segunda-feira, 30 de junho de 2008

Best Lap, "O Joguinho"

Outro dia vi um tópico diferente na F1 Brasil:
“Jogo de corrida que desenvolvi!
Pra quem gostar de jogos de corrida, fiz um jogo chamado Best Lap, coloquei no site:

http://rr.site88.net/

pra jogar é só criar um nome e senha

Abraço.”

Com apenas alguns cliques eu já estava acelerando um carrinho vermelho que tem um motor com um ronco digno de um Ferrari V12.
O jogo é bem divertido e, caso você queira testar seus limites, sou o tal Feringel que está no “meio do pelotão” em todas as pistas. Todas exceto a pista noturna em que, meu lado “De Cesaris”, não me permitiu completar uma única volta, ehehe.
Será que você consegue ser mais rápido que Ringel, Feringel?
Com vocês uma rápida entrevista com Rogério Penchel, o mentor do Best Lap:.
XX

Quem criou o jogo?
Eu fiz a programação do jogo e o Rodrigo Navarro fez o desenho das pistas.
Rodrigo Navarro
_
Qual foi a idéia inicial do jogo?
Um jogo de corrida simples de jogar, que não precisasse configurar nada, mas com uma competitividade bem grande.

Você se inspirou em algum jogo antigo?
No GeneRally, um jogo simples mas bem legal. Pensei em facilitar as competições de melhor volta que as pessoas fazem nele, pois precisam enviar arquivos de um lado pro outro para comparar suas voltas. No Best Lap é simples, todo mundo joga no mesmo lugar, tem o tempo registrado e também o melhor percurso feito.

O que é necessário para fazer um jogo como o Best Lap?
Ter conhecimento de programação, física básica e manipulação de sons (a parte do som foi uma das mais chatas, devido a falta de recursos que o Flash tem para sons). E o desenhista torna o jogo visualmente interessante. Quanto tempo levou para ficar pronto?A primeira versão demorou um mês, mas o jogo está sempre evoluindo, novas pistas e novos carros vão sendo incluídos. Você poderia nos contar quais os programas foram utilizados para "montar" o jogo?O jogo foi programado em ActionScript (Flash), os recordes em PHP+MySql. Para os sons, Audacity. Para o desenho das pistas, PhotoShop. Esse é seu primeiro jogo?Não, tem outros jogos que fiz antes lá no site, mas este é o que tem sido mais jogado.

Tem algum outro jogo "no forno"?
No momento estamos evoluindo o jogo Best Lap.


Essa é uma curiosidade minha, quero fazer um remake de Super Monaco GP, do Mega Drive.Tem algum programa específico para fazer um remake?
Seria até possível fazer em Flash, mas o melhor pra um "remake" seria usar C com auxílio de alguma biblioteca para jogos: Allegro ou SDL por exemplo.

Onde pode-se baixar esses programas para fazer remake de roms?
Não são programas específicos pra fazer remake, são ferramentas de programação (tem que ter conhecimento de programação), vc pode procurar por gcc (linguagem C) e Allegro no google.
Mas pra rodar o jogo da rom vc pode baixar um emulador.

Leva muito tempo para ficar pronto?

Se fosse trabalhar (10h por dia) desenvolvendo o jogo, uns 2, 3 meses pra ficar perfeito.

Rogério Penchel sendo entrevistado pelo VELOCIDADE MAXIMA

Voltando ao Best Lap, se desse para colocar outros carros, um grid de 10 carros por exemplo, seria realmente ótimo. Tem como fazer o carro bater no muro e nos outros carros?
"Pelo fato de ser um jogo muito veloz, a colisão online com outros jogadores (carros) é bem complicado (bem mesmo, hehe). Precisaria todos os jogadores ter conexão muito rápida (sem nenhum probleminha) e estarem fisicamente próximos, países diferentes seria praticamente impossível (até mesmo na velocidade da luz). A colisão com muros e outros objetos estou implementando, vai ficar bem legal.

Muito boa a idéia de colocar Interlagos no Best Lap. Essa é uma excessão ou vocês vão "equipar"o Best Lap com outras pistas clássicas da F1?

Vamos colocando todas as pistas sim! Inclusive já divulguei pros jogadores que souberem desenhar pra enviarem pistas, aí coloco o crédito do autor da pista no jogo.

X

NOSSO COMENTÁRIO: Talvez você que está acostumado a jogar GP4 e r-Factor não tenha se impressionado, mas você já viu os jogos que a Microprose fazia para Super Nintendo e Nintendinho? Em termos de criatividade, gráficos e jogabilidade não tem muita diferença não.

Salva as devidas proporções, te cuida Geoff Grammond...



Fernando Ringel

Um comentário:

Unknown disse...

Esse jogo é mto legal! É uma grande pena que não estou mais conseguindo acessar. Era o 2° melhor no geral! OHNINVW