segunda-feira, 30 de março de 2009

***** 5 Estrelas (Austrália/2009) *****

__Hoje de manhã recebi um e-mails do Pedro Ivo, um dos nossos principais colaboradores aqui no VEL MAX:

"Depois da corrida emocionante deste último fim de semana lhe proponho em fazer uns posts em conjunto. O primeiro seria nos moldes do que vc fez sobre a primeira corrida do ano passado, onde vc atribuiu uma nota entre 1 e 5 estrelas para cada piloto. Mas proponho fazer o mesmo com as equipes, e quem sabe eleger alguns ícones por corrida, como: "o ás", "o esforçado", "o azarado", "o braço-duro", "o veloz", "o mediano", "o sortudo"... coisa do tipo, entende? Quando puder mande um e-mail dizendo o que vc achou, certo?Abração!

Como achei auma ótima idéia, respondi na hora dando o OK e à tarde recebi o belo post, escrito pelo Pedro, que vocês leem logo abaixo. Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei.

Um abraço, Fernando Ringel

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Ferrari(*): Na verdade uma estrela é o máximo. Se existisse zero estrela, é o que ela merecia. Andou menos que o esperado, teve o pior início de temporada em mais de 10 anos. E Nenhum dos 2 pilotos sequer teve um desempenho consistente pra a gente poder dizer alguma coisa enfim...

McLaren (**): Andou pouca coisa melhor que a Ferrari, se levarmos em consideração que o modelo 2009 ainda é bem desequilibrado e que com esse carro Hamilton lutou bem por posições. Teria ganho mais estrelas se n fosse o desempenho apagado de Kovalainen.

BMW (***): A equipe por um lado andou mal com Heidfeld, mas quase pegou um pódio com o Kubica. Se n fosse o polonês ter sido tão afobado, teria saído da Austrália com pontos que mais tarde podem ser muito preciosos. Ao menos mostrou que pode vir forte pra as próximas corridas.

Renault(**): Pelo jeito o R29 é outro carro mal-nascido que o Alonso vai carregar nas costas. Fez exatamente isso nessa corrida. Por outro lado seu companheiro Nelsinho Piquet largou bem e andou razoavelmente bem, até a relargada onde ele rodou e culpou os pneus/freios. Ao meu ver uma desculpa das mais esfarrapadas

Toyota (***): Conseguiu um desempenho nos treinos livres e na corrida que dava pinta de quem veio com gás essa temporada, mas foi altamente prejudicada por punições. Seus dois pilotos largaram dos boxes a um deles conseguiu chegar em terceiro (ainda que na sorte), mas uma nova punição estragou a festa dos nipônicos. Pelo esforço, mereceu 3 estrelas, e pelo menos um de seus pilotos, quem diria, beneficiado pelas punições, ficou com a 4ª colocação.

Williams (***): Mostrou nos treinos livres, e um pouco menos na classificação, que veio com munição pra brigar esse ano. Na corrida, teve duas situações bem distintas, a cagada de Nakajima, e o senhor arrojo de Rosberg, que foi prejucado no final da corrida pelos pneus ultra-quebradiços da Bridgestone, já que seu carro rendia bem. Como consolo, ao menos teve a melhor volta da prova.

Brawn Racing (*****): Cinco estrelas parece redundância, mas foi uma equipe que sobrou o final de semana todo, e ainda mais sendo estreante. Button fez uma corrida no melhor estilo Schumacher na Ferrari ou Prost na sua temporada final na Williams. Barrichelo teve uma sorte que raramente se viu nos seus 16 anos de F1 e completou a dobradinha q entrou para a história

Force India (****): O conjunto motor-câmbio Mercedes-Benz deu aos indianos a vida que faltava á equipe, ainda mais se considerarmos que, como a Brawn, apresentou tarde seu carro e teve pouco tempo pra desenvolvê-lo. Andou por vezes entre os ponteiros e inicia 2009 como uma temporada promissora.

RBR (***): A exemplo da BMW, teve um piloto andando muito bem e outro com desempenho apagado. E novamente a exemplo da BMW, perdeu pontos que mais tarde poderiam ser preciosos. Destaque para Vettel, que lutou como um guerreiro, andando na mesma toada da Brawn, mas que como Kubica perdeu o pódio por um toque que não precisava ter acontecido.

STR (***): Para uma equipe que vinha desde a pré-temporada com mais desconfianças que qualquer coisa, o time B da RBR andou bem. Buemi n chegou a fazer chover, mas estreou bem, e Bourdais não andou bem.Prêmios "simbólicos".

Como promessa é dívida e, em um post digno de 5 estrelas, agora Pedro Ivo analisa os pilotos que mais chamaram atenção:

O Ás: Merecidamente Jenson Button, que fez uma corrida sem tomar conhecimento de adversário nenhum, levando apenas um calorzinho de Vettel e de Kubica no final. Por sinal, O almeãozinho da RBR e o gigante polonês da BMW também mereceriam esse título, mas o toque dos dois lhes tirou esse prêmio.

O Guerreiro: Sem dúvida esse foi Nico Rosberg. Com uma Williams que há umas temporadas não vem com gás, rendeu mais que o esperado desde os treinos livres. E, não fossem os pneus macios da Bridgestone desgastarem na velocidade da luz, ele teria ido ainda melhor. Barrichelo também seria merecedor desse título, mas seu carro lhe dava muito mais condições para tal feito que o Williams de Rosberg.

O Arrojado: Vettel leva, pois foi um dos poucos, junto com Kubica, que andou perto da Brawn Racing. Se continuar assim, num futuro bem próximo levará a RBR á sua primeira vitória, depois á segunda, depois á terceira...

O Esforçado: Alonso leva incontestavelmente esse título. Apesar de Hamilton também ter guiado um McLaren com problemas, o espanhol teve um carro muito menos regular que o McLaren, e mesmo assim andou bem.O Apagado: Esse aqui fica dividido entre três pilotos. Tanto Heidfeld quanto Webber se danificaram na primeira curva após a largada. Mas nenhum dos dois andou bem no decorrer da corrida, justo quando tinham que correr atrás do prejuízo. E Bourdais, vá entender, não fez nada de relevante a corrida toda e ainda viu seu colega estreante chegar aos pontos.

O Afobado: Robert Kubica fica com esse prêmio. Poderia muito bem lutar pelo segundo posto com Vettel numa briga bonita, mas preferiu arriscar tudo numa curva só, e ainda mais numa curva que era deveras arriscada pra se fazer isso. Resultado: um toque e nenhum ponto pra levar de recordação

O Braço-duro: Kazuki Nakajima, que nos fez recordar das trapalhadas de seu pai, ao bater sozinho num lugar onde não tinha nada. Por mais que aquela saliência na pista fosse alta, não era justificado aquele descontrole

O Bundão: Vai soar como implicância, é fato, mas esse título vai pra Nelsinho Piquet. Por razões citadas acima, ele mereceu esse prêmio.

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Texto esrcito por

Pedro Ivo

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