domingo, 22 de novembro de 2009

A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE: xadrez


__Em 88, finalmente Walter Brum realizou o sonho de estrear sua equipe de F1... e de uma maneira inusitada para um time novato. Vítima de uma personalidade difícilima + muito azar + politicagem da F1 = Stefano Modena, o campeão da F3000 em 87, (praticamente confirmado na Benetton) na Eurobrum!!!

Muito modesta, a equipe começou a temporada com seu carro completamente branco. Após algumas classificações somadas a atenção da mídia nos esforços desesperaos de Modena e em algumas barbeiragens do argentino Larrauri, no final do ano, o ER-188 ostentava a pintura "tabuleiro de xaderz amarelo e branco" da foto acima, rsrsrsrsrs.

Seis anos depois, a Larrousse conseguiu o patrocínio da cervejaria Kronenbourg para as primeiras corridas de 1994. Na foto acima, vemos Olivier Beretta no GP do Pacífico, um dos 6 (!!!) pilotos que dirigiram o fraco LH94 na última temporada da equipe francesa.

Olivier, piloto protegido de Nelson Piquet, é herdeiro das Armas de Fogo Beretta, multinacional italiana especializada em fabricar, er, armas de fogo e munição, pagou para correr na Larrousse e não fez feio, mas após o GP de Monza o dinheiro acabou e... The End para o francês na F1.
A Larrousse voltou ao verde com que começou a temporada e foi assim até o GP da Austrália, última corrida da equipe na categoria.

Quanto as pinturas dos modelos, são raras fotos de frente, quem dirá do alto desse Eurobrum, mas se você colocar o ER-188 e o Larrousse LH94 lado a lado, e vistos de cima, vai reparar que as pinturas são idênticas, salvo a diferença na cor...

OBS: Só para finalizar, uma coincidência entre as duas equipes com pintura xadrez: enquanto a Eurobrum iniciava sua história na categoria, com essa (bela) pintura, a Larrousse dava seus últimos suspiros.


Um abraço,
Fernando Ringel
feringel@yahoo.com.br

Nenhum comentário: