quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Carros que Ainda Vou Dirigir (01): Audi 90

No último final de semana recebi um recado do Pedro Ivo, nosso amigo e leitor do Vel Max:
_
"Fernando, achei uma categoria de que acho que você vai se interessar em conhecer. Não sei se ainda existe , mas se chama IMSA-GTO, e se não me engano era disputada nos EUA. Nela achei dois carros muitos bonitos: o Audi 90 e o BMW 3.5 CSL.
Queria ver se voce conseguia achar mais informações sobre esses carros, porque eu mesmo não consegui achar nada sobre eles..."
Assim como o Pedro, eu também não conhecia a categoria, só tinha ouvido falar que alguns pilotos da F1 tinham passagens vitoriosas pela IMSA.
Bom, o IMSA GT foi uma categoria organizada pela Associação Internacional dos Esportes a Motor O campeonato era disputado nos Estados Unidos e também no Canadá.
Desde o início dos anos 70 a categoria teve grande sucesso. Vários pilotos da F1, Indy e Nascar passaram por lá.
Esse lindo Audi 90 foi um dos melhores carros do final dos anos 80 e início dos anos 90, curiosamente na mesma época que marcou o início do declínio da categoria.
A IMSA GT mudou várias vezes de nome desde o início dos anos 90, atualmente se chama GT Series, mas ainda é conhecida como IMSA GT... mais ou menos como ocorre com a IRL que é mais conhecida como Formula Indy.

X

Apesar de ser um carro vencedor, deu um certo trabalho para achar as fotos e alguma informação sobre a categoria. Por isso pedi ajuda para o Pedro que me mandou outra mensagem:
_
Achei essa página inteira de informações. Soube também que ele foi um verdadeiro destruidor nos EUA, correndo muito e ganhando também. Foi pilotado por Hans-Joachim Stuck e ganhou o título IMSA em 1989.Os dados técnicos tem nesse site. Espero ter ajudado!"

XX
_
Agora uma série de curiosidades:
_
_
+ Na Alemanha um cara era tão louco pelo Audi 90 que fez o seu próprio!! Comprou um Audi 90 de rua e "tunnou" (foto abaixo).
_
O cara colocou armações de ferro nas laterias do carros para que ele ficasse idêntico ao Audi 90 que foi campeão com Hans Joachim Stuck em 89.
_
+ No link abaixo você assiste ao review da Audi sobre a temporada 89 da IMSA GT
_
+ Festival realizado em um estacionamento com varios modelos da Audi.
http://www.youtube.com/watch?v=MDZfEbLpxjA
_
+ E para finalizar, um "on boardezinho básico" com o piloto Harley Haywood em Del Mar, circuito de rua, no GP da California de 1989.
_
XXX
_
NOSSO COMENTÁRIO: Não ligo muito para carro, mas eu adoraria ter esse Audi 90.
Carro "completamente crááááássico".

_
Fernando Ringel
Colaboração: Pedro Ivo

2 comentários:

Rianov disse...

Caramba!

tava louco para lembrar o nome desse carro!

tinha visto o video a um tempo atras e não lembrava que carro era!!

o som é simplesmente o Máximo!!!

Só fica atras do Ferrari V12 da Ferrari F1 do inicio da decada 90!!

Abraços

Pedro Ivo disse...

Fico feliz que meus dados ajudaram a fazer esse post.
Esse modelo do IMSA-GTO do Audi 90 é com certeza um dos carros de turismo mais fantásticos que eu já vi, e que, como vc mesmo falou, um dia eu ainda vou dirigir!
Ah, quanto as fts, eu fiquei impressionado, n imaginava q um cara fosse tão aficionado por esse carro a ponto disso. Mas o resultado ficou mt bom!
Abração Fernando!