segunda-feira, 23 de março de 2009

Guia Velocidade Máxima F1/2009: FORCE INDIA

__Esse campeonato trás mais esperanças pra quem sempre torce pelas equipes pequenas. No caso da Force India, Seu Vijay “Dahlsin” Mallya conseguiu um belíssimo contrato de cooperação com a Mclaren. Com isso, a primeira equipe indiana na história da F1, praticamente se tornou uma versão mixada do que de melhor há na categoria: conseguiu “uns segredinhos” da Mclaren e o motor Mercedes, a experiência e velocidade de Fisichella e uma jovem promessa com estilo bastante "SUTIL" (eheheh).
Já o novo chassis é meio “magrelo”, lembra muito os F1 do final dos anos 90. Contando com todos esses ingredientes, a Force India se tornou quase uma "Mclaren da segunda divisão"... o que para o pessoal da equipe, já é um tremendo lucro.

Giancarlo Fisichella (nº 20): Como diz o Léo Félix, moderador e apresentador do sumido podcast da F1 Brasil, “O Fisichella anda muito em equipes pequenas”. Para exemplificar, vamos lembrar uma frase do Schumacher sobre corridas com chuva “Nunca gostei de correr nessas condições, mas é que, na chuva, a diferença de desempenho de cada piloto fica mais nítida”.
Por que citei isso? Porque, sem dúvida, brigar por posição com Raikkonen e Hamilton nos encharcados GPs de Monza e do Brasil a bordo do pior chassis do grid, demonstra toda a capacidade, muito subvalorizada, do italiano que, mesmo assim, realmente decepcionou nas chances que teve em equipes de ponta.

Só por curiosidade, você deve ter notado no desenho do Bruno Matovani (logo acima), os olhos tristonhos do Fisichella e o balãozinho com o escudo da Ferrari, né? Pois isso se deve em parte pela mediana passagem do Físico pela Benetton e Renault, e em parte ao desastre que foi a passagem do italiano Ivan Capelli* pela Ferrari. Desde 1992, os cartolas da “Vermelha” morrem de medo de colocar outro italiano como piloto titular na equipe. Pior para Luca Badoer e, principalmente, para o Fisichella que vai para o seu provável último ano na F1, sem realizar um sonho de infância: ser piloto da Ferrari.

*(não o Capelli blogueiro, dããããããã. Tô falando do Capelli piloto da March. Dããããããã).


Adrian Sutil (º 21): Disse no ano passado e repito: Sutil, dono do capacete mais feioso do grid, tem uma tocada consistente e discreta a lá Stefan Bellof, outro alemão que pouco aparecia durante as transmissões das corridas. Ele deu uma de vagalume durante a temporada 2008. Brilhou intensamente em Mônaco e só. Também, né? Se a Force Índia era a equipe mais fraca da temporada, com certeza Sutil, como segundo piloto, tinha o pior carro do grid. Sendo assim, fez o que pôde. Pelo menos não destruiu nenhum chassis.
E mais, correndo na “Mclaren da segunda divisão”, qualquer boa atuação causa muito mais boa impressão que uma vitória aguada como a do Kovalaninen na Hungria, no ano passado. Se o finlandês continuar tão apático quanto em 2008, seria muito coerente que Sutil fosse promovido a “Mclaren da primeira divisão”... até porque Sutil é alemão, a Mclaren corre com motores Mercedes Benz, e isso sempre ajuda na publicidade da equipe como um todo.

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Um abraço

Fernando Ringel

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