Fernando Alonso Desconhecido - 99/2001
_
Por Leandro Verde
_
_
Todo mundo aqui sabe quem é Fernando Alonso, o bicampeão do mundo que correu na McLaren no ano passado e que voltou à Renault este ano. Quase todo mundo aqui se lembra do espanhol desde os tempos da Renault, quando ele trouxe os primeiros resultados de expressão da equipe e massacrou (pelo menos em pontos) seu companheiro Jarno Trulli.
No entanto, pouca gente (pouquíssima, na verdade) se lembra dele antes disso. Quase ninguém se lembra dele aqui na Fórmula 3000 e pouca gente prestava atenção nele quando ele corria na Minardi. Aqui eu não vou contar toda sua vida, mas sim sua trajetória entre Dezembro de 1999 (seu primeiro teste na F1) e 2002 (como test-driver da Renault).
No entanto, pouca gente (pouquíssima, na verdade) se lembra dele antes disso. Quase ninguém se lembra dele aqui na Fórmula 3000 e pouca gente prestava atenção nele quando ele corria na Minardi. Aqui eu não vou contar toda sua vida, mas sim sua trajetória entre Dezembro de 1999 (seu primeiro teste na F1) e 2002 (como test-driver da Renault).
O PRIMEIRO TESTE NA FÓRMULA 1
_
Dezembro de 1999. Como de costume, as equipes se reuniam para os últimos testes da temporada, já objetivando a próxima temporada. A Minardi, a equipe mais pobre da F1 na época, porém, sempre utilizou estes testes de final de ano para testar possíveis pilotos titulares para a temporada seguinte ou mesmo para dar oportunidades a novos talentos. E um destes talentos que testaria um Fórmula 1 em Jerez de La Frontera era um espanhol de 18 anos, baixinho e de sobrancelhas grossas.
_
O teste de Alonso foi agendado por Adrian Campos, ex-piloto da F1 e empresário do jovem piloto, que havia sido campeão da Fórmula Nissan com 6 vitórias, 9 poles e 8 voltas mais rápidas. Uma das partes responsáveis pelo teste foi a Telefonica, patrocinadora de Alonso e da Minardi. Todos queriam saber como se portaria o piloto, uma das esperanças de um país que só possuía títulos no motociclismo. Um fator indicava que não daria para fazer muito: a chuva torrencial que caía sobre Jerez. Dificilmente Alonso impressionaria nessas condições, em um carro tão ruim.
O espanhol, no entanto, surpreendeu a todos. Dentre os sete novatos na pista, Alonso foi o mais rápido de todos, andando 3,5 segundos mais rápido que o segundo mais rápido entre os outros novatos. O ex-chefe da Minardi Cesare Fiorio deu o testemunho mais surpreendente: “Na primeira volta, no asfalto encharcado, ele freou no mesmo lugar que Barrichello, com a Ferrari, imediatamente o chamei para os boxes”, contou Fiorio. Alonso perguntou qual era o problema. ‘Nenhum, mas se você continuar assim, vai arrumar um grande acidente. Eu mandei você ir devagar!” respondeu Fiorio. E Alonso rebateu: “Mas eu estou devagar...”
_
O teste de Alonso foi agendado por Adrian Campos, ex-piloto da F1 e empresário do jovem piloto, que havia sido campeão da Fórmula Nissan com 6 vitórias, 9 poles e 8 voltas mais rápidas. Uma das partes responsáveis pelo teste foi a Telefonica, patrocinadora de Alonso e da Minardi. Todos queriam saber como se portaria o piloto, uma das esperanças de um país que só possuía títulos no motociclismo. Um fator indicava que não daria para fazer muito: a chuva torrencial que caía sobre Jerez. Dificilmente Alonso impressionaria nessas condições, em um carro tão ruim.
O espanhol, no entanto, surpreendeu a todos. Dentre os sete novatos na pista, Alonso foi o mais rápido de todos, andando 3,5 segundos mais rápido que o segundo mais rápido entre os outros novatos. O ex-chefe da Minardi Cesare Fiorio deu o testemunho mais surpreendente: “Na primeira volta, no asfalto encharcado, ele freou no mesmo lugar que Barrichello, com a Ferrari, imediatamente o chamei para os boxes”, contou Fiorio. Alonso perguntou qual era o problema. ‘Nenhum, mas se você continuar assim, vai arrumar um grande acidente. Eu mandei você ir devagar!” respondeu Fiorio. E Alonso rebateu: “Mas eu estou devagar...”
_
X
_
X
_
Amanhã Leandro Verde conta sobre a passagem do espanhol pela F3000 e a sua contratação como piloto oficial da Minardi para o ano 2000. Não perca!
_
_
Fernando Ringel
Nenhum comentário:
Postar um comentário