quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O Acidente Fatal de Stefan Bellof, foto a foto

Esse triste capítulo dos anos 80 aconteceu em 01/09/1985, em Spa Francoschamps.
Muito se fala sobre o excesso de agressividade de Bellof ou sobre a possível culpa do veterano Jacky Ickx no acidente que vitimou o jovem alemão.
Existe o video onboard do carro de Ickx que pouco explica sobre o acidente, mas a verdade é que muito antes da disputa dos 1000 Km de Spa Francochamps de 1985, Ickx e Bellof mal se falavam.
_
Os dois tinham sido pilotos da Porshe no Campeonato Mundial de Marcas, no inesquecivel Grupo C, em 84. Bellof estava dando o que falar e o veterano Jacky Ickx exigiu para si toda a atenção da montadora.
_
Bellof, apesar das boas atuações na F1 e nos protótipos, não teve como lutar contra o prestigio de Ickx e decidiu abandonar a Porshe.
Em 85, o alemão pilotou um Porshe privado, da equipe do suiço Walter Brun, futuro dono da EuroBrun, equipe reject da F1.
_
Nos treinos para os 1000 Km de Spa, Ickx disputava os primeiros lugares do grid com seu Porshe oficial de fábrica enquanto Bellof se classificou em 22º.
_
Na corrida, o alemão, com a faca nos dentes, alcançou a segunda posição, exatamente atrás de "muy amigo" Jacky Ickx... e foi nessa guerra de nervos que os dois chegaram juntos na Source. Bellof tracionou melhor na saída da curva, pegou o vácuo e se preparou para passar o maior piloto belga, na principal pista da Bélgica... na Eau Rouge.


Ickx não desacelerou...
... e, por causa de uma rixa pessoal, o automobilismo, em especial a F1, perdeu Stefan Bellof, um piloto tido como brilhante muito antes da sua morte._
_

Fernando Ringel

4 comentários:

Paulo disse...

Esse maldito desse Ickx foi o culpado "SIM" do acidente, até porque ele SABIA que o BELLOF iria ultrapassá-lo e que estava lado-a-lado com ele. Inclusive o "bandeirinha" da pista balançou a bandeira azul (que até é visível no vídeo, no lado direito, nos boxes), e a bandeira azul significa que o piloto deve dar passagem a outro mais rápido que vai ultrapassá-lo!!! Ao invés disso, ele jogou seu carro bruscamente em cima do BELLOF!!! Ele ASSASSINOU o BELLOF!!!

Marcelo disse...

O curioso é que tanto Senna quanto Bellof morreram em carros com o mesmo patrocinio, Rothmann's.

Anônimo disse...

Bellof não teria morrido nos dias de hoje. Este acidente não foi nada de especial. Os sistemas de segurança e as condições das pistas melhoraram muito desde então.

Unknown disse...

Ta viajando, quem tentou a ultrapassagem foi o Ickx, Bellof é que não desacelerou