O Arrows A23, que foi o carro com que a Arrows correu em 2002, era um carro promissor. Projetado pelo argentino Sergio Rinland e o Mike Coughlan (o engenheiro que recebeu dados da Ferrari em 2007), era um carro que gerava pouco arrasto aerodinâmico, sempre conseguindo altas velocidades em reta. Tinha uma aderência boa e dois pilotos bons, Heinz-Harald Frentzen e Enrique Bernoldi. Frentzen pontua em duas corridas, e Bernoldi anda bem. Só que a partir do meio do ano, os recursos da equipe começam a faltar, e a Arrows acaba falindo após o GP da Bélgica.
Algumas fotos do carro:

Frentzen nos testes pré-temporada

Frentzen no GP do Brasil

Bernoldi no mesmo GP.
Muitos pensaram que o carro iria para as garagens da equipe, de onde nunca mais sairía. Mas, no início de 2003, a Minardi comprou alguns chassis A23 da Arrows, inclusive usando 1 deles em um teste em Mugello.

Verstappen ao volante do carro, nas duas fotos

Apesar de só ter sido usado nesse teste oficialmente pela Minardi, o A23 serviu de inspiração para o PS04 e o PS05, os carros da Minardi de 2004 e 2005.

Zsolt Baumgartner com o PS04 no GP do Brasil de 2004

Christjan Albers no GP de Mônaco de 2005 com o PS05
Como se pode ver, a parte mais marcante (e parecida) do design dos 3 carros é o bico alto, com a longa "ponte" separando a ponta do bico da asa, e as laterais baixas.
Pensa que acabou? Não. No início de 2006, os A23 foram repassados para a Super Aguri, que estreava na F1. A equipe, com o apoio oficial da Honda, não tinha tempo suficiente para produzir um novo carro, se não ficaria de fora do GP do Bahrein, abertura da temporada (caso isso acontecesse, a equipe levaria uma multa da FIA). Então, a Super Aguri resolveu usar os A23 adaptados ao regulamento de 2006 e rebatizados como SA05.. O carro foi usado até o GP da França.

Yuji Ide no GP do Bahrein

Aqui no GP da Malásia

Takuma Sato no GP do Bahrein
Em comparação com o original, o SA05 tinha a asa traseira mais para frente, a asa dianteira mais para cima (regulamento de 2005/06) e tinha um motor V8 Honda, em vez do V10 Ford original.
Créditos das fotos: Sutton, Motorsport.com e ImagesF1.com
Por: Rodrigo Klango
Um comentário:
He's Back
Postar um comentário