Jordan – BRM P230, a Historia que ninguém quis contar...
A maioria dos livros aponta o P207 como o fim da BRM, mas este foi apenas o último carro a participar da F1.
A equipe ainda fez um carro para 1978... o BRM P230, e creditem se quiserem, equipado com efeito solo. Irônicamente, a idéia que nunca foi desenvolvida na BRM deu o titulo para a Lotus naquele mesmo ano.
A equipe ainda fez um carro para 1978... o BRM P230, e creditem se quiserem, equipado com efeito solo. Irônicamente, a idéia que nunca foi desenvolvida na BRM deu o titulo para a Lotus naquele mesmo ano.
O carro foi feito em Ferndown pela CTG Racing e foi levado para Bourne onde foram realizados os detalhes finais e os primeiros testes.. Cyril Maylem, da CTG fabricou o carro sob a supervis’ao Alan Challis and Aubrey Woods. Em 1978 a BRM tinha um novo socio, John Jordan. Por isso equipe passara a ser chamar Jordan-BRM. Nada a ver com a Jordan dos anos 90 e 2000, comandada por Eddie Jordan. O "desenvolvimento" do carro foi feito pelo desconhecido Neil Bettridge, mas apesar dos esforços, a Jordan- BRM nunca se classificou para um Grande Prêmio. O carro ainda foi modificado, atendendo as especificações para disputar a Can-Am, mas em um teste com Danny Sullivan, sim ele mesmo, o tal cara do “Spin and Win”, o P230 foi destruido. O monocoque foi muito avariado. Sullivan, muito sortudo, saiu inteiro, mas o carro... até hoje o chassis do P230, todo amassado, está guardado na garagem de um tal David Hepworth, um dos antigos funcionários da BRM.
Fernando Ringel
Fernando Ringel
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