domingo, 13 de julho de 2008

Textos Clássicos do Verde (02): Parte 2

A Fórmula 3000 há 20 anos
Por Leandro Verde


A temporada começou em Jerez, em Abril. E Johnny Herbert, surpreendendo todo mundo, largou na pole e venceu com extrema facilidade, mostrando que os Reynard dominariam a temporada. Apenas o acidentado Danielsson e Gachot, com problemas de motor, poderiam ter dado algum trabalho. A Lola ocupou do 2º ao 5º lugares, mostrando que seria a adversária da Reynard. Surpreendentemente, Ralt e March decepcionaram.
O COMEÇO DO SHOW DE MORENO

Depois de Jerez, veio Vallelunga. Aqui, a Lola venceu de ponta a ponta, com Gregor Foitek. Apesar disso, Foitek teve bastante trabalho com Herbert, que o atacou até a volta 46, (foto ao lado) quando o inglês rodou e acertou uma quina de guard-rail exatamente com a lateral do cockpit, machucando o piloto inglês. Seria o primeiro acidente de Herbert no ano. Danielsson bateu aqui também e começou a despertar a atenção da FISA. Moreno terminou em 4º, 2 décimos atrás de Olivier Grouillard, marcando seus primeiros pontos. Apesar da falta de dinheiro, o carro era bom, e Moreno conseguia brigar por boas posições.

A próxima corrida foi em Pau. Aqui, a Bromley de Moreno conseguiu encontrar patrocinadores para correr, (foto abaixo) o que ajudava muito, ainda mais após duas corridas não tão boas. E, sem dois fortes adversários na pista (Herbert não participava devido ao acidente de Valleunga, e Foitek não conseguiu largar por acidente e problemas no carro), Moreno largou na ponta e venceu com extrema facilidade, com Alesi em segundo e Martini em terceiro, o primeiro pódio da March. Surpreendente foi Mike Thackwell. O veterano, campeão da F2 em 1984, disputava sua última corrida da vida, e terminou em um ótimo 7º lugar com um deficiente Ralt. Mais um bom piloto com participação na temporada 1988.

A Bromley, com isso, começou a erguer um pouco de dinheiro para continuar na temporada. E Moreno conquistava cada vez mais força. Em Silverstone, após largar em segundo, Moreno demorou apenas duas voltas para ultrapassar Bertrand Gachot e sumir na liderança em pista úmida. O piloto já sumia também na liderança do campeonato. A F3000 começava a ficar assustada com a atuação do brasileiro.

Depois de quatro etapas tranquilas, Monza viu o primeiro acidente grave da temporada: Fabien Giroix (atualmente no Speedcar) bateu de frente no guard-rail após se tocar com Massimo Monti. O francês arrebentou as duas pernas e a corrida teve de ser reiniciada. Roberto Moreno venceu mais uma, com Apicella e Herbert no pódio. Apesar do domínio absoluto, a Bromley ameaçava deixar o campeonato, por falta de patrocinadores. A equipe só se sustentava com patrocínios locais e a premiação das corridas passadas.
X
E amanhã, a sequência do campeonato, com muito videos, contada nos mínimos detalhes por Leandro Verde, aqui no VELOCIDADE MÁXIMA.
_
_
Fernando Ringel

Nenhum comentário: