda, que se retirou do circo assim que acabou a temporada 2008. Sabíamos também que o único piloto confirmado nela era Jenson Button e haviam fortes especulações de que Bruno Senna entraria na segunda vaga. E eis que, uns 15 dias atrás, a história toda teve um desfecho, e um desfecho bem diferente do esperado...
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Primeiramente, essa não é equipe de montadora nenhuma, e sim do próprio Ross Brawn (seria essa uma equipe de "gargaristas", assim como um dia foram Tyrrell, Brabham foram e a Williams ainda é?), Bruno Senna foi descartado como segundo piloto e Rubens Barrichello, que já era considerado carta fora do baralho, foi chamado novamente para disputar a temporada 2009 com o cacife de piloto mais experiente da categoria ao lado de Jenson Button. Embora o motor que equipa o BGP 001 não um Honda, e sim Mercedes, o carro conta com a caixa de câmbio da Honda.
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Mesmo antes de ir à pista para os testes coletivos, a equipe já parecia promissora. Afinal, tem como chefe o cara que foi o anjo da guarda de Michael Schumacher em todos seus títulos mundiais, desde os tempos de Benetton, que tem reconhecimento como o melhor - ou um dos melhores - engenheiros do circo, e que foi uma das principais peças da re-ascenção da Ferrari e seu retorno ás vitórias e títulos no final dos anos 90 para o começo do século 21. Esse mesmo cara dividiu opiniões de muitos aficionados por F1 mundo afora ao preferir a experiência e conhecimento técnico de Barrichelo à juventude e sobrenome de Bruno Senna.
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Porém, para provar se Ross Brawn acertou em suas escolhas, só vendo nos testes coletivos mesmo. Bom, e o que se viu foi algo inimaginável... O carro apareceu em Montmeló fazendo um verdadeiro massacre em cima das três melhores equipes da temporada passada - Ferrari, McLaren e BMW - baixando o tempo cada vez que entrava na pista e relegando as "três grandes" do grid a meras coadjuvantes nos treinos, a ponto de receber elogios de Felipe Massa e declarações de espanto de outros pilotos, além de gente que já aposta nela até como potencial concorrente ao título já desta temporada!
Se a Brawn Racing vingará ou não no decorrer da temporada, isso ainda é uma icógnita. Mas que teve um excelente começo, isso teve!

CONFIRA PASSA A PASSO A TRANSIÇÃO DA EQUIPE:

1 - Ross Brawn tirou (ou reduziu muito o cargo) o Nick Fry da equipe.
2 - Teve uma idéia - apesar de muitos não concordarem - boa em manter os mesmos pilotos. Brawn precisa de experiência pra desenvolver o carro. Como já conta com algum suporte financeiro (entenda-se Bernie Ecclestone), manter o Barrica e o Button me pareceu coerente
3 - Fechou um acordo com uma ÓTIMA fornecedora de motores, a Mercedes
4 - Lembrou de calibrar o túnel de vento, ou pelo menos de comprar um túnel de vento calibrado
5 - Chamou um projetista (se é que o projetista n ão foi ele mesmo) pra fazer um carro sem falhas na aerodinâmica
6 - Se usou o que seria o RA109 da Honda, pelo menos pegou aquilo que seria o melhor do projeto dele
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Em função de todas as equipes já estarem treinando há algum tempo, mais o fato de que, até algumas semanas atrás, a tal ex-Honda nem tivesse um nome ou uma dupla de pilotos, ainda acredito que o desempenho da Brawn GP tem grandes chances de variar entre Andrea Moda e Lola Mastercard...
Sendo beeeeeem realista, mesmo lendo as notícias e o texto do Pedro, esse Brawn GP 001 me lembra o desempenho impressionante que a Jordan teve na pré temporada de 1995, quando Irvine e Barrichello puseram todo mudo pra correr...
Sendo mais poético, será que da casca envelhecida da lagarta (Honda), nasceu uma borboleta chamada Brawn GP?
Não perca os próximos capítulos de F1, novela escrita por Bernie Ecclestone. (eheheh)
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Fernando Ringel

2 comentários:

Pedro Ivo disse...

Curti a finalização que vc deu pro Texto, Fernando.
Deu um toque final que eu não tinha pensado.
Muito bom mesmo!

. disse...

Pedro,

"Tenqui iú". Como dizem alguns músicos
"quando o letrista é bom, é muito mais fácil fazer a melodia. A música flui mais naturalmente", ehehehehe.
Valeu pelo texto.

Um abraço,
Fernando Ringel