+ Nota para a corrida: 4,5
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+ Vista do alto, o circuito parece um parque de diversões, uma Disney World em Abu Dhabi.
+ Dentro da pista, lembra muito Ceasars Palace, ou, GP de Las Vegas, tido como a pior “pista” da F1 moderna...
+ Coitado do Hermann Tilke. O que ele pode fazer se o pessoal da F1 quer kartódromos? Com certeza ele vai até o terreno, mede, vê as características do solo e aí sim faz uma pista de acordo com o que a FIA pede e com o que dá para fazer alí.
Bom, com certeza o Sr Tilke apresenta algumas opções de traçados, mas o que ele pode fazer se a FIA gosta desses Bahreins e Sepangs da vida ????
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+ Mudando de assunto, eis que a profecia do campeonato de 91 se confirmou. Assim como Ayrton Senna ganhou as primeiras corridas daquele ano, Button papou 6 nas 7 primeiras e depois, mesmo com um carro inferior, foi administrando a vantagem até erguer o título de pilotos e construtores...
+ ...assim como aconteceu com Ayrton Senna e a McLaren que, apesar do início esmagador, não fez um de seus melhores carros. Sem querer desmerecer seus feitos, mas as 4 vitórias seguidas de Senna foram muito favorecidas pelos problemas enfrentados por Ferrari e Williams...
+ ... assim como esse ano, a Brawn parecia a única que estava pronta para o começo do campeonato, enquanto as outras pisavam em ovos.
+ De qualquer maneira, parabéns para a Brawn! Sem patrocínio durante boa parte da temporada, ganhou tudo a lá Nelson Piquet, na base da inteligência.
+ Ross Brawn = Gênio
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+ Quanto a corrida, melhor parar de torcer para o Rubinho, vocês não acham? Ele só funciona quando ninguém mais se lembra dele.
+ ... ou quando chove. Com todo o respeito, talvez eu até faça uma EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE “o homem que andava sobre as águas”: Jesus > Noé e sua Arca > Ickx na chuva, em Nurburgring > Barrichello em Silverstone 2008.
+ Pq? Bom, para as coisas dar certo para o Rubinho, tem que chover, coisa impressionante.
+ Diria até que o Rubinho é o “patinho feio entre os bons da F1”. Se não for na água, dificilmente se dá bem no seco.
+ Miojo = Barrichello, só dá certo com água.
+ O Barrica devia ser mascote do Santos, né? Pq? Porque, não é o Santos que é chamado de Peixe?????
+ Eheheheh, é, essa não foi muito boa, né? “Discurpa”.
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+ Como se fosse a Bela Adormecida, após passar mais de metade do campeonato pilotando como se não estivesse nem aí para a F1, Button acordou. Dirigiu como se fosse Nigel Mansell no Brasil, e o duelo com Webber nas duas últimas voltas, lembrou até Villeneuve e Arnoux em Dijon, 1979.
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+ O abandono de Lewis Hamilton, o favorito disparado, me lembrou da época em que os carros tinham problemas mecânicos. Lembra quando até o pole tinha problemas? Como dizia Nelson Piquet, “Não é difícil andar rápido. Difícil é andar rápido e cuidar dos freios, cuidar dos pneus, do câmbio...”
+ Por isso quando olhamos para os campeonatos até metade da década de 90, muitas zebras subiam ao pódio e marcavam seus pontinhos. Nem mesmo as melhores equipes estavam a salvo de problemas mecânicos...
+ ... uma época em que mecânico não tinha que entender de informática...
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+ Quanto ao Vettel, o “Alesi que deu certo”, tudo ok. O carro esteve ótimo, não cometeu erros, contou com a sorte, mas apesar da atuação apática do Barrica, o vice campeonato ficaria melhor com o brasileiro...
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+ De resto, Kubica voltando a dar show, fez uma senhora ultrapassagem no Trulli.
+ Agora, só faltava o Trulli reclamar de ter sido ultrapassado pelo Kubica.
+ Não é de hoje que os pilotos caem em rendimento quando estão conversando com outras equipes. Quando tudo fica acertado para a próxima temporada (Kubica na Renault em 2010), geralmente ele voltam ao rendimento normal.
+ Até mesmo em outros esportes. Repare como muitos jogadores esquecem de jogar futebol depois de uma convocação para a seleção brasileira. Tudo por causa do assédio da imprensa, outros clubes, empresários...
+ Voltando à F1, por falar no piloto da BMW, quando Robert e Buemi tocaram rodas e o polonês rodou, até por causa da agressividade dos pilotos, a impressão que me deu é que Buemi e Kubica tinham encarnado Clay Regazzoni.
+ Se um dos dois tivesse bigode, seria uma combinação perfeita, eheheh. Aliás, desse GP de Abu Dhabi tive uma porrada de idéias para EVOLUÇÕES, SEPARADOS NO NASCIMENTO, COMBINAÇÕES PERFEITAS, FÓRMULAS DA VELOCIDADE entre outras coisas. AGUARDEM!
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+ Falando de piloto revelação, da Toro Rosso, será que só eu achei bom o desempenho do “Alguerseiláoquê”?
+ Tá certo, aquela de parar em box errado foi triste, mas já vi isso acontecer muitas vezes, na Indy por exemplo. Sem falar nos que “pararam de forma errada no Box certo”: Mansell (Ferrari) no Estoril em 89, Boutsen (Williams) no Brasil em 90...
+... Albers (Spyker) na França em 2007, hauhauhauhauhauha.
+ Sobre lambanças na F1 na hora do reabastecimento... na pré temporada, em 1997, Berger disse “para a Benetton, qualquer coisa que não seja o título será uma decepção”.
Os testes tinham sido ótimos, de intimidar até mesmo a então poderosa Williams Rothmans. Sendo assim, “a equipe das cores unidas” chegou para o GP da Austrália, primeiro da temporada 97, sob olhares curiosos.
Nos treinos, nada de impressionante. E na corrida? Alesi corria
Já fora do carro, Alesi disse que tinha um problema no rádio, e a temporada “sensacional” da Benetton foi bem fraca, cheia desses problemas absurdos.
+ Voltando ao presente: Alguersoari dizendo que teve problemas de câmbio = “me engana que eu gosto”
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+ Quanto a Toyota, Kobayashi (parece que) é o cara! As ultrapassagens abusadas e sua pouca experiência lembram muito Jean Alesi, barbarizando, nas últimas corridas de 89, com sua Tyrrell.
+ A melhor estréia desde Robert Kubica.
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+ Essa foi de fato a corrida do adeus, como você ouviu o pessoal da Globo falando, porém um tem que ser esclarecido. Vocês se lembram como o Kovalainen foi contratado pela McLaren? Heikki, apesar de um começo difícil, fez um boa temporada de estréia na Renault, mas como Alonso decidiu rescindir contrato com a McLaren, já no fim do ano, claro, Briatore preferiu contar com o espanhol. Injustamente Kova estava sem carro para 2008, só que a McLaren também estava sem pilotos com o mínimo de experiência para ser companheiro de Lewis Hamilton.
Se o Alonso, na época, atual bicampeão mundial teve que se submeter ao jogo de equipe que favorecia Hamilton, quando ele ainda era um estreante... imaginem como foi o contrato que ofereceram para o Kova???
+ Deve ter sido algo do tipo, “você está desempregado, é rápido e pode correr na melhor equipe do campeonato, mas...” e é exatamente esse “mas” que nós não sabemos quando vemos o Kova andar tão atrás do Hamilton.
+ O que você acha que o Kova pensou? “Bom, vou ter que aturar muita mer$%$¨#, mas se eu sair agora da F1, será que terei outra chance de voltar? E se voltar, será que terei um carro que me permita andar rápido? E afinal de contas, o segundo carro da McLaren, mesmo que (correndo com três rodas) me permitirá fazer pontos, pódios e até vencer... quem sabe aí não aparece uma oportunidade melhor em outra equipe???”
Claro que ninguém disse isso ou aquilo, tudo isso são apenas suposições minhas, mas, faz sentido, né?
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+ Para o ano que vem, o campeonato será interessante, aparentemente, o mais curioso desde 1997, quando a Lola tentou voltar e boa parte dos grid dos anos 80 ainda estava na F1. Nessa onda, vamos com calma com o anúncio da contratação de Bruno Senna pela Campos.
+ A equipe é totalmente nova e não sei exatamente o motivo, mas me parece meio “marqueteira demais” com negociações (estilo reality show) envolvendo pilotos com sobrenomes famosos. Isso me cheira a Lola Mastercard e Forti Corsi.
Para quem não se lembra, antes da estréia da Forti, houve muitas conversas envolvendo Christian Fittipaldi, Maurício Gugelmin e até “um brasileiro importado”, o português Pedro Lamy (eheheheh) para pilotos.
+ Os comentários entusiasmados davam a entender que a Forti era uma equipe brasileira, que disputaria vitórias em 95... e, dentro da pista, foi “aquilo”.
+ A coisa foi tão louca que até mesmo Roberto Moreno (um cara que entende profundamente a mecânica da F1) deu entrevista antes do GP do Brasil, primeira corrida da temporada, falando em vitória pela Forti...
+ Por isso, calma quanto ao Bruno Senna. De fato, ele é muito melhor do que todos imaginavam, mas é o BRUNO e não o AYRTON que vai pilotar um carro pra lá de duvidoso ano que vem.
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+ No mais, voltaremos com mais NOTAS SOBRE O GP apenas em março do ano que vem. Por enquanto velhas séries como o YES, NÓS GOSTAMOS DE CARROS BONITOS, COISAS ESTRANHAS QUE VOCÊ SÓ VÊ POR AQUI reaparecerão no VEL MAX além de novas idéias, como as charges animadas que prometo há tanto tempo...
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+ Se nesse post, você chegou até essa linha, é porque você realmente curte o VEL MAX. Agradeço muito pela sua atenção e por isso, vou adiantar uma nova série. Que tal sugerir pinturas e patrocínios para os carros do ano que vem? Que tal a nova Lotus novamente preta e dourada, só que dessa vez com patrocínio da Johnny Walker????
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+ Ainda não tenho o nome para essa série. Se alguém tiver alguma sugestão, favor mandar para o meu e-mail ou é só me adicionar no MSN (feringel@yahoo.com.br).
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+ Ah, em breve tem uma surpresa, talvez até mesmo em livro, sobre o VEL MAX, para vocês, porque a F1 só volta no ano que vem, mas a gente continua por aqui, em VELOCIDADE MÁXIMA TOTAL!!
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Um abraço,
Fernando Ringel
2 comentários:
HEHE...gostei da foto FernandãO!
Fala meu xará!
Eheheh, demorei um pouco para encontrar essa foto. Aqui no VEL MAX, gosto de explorar a emoção envolvida no automobilsimo, e como todos estão cansados de ver fotos dos carros, na hora da vitória, que tal ver a comemoração dos pilotos com seus mecânicos???
Para mim, esse é o mlehor da festa.
obrigado pelos acessos e comentários,
um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br
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