sexta-feira, 6 de março de 2009

Yes, Nós gostamos + dos Carros Bonitos (23)

Atendendo ao nosso leitor Ernesto Grazziotin Longhi, faço uma perguntinha básica pra você amigo do VEL MAX:
Com qual carro Jackie Stewart conquistou seu segundo título mundial de F1?
A respota certa é...

Tyrrell 003


Tão gênio quanto Jackie Stewart, Ken Tyrrell produziu, ainda nos anos 70, muitas outras pérolas além do 003
_Repare nas fotoas acima e abaixo. Os tais candelabros copiados até pela Ferrari em 98 parecem ter nasci dos retrovisores do 003. Nunca vi um retrovisor tao alto, ehehe.
Curioso como, tirando o P34 ( com seis rodas) e o 019 (bico de tubarão) os carros do Tio Ken nunca trouxeram grandes inovações. A grande característica do chassis da Tyrrell eram: orçamentos apertados, design limpo e carros simples e eficientes .
_
Ken Tyrrell = Rei do Arroz com Feijão
Francois Cevert com seu capacete inspirado na pintura do Speeder 76 (ou simplesmente, "Sr Continental Circus", ehehehe) no belo e veloz Tyrrell 003
_
_Falando sério, Stewart e Ken Tyrrell foram uma dupla hiper afinada, de fazer inveja a Batman e Robin. Visualmente, o capacete branco do Tio Jackie acentuava o azul do carro, que da mesma maneira acentua o branco do capacete do escocês voador, sem falar nos belos resultados conseguidos no campeonato de 71. Mesmo assim, acho difícil definir qual capacete ficou mais bonito na Tyrrell 003: Cevert ou Stewart?
Como o Ernesto Grazziotin Longhi não especificou um piloto, resolvi postar a dupla da Tyrrel naquele ano.
_
Para finalizar, o Ernesto mandou sa sua lista dos carros mais bonitos da F1:
" Daí Fernando, esta é a minha lista de carros bonitos. Ferrari 312 T (de 1975), Ferrari "bico de pata" 640 (de 1989), Lotus 76 (de 1974), Brabham BT46 (de 1978) e Tyrrell-Ford 003 (de 1971). Abraço".
_
X
_
Qual é a melhor combinacão entre capacate e chassis na sua opinião? Mande a sua colaboração para feringel@yahoo.com.br.
Tá fim de papear no MSN? É só me adicionar, o endereço é o mesmo, feringel@yahoo.com.br.
_
No próximo post da série "Yes, Nós Gostamos + dos Carros Bonitos" tem o.... er, melhor manter o suspense, ehehehe.
_
_
Um abraço,
Fernando Ringel

3 comentários:

Rianov disse...

Fala Fernando!

Não é o Cevert que tá na segunda foto não ok. É um endinheirado que comprou um 003 e corre com ele por ai. O capacete pode até ter a mesma pintura, mas o modelo do tal, é recente.

Abraços

Prof. Rafael disse...

Cara, sei lá, mas eu sempre curti mais o Tyrrel 005, 1973. Nunca me liguei muito na frente deste carro, meio feiosos estes buracos...

. disse...

Rianov,

fala amigo, como diria o Chapolin COlorado "Suspeitei desde o princípio".

Bem que achei a zebra moderna demias para 1971. Sem falar que a foto está com um colorido bom demais para atecnologia daquela época e... o capacete, além de ter um modelo moderno, está novo demais para ser do Cevert.
O cara costumava usar o capacate com a pintura descascada, eheheh.
Pão duro, tbm François era conhecido por gastar muito em farras com bebidas e mulheres.
James Hunt diria: "É o típico piloto francês, bon vivant, sempre rodedo de carros caros, bebida e mulheres bonitas".

Rafael,

o curioso é que eu que não gosto do design dos anos 70, gostei desse carro... especialmente do bico...
Fazer o quê, né? Gosto é gosto.

Obrigado pelos acessos e principalmente pelos comentários, que sem dúvida enriquecem o VEL MAX.

Um abraço,
Fernando Ringel