sexta-feira, 27 de março de 2009

Guia Velocidade Máxima F1/2009: FERRARI

__Enzo Ferarri já dizia “Carro bonito é o que ganha corridas”. Deve ser mais ou menos por aí que a equipe fez o chassis da temporada 2009. Tudo continua lá, o motorzão (com tradição Ferrari de potência), os técnicos e engenheiros, os pilotos, mas e a beleza?
Com certeza, a ”Vermelha” foi uma das equipes que produziram o chassis mais esquisito.
Só perde para aquele chassis híbrido utilizado pela BMW com aerofólio dianteiro a lá “bigode mexicano” e para o “chassis Caminhão feito de Lego” feito pela Renault.

Felipe Massa (nº3): Calou a boca do mundo inteiro. Após aquela “sensação estranha” na Malásia, Felipe fez uma temporada magnífica, sensacional mesmo, ATÉ NA CHUVA!!!

A evolução de Felipe na última temporada lembra até os comentários entusiasmados do pessoal da Ferrari sobre a evolução de Didier Pironi em sua primeira temporada pela “Vermelha”. Olhando para trás, acredito que, mesmo que não tivesse morrido, em 1982 seria difícil para o Villeneuve segurar o Pironi. Parecia que só na base da politicagem interna da equipe mesmo. Pironi estava muito mais focado na temporada, partiu como um leão esfomeado, um “Ayrton Senna puto da vida com o Alain Prost”, enquanto Villeneuve, por mais raçudo que fosse, no início da temporada já tinha propostas de outras equipes.... mais ou menos como o “esforço de aluno CDF” do Massa em tirar nota 10 nos mínimos detalhes, e a postura “encostado com o burro na sombra” do Raikkonen no ano passado.
Voltando a 2009, tenho que fazer a minha retratação: Felipe, eu que já fiz tantas piadas sobre você, lhe desejo, sinceramente, MUITO BOA SORTE!
Kimi Raikkonen (nº4): Os boatos sobre sua aposentadoria precoce fizeram muito sentido na segunda parte da temporada 2009. O que será que aconteceu com os finlandeses no ano passado? Raikkonen e Kovalainen tomaram uma esfrega colossal dos seus companheiros de equipe...
Quanto ao Kova, não sei se foi apenas uma questão de motivação, mas quanto ao Raikkonen, ele é assim mesmo. Quando menos se espera, Kimi aparece muito veloz e ganha.
Raikkonen, o finlandês mais mineiro do mundo, o popular “come quieto”. Diria até que, dos pilotos da atualidade, Kimi é o herdeiro da “malícia calada” de Fittipaldi e Prost.
_

_
Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

Nenhum comentário: