sexta-feira, 27 de março de 2009

Guia Velocidade Máxima F1/2009: McLAREN

__Ron Dennis está de saída e o novo carro parece não ser tão bom quanto o do ano passado. Será esse o início de um longo declínio como aconteceu com Ferrari após a morte de Enzo Ferrari?
Provavelmente não. Enquanto a Ferrari tem uma quilométrica lista de trapalhadas, tirando a a briga entre Hamilton e Alonso e a conseqüente perda do titulo de 2007, não me lembrou qual foi a última vez que deu alguma coisa errada na Mclaren, nem mesmo nos pit stops...
E digo mais, pode ser que a equipe mude muito após a saída do Tio Ron, mas essa base montada por ele ainda deve durar por muito tempo. É só lembrar da Lotus, que não era nem de longe tão profissional quanto a Mclaren é hoje, e ainda sobreviveu 12 anos após a morte de Colin Chapman.
Se você torce para a Mclaren, a versão inglesa da Ferrari, fique tranqüilo. Se o carro ainda não for muito bom, em breve ele será, afinal, lá é tudo tão meticuloso e detalhista, que se James Bond fosse piloto de F1, com certeza seria o piloto inglês da Mclaren.

Lewis Hamilton (nº1): Sabe quando você ganhou sua primeira corrida no Super Monaco GP e você pensou que já era um grande piloto???
Pois então, Hamilton é um de nós que conseguiu realizar esse sonho de criança. O inicio de carreira do inglês é digno de fime de Hollywood: estréia na Mclaren (com um ótimo chassis) e, em dois anos, conquistou um vice e um título mundial. Coisa de gênio!
Por outro lado, vamos ver como será daqui para frente porque, em seus dois primeiros anos na F1, Jacques Villeneuve também conquistou um vice e um título pilotando o mlehor carro do grid. Já em sua terceira temporada, a Williams decaiu e Villeneuve nunca mais ganhou um GP...
De qualquer maneira, além de ser o primeiro negro na categoria, Hamilton foi o primeiro viciado em video game a vencer tambem na F1 de verdade.

Heikki Kovalainen (nº2): O que dizer dele? Ano passado saiu a notícia de que a Mclaren havia contratado Adrian Sutil, da Force India, para o lugar do Kova. Heikki venceu o GP da Hungria, na base da sorte, e ninguém mais tocou no assunto. No final da temporada, foi desfeito o mistério. Mclaren e Force INdia estavam negociando um contrato de "cooperação". Dessa maneira, a tal contratação do Sutil, que parecia um tremendo tiro n'água, começou a fazer todo o sentido.
Vamos ver como Kova se comportará na Mclaren, agora que o Titio Ron Dennis, grande protetor do Hamilton, está saindo da equipe. Se Kova decepcionar de novo, caso não seja dispensado, naturalmente o finlandês será rebaixado para a "segunda divisão" da Mclaren: a Force India.
Claro, tudo isso se o Kova repetir o desempenho apagado do ano passado.

No popular: Em 2009, "ou vai ou racha!"
_

X
_
Foi um sufoco, mas um enorme prazer fazer o Guia VEL MAX deste ano.
Agradeço aos comentários do estiloso do Ernesto Longhi e do Fernando Gennaro, além dos toques que recebo dos leitores via e-mail e MSN.
Agradeço especialmente ao Raphael Serafim do ótimo blog http://www.full-machine.blogsdpot.com/ por uma colaboração que em breve estará no ar, sempre aqui no VEL MAX.
_
_
Um abraço,
Fernando Ringel

Nenhum comentário: