quinta-feira, 5 de junho de 2008

Marco no Rally: Novo Subaru Impreza


Na Formula 1, a apresentação de carros novos com muito show pirotécnico, jantar e festa com convidados VIP's é tradicional em cada início de temporada. Mas na turma do barro, isso é coisa de fresco. Acontece apenas uma pequena divulgação mas a "apresentação" de fato acontece no habitat natural dos bichanos, as estradas de terra, neve ou asfalto.
---
Também diferente é o período de duração dos bólidos. Enquanto que na Formula 1 eles parecem "pré-datados" antes mesmo da estréia, no WRC, permacem por muito tempo, desde que tenham sucesso. E quando ocorre uma mudança de projeto ou de modelo o "frisson" causado é enorme. Aconteceu em 1999 quando a Ford trocou o legendário Escort pelo Focus. E em 2006 quando a Citroën trocou o vitorioso Xsara pelo novíssimo C4. E o Impreza Sedan, modelo da marca Japonesa obteve muito sucesso nos últimos quinze anos, com incontáveis vitórias e os títulos de 1995, 2001 e 2003. Passaram pelo seu cockpit ases como Colin Mcrae, Tommi Makinen, Juha Kankunen, Richard Burns e Petter Solberg. O carro e a equipe formaram uma legião de fãs fanáticos, coisa que lembra um pouco os tifosi na Formula 1.
---
Portanto o rally Acrópolis na Grécia, disputado no último fim de semana foi um marco na categoria. O modelo sedan cedeu lugar ao Hatch, que passou 1 ano sendo aperfeiçoado em todas as áreas. E a estréia não poderia ter sido melhor com Solberg chegando num surpreendente 2º lugar. Não podemos negar que ele foi ajudado pela azar da Ford que teve problemas com os seus dois pilotos, Hirvonen e Latvala. Mas o rally Acrópolis é considerado um dos testes mais severos para pilotos e máquinas da temporada e em sua primeira prova, o Impreza Hatch resistiu bravamente. E o sorriso de Solberg e Phil Mills ao fim do rally parece não deixar dúvidas: a Subaru está de volta à linha de frente!
---
Lucas Peterson







Nenhum comentário: