segunda-feira, 9 de junho de 2008

Triunfo da Competência


Um ano após o terrível acidente que assustou todo o mundo do automobilismo, Robert Kubica dá a volta por cima e vence uma prova histórica no sempre divertido GP do Canadá. Histórica por três motivos: É sua primeira vitória, a primeira vitória do seu país, Polônia e também a primeira vitória da BMW-Sauber como equipe, tanto para o lado dos bávaros quanto para o lado dos suíços que estão na F1 desde 1993.

Em uma prova confusa como sempre acontece no circuito Gilles Villeneuve, a BMW mostrou que das novas equipes 100% montadoras do circo da F1, é de longe a mais competente (excluindo no caso, as tradicionais Ferrari e Mclaren que é só metade montadora) e sua dupla de pilotos, uma das mais coesas. Kubica vinha merecendo essa vitória a tempos e só não a conseguiu antes porque o equipamento que tem ainda não é páreo para Mclaren e Ferrari em condições normais. Mas mesmo assim, é o piloto do grupo da frente que menos erros têm cometido. Raikkonen, Massa, Hamilton, Alonso e Kovalainen, todos já cometeram cagadas monumentais em algum momento de 2008. O inglês da Mclaren cometeu mais um erro dos mais infantis jogando fora mais uma conquista fácil. É o terceiro erro bobo do jovem inglês somando com o GP da China e Brasil do ano passado quando jogou fora um título praticamente na mão.

Digo mais: se os pilotos da Ferrari e Mclaren continuarem com essa gangorra de "corrida brilhante/fiasco", "corrida brilhante/fiasco" não duvido nada de que o campeonato de 2008 caia nas mãos de Kubica e da BMW. Vale lembrar que se não fosse abalroado por Nakajima em Melbourne, terminaria em 2º naquela prova e poderia estar agora com confortáveis 12 pontos de vantagem sobre os demais.

Por essas e outras, o GP do Canadá presenteou os verdadeiros competentes dessa temporada. Tanto no quesito piloto, quanto no de construtores. E deu uma lição nos concorrentes.

Lucas Peterson

Nenhum comentário: