quinta-feira, 3 de julho de 2008

“Villeneuve’s” da Moto GP: Barry Sheene

Já que a última corrida de Moto GP foi em território inglês e a próxima de F1 também será, é hora de falar desse inglês divertidíssimo que atendia pelo nome de Barry. Barry Sheene.


Até os dias atuais o clima da Moto GP chama a atenção pela camaradagem mesmo em meio à forte rivalidade entre os pilotos. Nos anos 70 e 80, isso era ainda mais latente. Um dos mais descontraídos de todos era Sheene. Com suas longas madeixas loiras, roupas “fashion” (para a época), cara de malandro e bom de papo, Barry estava para a Moto GP como James Hunt estava para a Formula 1. E não era coincidência ambos serem amigos bem próximos.

Sheene esteve com James Hunt durante todo o fim de semana do GP do Japão de 1976, na qual James se sagraria campeão.

Mas Sheene, assim como Hunt, não era feito só de simpatia e baladas. Era muito veloz e não tinha o menor medo de se esborrachar no chão quantas vezes fosse preciso. Parecia que melhorava quanto mais tombos caía. Em 1975 foi ao chão em Daytona num acidente tão espetacular que todos imaginavam que seria o fim de sua carreira. Todo quebrado, não perdia o bom humor nem no hospital. Voltou à ativa, sete meses depois e estava ainda mais rápido.

Reparem no final do vídeo a lista de fraturas sofridas por Sheene ao longo da carreira.



Tão rápido que ganhou o mundial em 1976 e 1977 com a Suzuki. Nos anos seguintes estava sempre entre os favoritos ao título, ao lado dos gigantes Kenny Roberts e Freddy Spencer. Uma de suas marcas registradas era o desenho do pato Donald na frente do seu capacete e o numero sete na moto. Mudou-se para a Yamaha em 1981 e travou uma verdadeira batalha com seu ilustre companheiro Roberts o que fez Marco Lucchinelli e Randy Mamola ficarem à frente no campeonato. Por essa época, a idade começou a pegá-lo. Um novo tombo em 1982 dessa vez o prejudicou e não o conseguiu ser mais tão rápido. Sua última temporada foi em 1984.



Mas Sheene não sossegou. Na segunda metade dos anos 80 resolveu correr corridas de carros saloon (!!) (uma espécie de Touring Car) onde também envolveu-se em inúmeros acidentes. Foi morar na Austrália e virou um comentarista de Moto GP e até de Formula 1 para a TV britânica, participando do “Murray and James Show” ao lado do amigo Hunt. Recomendo a todos a conseguirem a transmissão inglesa do GP da Austrália de Formula 1 de 1989, onde Barry atua como repórter na pista.



Nesse último vídeo, Barry, já como comentarista fala junto com Wayne Gardner sobre uma de suas especialidades: os acidentes na Moto GP! Com entrevistas de outros grandes nomes da categoria:

Lucas Peterson









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