sexta-feira, 20 de junho de 2008

"Villeneuve's" da Moto GP: Kevin Schwantz


Ok, a comparação é meio estranha, afinal são categorias totalmente diferentes. Mas não é errado afimar que o nome "Villeneuve" se tornou no dicionário automobilístico uma espécie de sinônimo de piloto maluco, ou que arrisca tudo sem querer saber de mais nada.

Pois, entrando no clima do post do Fernando abaixo quando falava sobre o doidão Randy Mamola, lembrei de outro, o genial, Kevin Schwantz, campeão mundial de 1993 com Suzuki. Ao contrário da Formula 1, os "Villeneuve's" da Moto GP davam certo e alguns eram campeões. Outros doidos das duas rodas eram Berry Sheene (amigão de James Hunt), Kenny Roberts e Eddie Lawson.

Não sei grandes detalhes sobre a carreira de Schwantz, mas ele estava para a Suzuki assim como Michael Schumacher para a Ferrari. Inseparáveis. Lembro de vê-lo correr com a moto patrocinada pela Pepsi e mais tarde pela Lucky Strike.

Vejam esse vídeo: os geniais Schwantz e Wayne Rainey duelando pela vitória no GP da Alemanha de 1991, até a última volta. Kevin liderava, mas foi surpreendio por uma manobra ousada de Rainey. Eis que Schwantz cerra os dentes e vem para o tudo ou nada deixando para frear muito depois do limite na entrada do Estádio. Vejam como ele controla a danada só com a roda da frente:



Coisa de louco não? Mas fantástico! E falando em Moto GP, esse fim de semana é dia do GP da Inglaterra onde Valentino Rossi completará o seu GP de número 200. Será que vem novo capacete comemorativo ai?

Não esqueçamos também do GP da França de Formula 1 onde Kubica o líder (!) tentará - de fato - disputar o campeonato com os titãs, Mclaren e Ferrari. Você acha que é possível?

Eu acredito em milagres.

Lucas Peterson


2 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida, o Kevin era o rei do "powerslide" - deslizar com a traseira e controlar com a dianteira, mas o Valentino o faz muito bem hoje em dia.
(...) Me lembro que até prendi a respiração quando vi essa manobra na reportagem da Band à epoca.
Capacete novo do Doutor?? Com certeza!

Pedro Ivo disse...

Não à toa ele é até mais lembrado e querido dentro da Moto GP q o Michael Doohan.
Logico q os 2 são grandes pilotos, mas pelo Schwantz ter se aposentado mais cedo em virtude de um acidente ele é lembrado tb. Além do pessoal sempre exaltar o carisma dele e o grande carinho q o pessoal da Suzuki tem por ele