terça-feira, 3 de junho de 2008

Al Unser Jr na Lotus????????

Este é o primeiro de três matérias originalmente postadas no F1 Nostalgia, o blog do gente fina Rianov Albinov, e que reproduziremos aqui no VELOCIDADE MÁXIMA.



Com base no modelo do 95t que correu na Formula 1 em 84, os desingners Gérard Ducarouge e Mike Coughlan tentaram fazer este carro correr. Tudo começou com Roy Winkelmann, ele começou a perceber o interresse de equipes europeias na recem formada Cart e foi em busca de parcerias, fez alguns contatos com a Cosworth para conseguir motores e ai sim foi em busca dos desingners. Como a Lotus desde 81 já faziam carros de Fibra de Carbono com Kevlar para a Formula 1, o carro prometia ser bem leve e competitivo. Chegaram a construir um carro e fizeram contatos com Al Unser Jr. para que ingressasse como piloto do carro, mas o projeto não foi adiante, o carro nunca rodou, no "final das contas" ninguem sabe ao certo o que aconteceu, se foi por falta de patrocínio, ou um "complô" dos organizadores da Cart. Alguém tem algo a complementar?

XXX

O carro era basicamente o 95T, utilizado em 84 na F1, com apenas algumas pequenas diferenças. Repare nas barras de rolagens mais altas e nos aerofólios mais baixos.
Essa foto foi tirada em Ketinghan Hill, o Castelo usado por Colin Chapman como sede da Lotus.
Legal é ver o carro pintado de verde, como eram os carros da equipe na época do Jim Clark, no início dos anos 60.

XX


Em um bate papo com o Lucas Peterson, aqui do VELOCIDADE MÁXIMA, ele falou que a Lotus tinha um projeto de disputar a Indy, inicialmente, apneas as 500 Milhas de Indianápolis em 1980. Muito curioso perguntei:

_ E quem seria o piloto. - e a resposta do Lucas foi extremamente, óbvia, e por que não dizer, muito sensata por parte do pessoal da Lotus.

_ O piloto seria Mario Andretti. - Dãããã, tava na cara né? COmo é que eu não tinha pensado nisso?????

X


Hoje o 95T feito para disputar a Indy repousa no museu da Lotus.


Fernando Ringel

Nenhum comentário: