O Operário do Automobilismo
Por Fernando Ringel
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INDIANÁPOLIS 2007
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Aos 48 anos Roberto "Baixo" Moreno viajou para Indianápolis com a expectativa de disputar os treinos. Porém, depois de esperar por 2 dias a equipe que iria lhe dar um carro não apareceu. Você já ouviu falar de algum piloto que vai para o autódromo e a equipe não aparece?
Bom voltando a mais uma super história do Super Moreno, frustrado, o brasileiro aceitou o convite de última hora da Chastain para ajudar seu piloto, Stephan Gregoire, a melhorar os tempos.
Aos 48 anos Roberto "Baixo" Moreno viajou para Indianápolis com a expectativa de disputar os treinos. Porém, depois de esperar por 2 dias a equipe que iria lhe dar um carro não apareceu. Você já ouviu falar de algum piloto que vai para o autódromo e a equipe não aparece?
Bom voltando a mais uma super história do Super Moreno, frustrado, o brasileiro aceitou o convite de última hora da Chastain para ajudar seu piloto, Stephan Gregoire, a melhorar os tempos.
No dia seguinte o americano bateu e fraturou uma vértebra. Aí fica a pergunta: quem estava no hora e momentos certos para assumir o cockpit?
Sem conhecer o carro, "SuprSub", foi para a pista e classificou o antigo Panoz-Honda na 31ª posição do grid, garantindo a participação da equipe nas 500 milhas.
De volta aos boxes, todo o time comemorava como se a 31ª posição do grid fosse um título mundial ou o prêmio acumulado da Mega Sena (foto acima).
Sem conhecer o carro, "SuprSub", foi para a pista e classificou o antigo Panoz-Honda na 31ª posição do grid, garantindo a participação da equipe nas 500 milhas.
De volta aos boxes, todo o time comemorava como se a 31ª posição do grid fosse um título mundial ou o prêmio acumulado da Mega Sena (foto acima).
Você pode estar se perguntando: "Por que toda essa festa por fazer o 31ª tempo nos treinos? Isso significa que 30 pilotos, repetindo, TRINTA PILOTOS foram mais rápidos que Moreno."
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Você está certo, mas a verdade é que ninguém mais usava o chassis Panoz nos grids regulares da IRL, o que gerava um gigantesco déficit de evolução em relação aos Dallara. A Chastain era uma equipe minúscula, com uma pequena estrutura montada apenas para correr Indianápolis e sem nenhum patrocinador oficial.
A equipe era tão "independente" que contava com a boa vontade da colaboração dos usuários do Linux como patrocinadores. Um desses usuários do Linux iniciou uma campanha visando levantar 350 mil dólares para que o logo tipo da Linux fosse estampado em lugares de bastante destaque no carro, como nas laterais ou no aerofólio traseiro. A Campanha conseguiu míseros 20 mil dólares, suficiente para colocar um minúsculo logo da Linux, o primo pobre do Windows, no bico do carro. (foto ao lado).
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São as circunstâncias do fato é que fazem dele banal ou heróico.
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Esse é apenas mais um dos causos envolvendo a história de Moreno que demonstra bem a precariedade de grande parte dos carros que ele dirigiu.
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E a corrida?
Bom, depois de uma classificação tão dramática o resultado na corrida perdeu um pouco de importância. Moreno, a equipe e os usuários do Linux já estavam no lucro apenas por participar.
Por que?
Porque todos na Chastian sabiam que, correndo lado a lado com equipes de ponta como Penske, Chip Ganassi e Andretti Green, Moreno pouco tinha a fazer. De fato foi o que aconteceu até o brasileiro sofrer um acidente, ainda no início da corrida. Um dos poucos acidentes em sua longa, e improvisada carreira, a bordo de alguns dos piores, e mais perigosos, carros da história do automobilismo Top.
Bom, depois de uma classificação tão dramática o resultado na corrida perdeu um pouco de importância. Moreno, a equipe e os usuários do Linux já estavam no lucro apenas por participar.
Por que?
Porque todos na Chastian sabiam que, correndo lado a lado com equipes de ponta como Penske, Chip Ganassi e Andretti Green, Moreno pouco tinha a fazer. De fato foi o que aconteceu até o brasileiro sofrer um acidente, ainda no início da corrida. Um dos poucos acidentes em sua longa, e improvisada carreira, a bordo de alguns dos piores, e mais perigosos, carros da história do automobilismo Top.
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Quem assistiu as 500 Milhas de Indianápolis de 2007 só viu o carro de Moreno no momento do acidente, dando a entender que aquele piloto com capacete amarelo é apenas mais um "pereba". Por isso fizemos esse especial desejando que o "SuperSub" viva mais causos que deliciam aqueles que assistem as corridas porque realmente amam o automobilismo.
Quem assistiu as 500 Milhas de Indianápolis de 2007 só viu o carro de Moreno no momento do acidente, dando a entender que aquele piloto com capacete amarelo é apenas mais um "pereba". Por isso fizemos esse especial desejando que o "SuperSub" viva mais causos que deliciam aqueles que assistem as corridas porque realmente amam o automobilismo.
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Essa história do Moreno "SuperSub", de alguma forma, mexeu com você?
Então, parabéns, saiba que você entende o que realmente é o automobilimo.
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Os americanos chamam Moreno de SuperSub, fazendo referência a sua espantosa capacidade de substituir e andar tão bem ou melhor que os pilotos titulares da equipe:
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“ Roberto Moreno senta em seu Newman-Haas Swift esperando o início dos treinos livres. O sol começava a brilhar através das nuvens e Moreno ouviu seu apelido SuperSub(stituto) pelas suas performances diganas de uma estrela substituindo pilotos acidentados. Em muitos casos ele anda mais rápido que seus companheiros e termina em melhores posições que o piloto que ele está substituindo. É difícil acreditar que ele não tenha um bom contrato para o ano todo.” http://insideracingtechnology.com/chithurs.htm , 1998.
“ Roberto Moreno senta em seu Newman-Haas Swift esperando o início dos treinos livres. O sol começava a brilhar através das nuvens e Moreno ouviu seu apelido SuperSub(stituto) pelas suas performances diganas de uma estrela substituindo pilotos acidentados. Em muitos casos ele anda mais rápido que seus companheiros e termina em melhores posições que o piloto que ele está substituindo. É difícil acreditar que ele não tenha um bom contrato para o ano todo.” http://insideracingtechnology.com/chithurs.htm , 1998.
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Dois anos depois finalmente iniciava uma temporada contratado como piloto titular de uma das melhores equipes da CART na época, a Patrick Racing.
Pouco tempo depois do Gp do Brasil no Rio, Moreno participou de um chat, no Terra, ( http://chat01.terra.com.br:9781/entrevistas/2000/04/pupomoreno.htm ) explicando alguns momentos chave da sua carreira. Selecionamos algumas das perguntas e respotas mais interessantes:
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Rodrigo pergunta: Como você vê a Indy em relação à F1 atualmente?
Moreno: Rodrigo, hoje a Indy éuma categoria muito mais competitiva e que muitos pilotospodem vencer, pois todas as equipes podem se equipar com o mesmo equipamento que uma equipe que está vencendo tem. NaF-1, a equipe constrói o seu equipamento do zero e se o projeto não for vencedor desde o início é difícil mudar o equipamento e construir um carro competitivo no meio do ano. Na F-1 os motores são aspirados na Indy são turbo. Na Indy o carro pesa muito mais do que na F-1
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Moderador: Gostaria de saber porque os pilotos que saem da Indy e vão para f-1 não consegue ter sucesso quase sempre ficam no anonimato como o casa de Alex Zanardi?
Moreno: E o Jacques Villeneuve? Foi campeão na Fórmula Indy e na F-1. Acho que o Alex Zanardi é um mal exemplo. Ele antes de ir para a Indy nunca andou bem com as oportunidades que teve na F-1. Ele só teve sucesso na Indy. Se o cara for bom, ele se dá bem em qualquer categoria.
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fã anonimo pergunta: Você correu para a Lotus em 1981, o Emerson não tinha uma vaga para você na equipe dele neste ano?
Moreno: Fã anônimo, nunca corri pela Lotus, mas tentei classificar na Holanda em 82 sem sucesso. A imagem negativa que criei nesta tentativa atrasou a minha carreira 5 anos. O Emerson nunca me ofereceu esta oportunidade.
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Fabrizio pergunta: Eu admiro sua capacidade como piloto, mas eu fiquei indignado com o que fizeram com você! Quero saber como você se sentia quando na F-Indy não conseguia arranjar uma equipe certa para todo o campeonato? Qual era o problema para isso acontecer, já que aconteceu só agora?
Moreno: Pelo menos aconteceu. Na vida a gente precisa ser positivo e saber aproveitar as oportunidades que vem pra você. Na minha opinião, a razão por eu ter demorado a conseguir uma equipe competitiva como a Visteon Patrick Racing, foi que quando eu fui correr nos EUA em 96, corri em uma equipe com o orçamento muito limitado e sem condiçÕes de brigar na ponta. Isso deteriorou um pouco a minha imagem que finalmente consegui dar a volta por cima quando substitui os pilotos acidentados em 99 e pude demonstrar resultados que mudaram a minha imagem perante os donos de equipes da Fórmula Mundial.
Guilherme fala; Considero aquela corrida em que Piquet ficou em primeiro e você em segundo uma das mais espetaculares e um que você participou, e você?
Moderado: Moreno, te agrada a maneira como o narrador da Indy, Téo José, tenta rotular seu nome a expressão o OPERÁRIO DA VELOCIDADE?
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Moderado: Moreno, te agrada a maneira como o narrador da Indy, Téo José, tenta rotular seu nome a expressão o OPERÁRIO DA VELOCIDADE?
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Infelizmente não houve tempo para que o “baixo’ respondesse essas duas últimas perguntas.
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Depois de toda pesquisa que envolveu a produção desses 8 posts sobre o SuperSub(estimado), na minha opinião, sabe quem é Roberto Moreno?
Moreno é um cara que, como eu e você, não é filho de milionário e que mesmo assim andou em alguns dos carros mais cobiçados do mundo como Ferrari, Benetton, Mclaren, sem pagar nada, em diversas categorias top pelo mundo convivendo com os maiores pilotos do seu tempo.
Publicamente nunca li nada a repeito de alguma amargura em relação a sua carreira. Muito pelo contrário, vale ressaltar o tom otimista das suas declarações. No chat temos um exemplo disso quando um dos internautas lamentou algumas passagens da carreira do Moreno e a respota foi:
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"Na vida a gente precisa ser positivo e saber aproveitar as oportunidades que vem pra você."
Arrisco dizer que ele curtiu muito mais a F1 que muito campeão mundial.
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Por esse, entre outros motivos, a história de Roberto Moreno é mais uma que tira muito do valor dos títulos. Observando a sua trajetória fica claro como o esforço e o talento exigido do piloto para classificar um carro ruim, e ser taxado como um piloto ruim, muitas vezes, é maior que o esforço que um piloto mediano tem que fazer para ganhar uma corrida com o melhor carro. Como disse o nosso amigo Leandro Verde:
" Roberto Moreno, um dos pilotos mais impressionates da história do Brasil"... lembrando que o Brasil teve pilotos como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi entre muitos outros.
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Obrigado, parabéns e boa sorte Moreno! Estamos torcendo por você!!
a falta __
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Fernando Ringel
2 comentários:
MUITO BOM este especial do Moreno...
Parabens cara...
Abraços!
Blog Cafe com F1
Esse carro da Chastain era bonito, com dois tons de azul... Stéphan Grégoire era bom piloto, mas não se classificou, por ter quebrado a vértebra, e o carro não deixava... Tinha que ser o "SuperSub" para colocar essa charanga azul com o pinguim do Linux no bico no grid!
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