terça-feira, 24 de março de 2009

Guia Velocidade Máxima F1/2009: WILLIAMS

__Tio Frank segue independente e, infelizmente, cada vez mais lembrando a fase decadente de Tyrrell, Lotus e Brabham. A diferença, E QUE DIFERENÇA, é que as três grandes dos anos 70 viveram sua fase mais difícil na carí$$ima década de 90, onde a cada ano os custos da F1 aumentavam mais e mais. Entre 92 e 98 as três desapareceram. Quase 11 anos após o fim da Tyrrell, a que durou mais, parece até que alguma força maior queria limpar o grid dessas equipes tradicionais. (dããããã, não estou falando sobre destino ou sobre Deus. Estou desconfiando mesmo é dos “malvados” Tio Bernie Ecclestone e “Mad” Max Mosley).
Curiosamente o destino, sim desta vez estou falando apenas sobre destino mesmo, está cooperando com o Tio Frank. A crise mundial está expulsando as equipes multi milionárias da categoria, e tornando os investimentos mais parelhos entre os times. Por isso, não duvido que essa situação difícil enfrentada pelo Tio Frank, desde muito antes da crise econômica, mude de uma hora para outra... até porque, desde sempre, a F1 vive ciclos. _
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Toda equipe que domina a categoria por alguns anos passa outros anos lutando pra chegar ao pódio. Foi assim com a Mclaren que destruiu o resto do grid com Senna e Prost no final dos anos 80 enquanto a Williams apenas marcava pontos. No período entre 1992 e 1998 as duas trocaram de lugar e, no final dos anos 90, a Ferrari ressurgiu após sofrer durante boa parte dos anos 80 e 90 para se tornar demolidora através das mãos de Schumacher nos anos 2000. Da mesma maneira a Williams, a grande equipe dos anos 90, hoje pena para se manter no pelotão do meio.
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Por essas e outras repito: não me assustaria se, com os rumos imprevisíveis que a crise econômica está forçando a F1 a seguir, a Williams volte a vencer muito em breve. Afinal, a dupla de pilotos é no mínimo respeitável e, em tempos de contenção de despesas, fica mais fácil sobressair a genialidade do Tio Frank .


Nico Rosberg (nº16): Tem sobrenome famoso, mas é bom piloto. Ano passado poderia ter vencido em Valência, não fosse uma punição no final da corrida. Mesmo assim Nico chegou em segundo. Não é um gênio, mas é bom o suficiente para ser enquadrado no nível de Coulthard, Button... aquele tipo de piloto que não faz milagre, não tem um estilo vistoso, mas que, se tiver um carro suficientemente rápido, é candidato a vitória.
Apenas por curiosidade, desde o começo do VEL MAX, muita gente sugeriu que eu fizesse um “SEPARADOS NO NASCIMENTO” entre o Nico e a Barbie, kkkkkkk.

Kazuki Nakajima (nº 17): Assim como o Massa, em 2008, Nakajima calou a boca de todo mundo. Marcou pontos, chegou a fazer sombra no badalado companheiro Nico Rosberg e mostrou, assim como o papai Satoru, que é muito bom na chuva.
Sem contar que sua permanência significa um relacionamento mais estreito com a Toyota. Ainda bem que o Tio Frank é sensato e pegou da montadora japonesa apenas o que ela realmente fez bem: o motor... e ainda "ganhou de brinde" um piloto.

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Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

Um comentário:

Ernesto Longhi disse...

Olha, realmente. Com o Nico eu já fiz um separados no nascimento no meu blog. Não tem a ver com a carinha de boneca, mas tá lá. E outra: ele não é nem sombra do velho Keke.