segunda-feira, 23 de junho de 2008

Massa vence na França

Em uma prova que parecia destinada a ser de Kimi Raikkonen (que já havia vencido em 2007) e que o finlandês parecia ter sob controle, eis que Massa não é agraciado pela sorte e vê seu colega de equipe ter um problema mecânico (lembram-se deles?) para uma triunfal vitória em território francês. É a primeira do Brasil desde 1985 e de quebra a liderança do mundial, o que um brasileiro não sentia o gosto desde o saudoso Ayrton Senna em 1993.

---

Raikkonen teve um escapamento quebrado. Pode parecer pouco aos olhos de leigos, mas os escapes dimensionados são peça fundamental na performance do carro. Uma rachadura ou quebra, faz com que as válvulas não funcionem corretamente e o carro perde potência em alguns trechos. Até o consumo pode aumentar. O finlandês fez uma corrida de resistência até heróica, se adaptando à nova realidade de sua máquina avariada e mantendo-se no segundo lugar sem ser sériamente ameaçado por Jarno Trulli no terceiro lugar.

---

Problemas com escapamentos quebrados são relativamente comuns no esporte a motor. Esse caso da Ferrari me lembrou o mesmo problema de Mario Andretti no GP da Holanda de 1978. Seu escape quebrou na metade da corrida e o Lotus 79 perdeu potência. Seu companheiro Ronnie Peterson que era proibido por contrato de ultrapassar o colega, passou a corrida inteira “o cangote” do americano, escancarando para todos a hierarquia da equipe.


---
No mais:

* Massa pilotando cada vez melhor. Dos pilotos da Ferrari e McLaren, ele é na minha opinião o com desempenho mais consistente, no momento.

* Hamilton definitivamente é muito veloz. Sua tentativa de recuperação alucinada desde a largada, evocou lembranças de Nigel Mansell. Mas é preciso controlar a afobação para não ter na carreira os mesmos destinos do folclórico compatriota inglês.

* Nelsinho disse que quando pegasse uma pista que conhecesse bem e gostasse iria se dar melhor. E cumpriu exatamente isso com uma corrida bacana, segurando Hamilton com estilo e passando o Ilustre colega Alonso nas últimas voltas.

* Trulli é quase sempre apagado nas corridas. Quase. Quando resolve andar é um espetáculo. E é essa a melhor definição da corrida do italiano, segurando um endemoniado Heikki Kovalainen que também vinha ótimo.

* O que está acontecendo com Button? Nessa temporada ele está péssimo, batendo em todas as provas. Barrichello – quem diria – vai muito melhor e fez o que pode com o Honda Civic que pilota.

* Heidfeld definitivamente não está a vontade no BMW F1.08. Kubica, por outro lado, não dá chance ao azar e sempre leva o carro ao máximo que ele pode. Segue na luta pelo título.

Lucas Peterson






Nenhum comentário: