sexta-feira, 21 de março de 2008

Coluna do Fernando: O Lado "B" da História


Barrichello de volta ao capacete tradicional e as boas performances
_
_
Após o GP da Austrália é de espantar a quantidade de demonstrações de apoio e carinho a uma das personalidades mais marcantes e ridicularizadas da sua época, Rubinho Barrichello.
Concordo plenamente com os que exaltam o talento do Barrichello, mas temos que admitir que a chacota é culpa do próprio Barrica. Dele e da boca grande dele. Ele mesmo se ridicularizou. Quem se lembra daquele comercial da Pespi em que um menino tirava o maior sarro da cara dele?
Pô, ninguém chamou o Rubinho no canto e disse: " Isso é fria"... sem contar esse negocio de "Rubinho". Rubinho por quê? Ele é filho do Ayrtão?
_
Pois é exatamente aí que chegamos ao ponto “B” dessa história.Alguém tinha que ter dado um toque nele."Rubinho é o kct. Teu nome é Rubens Barrichello." Muitos dizem que ele não prometeu nada... mas e aqueles capacetes comemorativos para o GP do Brasil que deram um azar danado?
_
Sem contar nas vezes em que falou do "chefe". Infelizmente o Rubinho foi um dos que acreditou na “endeusificação” do Senna.Dizem que apenas nesse ano contratou um assessor de imprensa. Duvido, mas com certeza isso explicaria algumas de suas declarações inacreditáveis. Aliás, esse é outro ponto importante do lado “B” da história. “B” de Barrichello e “b” de boca. Um dos grandes problemas é que ele falava, falava, falava, prometendo coisas que não dependiam só do esforço e do seu talento. Isso fomentou uma certa irritação por parte da torcida que percebe que ele tem o carisma, que o Massa não tem, e o talento para cumprir tudo o que se propõe, mas chega na hora “h”... como disse o Cléber Machado no GP da Áustria de 2002:" Hoje, não, hoje, não... hoje sim..."
_
Sabe, ele pode ser Rubinho dentro de casa, mas a gente tem que conhecê-lo como Barrichello.Vejam só o exemplo do Mansell. O "bigode" tinha um jeito meio bobo, foi bem mediano até ser contratado pela Williams, mas era conhecido como Leão. O Mansell deve boa parte da popularidade e da fama a esse apelido. Na verdade, o Mansell tinha que dar metade da sua fortuna para o cara que bolou esse apelido. Você vê, o "bigode"com jeito de jeca, meio bobo, por que não dizer, até um pouco chorão, era conhecido como Leão, e o Barrichello, o único companheiro que peitou e eventualmente venceu o Schumacher é conhecido como Rubinho.”Rubinho” cai como uma luva quando ele dá aquelas entrevistas puto da vida reclamando até da sombra. Rubinho lembra criança ou coisa de criança.
_
No GP da Austrália quem ficou quase vinte voltas segurando o Raikkonen na maior classe, e depois tranqüilo em terceiro, fazendo corrida "de gente grande", foi o Barrichello: Rubens Barrichello.
_
XXXXXXXX_
_

Interlagos/ 95, Pode não ter dado sorte, mas o capacete ficou bonito.

XXXXXX

Vamos lembrar?
Nigel Mansell conquistou seu único título aos 39 anos, em seu último ano completo na F1. Após três vice-campeonatos.
Rubinho tem 36 anos, dois vice-campeonatos no currículo, e se a Honda fizer um carro realmente bom ainda dá tempo, né? Tempo de quê? Helloooo, "Pã-pã-pããããã, pã-pã-pãããã"..."

XXXXX

Esperamos que a boa performance da Honda não seja uma espécie de lampejo genial a lá March em Paul Ricard

XXXX

Por acaso, enquanto escrevia essa coluna, me lembrei de uma música dos Beach Boys.
O início da letra de “Help me Rhonda“ parece até um pedido de ajuda do Barrichello para a Honda fazer um bom carro em 2008.
Leia a letra ouvindo a música http://www.youtube.com/watch?v=7mZ0ApTA-y4

“Well since she put me down I've been out doin' in my head

Come in late at night and in the mornin' I just lay in bed

Well, Rhonda you look so fine (look so fine)
And I know it wouldn't take much time
For you to help me Rhonda
Help me get her out of my heart
Help me RhondaHelp,
help me Rhonda
Help me Rhonda
Help, help me Rhonda
Help me RhondaHelp,
help me Rhonda,
Help me RhondaHelp, help me Rhonda
Help me RhondaHelp, help me Rhonda
Help me RhondaHelp, help me Rhonda
Help me Rhonda yeah
Get her out of my heart...”

Resumindo: "Ajude-me Honda a tirá-la (Ferrari) do meu coração..."
_
XXX

Se a previsão do tempo se confirmar deve chover muito durante o GP da Malásia.
Arrisco dizer que se chover Rubens Barrichello é o favorito.

XX
Por outro lado, se chover os boatos de que o Massa seria substituído pelo Vettel começam a tomar cara de coisa muito séria. Por quê? Na chuva o Massa leva um banho, literalmente.

X

A prova do crime.
_
Dizem que após o Gp da Austrália o Jean Todt atendeu o telefone e ouviu a voz do Ross Brawn:
"_Alô, Jean? Fud* com ele aqui também."
_
_
_
Fernando Ringel

Nenhum comentário: