domingo, 22 de novembro de 2009
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE: Verde + branco + laranja
__A história do Force India VJM02 todos conhecem bem, mas e quanto a tentativa da Subaru entrar na F1?
Com o sucesso da Honda e a entrada da Yamaha na categoria, em 1989, Carlos Chitti, famoso preparador "pai" dos Motori Moderni, começou a trabalhar em um propulsor da montadora japonesa que seria usado na F1. Como Chitti tinha um longo relacionamento com a Minardi, os primeiros testes do motor Subaru aconteceram no M188, carro usado pela equipe italiana no ano anterior. Para tristeza de Giancarlo "durango" Minardi, o motor tinha muito pouca potência e foi recusado pela equipe.
Com o orgulho arranhado, Carlo Chitti começou a trabalhar em um novo motor e a proposta feita para a Minardi (com alguns upgrades) foi oferecida para a Coloni: injeção imediata de muito dinheiro (vindo de empresas japonesas) e fornecimento gratuíto de motores + ajuda técnica da própria Subaru!
Depois que de desmair (brincadeira minha, hauhauha), Enzo Coloni fechou negócio. Mais ou menos como aconteceu na compra da Brawn pela Mercedes, a Subaru comprou 51% da Coloni, embora o controle da equipe continuasse com o Sr Coloni.
A equipe passou a se chamar Subaru Coloni e a parceria foi anunciada com uma festa luxuosa no GP de Monza de 1989, mas nos meses sguintes... para desespero da montadora japonesa, a equipe italiana não conseguia fazer o chassis e o motor "conversar". O problema não foi resolvido e na véspera da primeira corrida da temporada 90, GP de Phoenix, a equipe alugou o estacionamento de um restaurante para fazer o primiero teste da Subaru Coloni C3B!!!
Antes do GP da Alemanha, a parceria foi desfeita. A equipe, voltou a se chamar Coloni, passou a correr com os convencionais Ford Cosworth, e acreditem, Bertrand Gachot começou a passar da pré qualificação, embora nunca tenha conseguido tempos rápidos o suficiente para estar entre os 26 que formavam o grid de largada.
Obviamente, a equipe italiana não conseguiu se classificar para nenhum dos 16 grandes prêmios da temporada! Não fosse uma equipe chamada Life, provavelmente a Subaru Coloni seria de longe o pior conjunto de 1990... e um dos mais lentos da F1.
Após o fiasco, o time foi para a temporada 91 com uma equipe formada por... 6 pessoas!!! Totalmente sem dinheiro, o novo Coloni C4 foi feito com a ajuda de estudantes de engenharia da Universidade de Peruggia!!! (isso sim é trabalho de faculdade, hein? O estágio dos meus sonhos, hauhauhau)
RESULTADO: logicamente a equipe não se classificou para nenhuma corrida, mas heroicamente participou das 16 pré qualificações da temporada 91.
OBS:Parece estranho como a Subaru conseguiu fazer uma motorzeco desse, capaz de ser rejeitado pela Minardi (na época uma equipe que tinha acabado de marcar seu primeiro ponto em 4 anos na F1)... motor tão fraco que conseguiu afundar um "Titanic de papel" como a Coloni!!!!!!!
Mais curioso ainda foi, apenas um ano depois, a Porshe ter conseguido se superar e quase levar a Footwork à falência. Nome não é tudo, né?
OBS: Semente do que depois ficou mundialmente conhecida como Andrea Moda F1, a Coloni deixou a categoria, mas continuou no automobilismo. Atualmente a Coloni Motorsports compete na GP2.
Um abraço,
Fernando ringel
feringel@yahoo.com.br
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2 comentários:
Vale lembrar que a Subaru e a Porsche fizeram excelentes motores pra outras variadas categorias de corrida
Grande Pedro,
pois então... não dá para entender...
No caso da Porshe, dizem que o motor da Footwork era apenas o Porshe usado pela Mclaren até meaods dos anos 80, sem o sistema TAG(que rendia mais alguns cavalos de potência)+ o motor que a Porshe usava no Mundial de Protótipos.
RESULTADO: motor velho + motor com especificações para carros bem maiores = o motor que feito para a Footwork era práticamente um elefante (branco) e dos bem grandes.
Praticamente não houveram testes, mas (apesar do escesso de peso) aparentemente confiável o Porshe era.
Quanto ao caso da Subaru, o dinheiro foi depositado, mas a COloni não realizou nenhum teste até o início da temporada 90????? Para onde foi esse dinheiro Seu Enzo Coloni??????
Alain Prost, comentando sobre a tentativa fracassada de Sebastian Loeb disputar a F1, pode ser uma explicação para tamanho fracasso da SUbaru:
"Os fãs do automobilismo estavam muito curiosos para ver o que o Sebastien poderia fazer em Abu Dhabi, mas, na verdade, reinou o bom-senso. O Sebastien é um grande campeão e seria uma pena arriscar a sua imagem. As duas categorias são diferentes"
Obrigado pelos acessos e acomentário,
UM ABRAÇO!
feringel@yahoo.com.br
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