sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A FÓRMULA DA VELOCIDADE: "amarelado pelo tempo..."

__Em 2005 uma grande idéia ganhava vida. Seu nome? Grand Prix Master, categoria formada apenas por ex-pilotos de F1 que tenham disputado pelo menos duas temporadas completas na categoria.

_

O chassis (robusto e bem bonitinho) foi feito pela Delta Motorsport, empresa que atualmente fabrica os chassis usados pela Superleague Formula. Segundo a própria Delta, o chassis foi uma evolução (uma cópia, né?) do belíssimo Reynard usado na Indy em 2000, Reynard AKi para os íntimos (rsrsrs).

_

Apesar de ser uma chance de ver nomes como Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell e Alain Prost correndo juntos, a categoria faliu.

_

Pouco antes disso, existiam conversas de que finalmente Piquet e Prost entrariam na GP Master. Outros como Damon Hill, Johnny Herbert e Jean Alesi estariam apenas esperando completar 45 anos, idade mínima na categoria, para estrear.

_

Tudo muito legal, fora das pistas. Tirando um pega entre Fititpaldi e Mansell no Kyalami as (poucas) corridas foram meio monótonas... sem falar nas arquibancadas meio vazias.

_

A coisa foi meio devagar, embora com boas perspectivas para o futuro, quando... no final de 2007 a Delta Motorsport entrou na justiça por não receber a quantia combinada pelos 15 chassis fabricados! A empresa ganhou a causa e acabou com a minhas esperanças de ver o Alesi correndo junto com Arnoux, Mansell, Fittipaldi, Alan Jones...

_

No início de 2008, a Delta Motorsport anunciou a intenção de reavivar a categoria, dessa vez sob o nome F1 Master (convenhamos, um nome mais adequado, né?), projeto que até hoje não saiu do papel, para a tristeza deste que vos escreve... (sniff, sniff, sniff)

_

OBS: em geral os pilotos gostaram muito dos carros, nas palavras de Fittipaldi, "um carro divertido de guiar, pouca aderência e muita potência".

_

OBS2: você deve estar pensando, "mas o que a Benetton de 91 tem a ver com a GP Master?" Bom, geralmente quando estou procurando uma determinada foto, acabo encontrando outras e daí nascem posts que não estavam nos planos, como esse por exemplo.

_

Quando vi a foto do Eric Van De Poele na GP Master, instantaneamente lembrei da primeira foto dessa FÓRMULA DA VELOCIDADE, Moreno na B191. Como os dois carros são amarelos, e o chassis Delta Motorsport nasceu do Reynard usado na Indy em 2000, claro, para tornar a comparação mais nítida, escolhi um Reynard AKi amarelo, no caso o PPI do espanhol Oriol Servia.

_

OBS3: Só por curiosidade, pensei que estava fazendo uma EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE (a Benetton e o Delta são praticamente iguais, né?), e enquanto escrevia esse texto, a EVOLUÇÃO "evoluiu" para o que chamo de A FÓRMULA DA VELOCIDADE, ehehe.

_

_

Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

Nenhum comentário: