segunda-feira, 2 de agosto de 2010

F1: notas sobre o GP

+ Nota para ao GP: 7 (sem o safety car, 2, para não dizer nota 1. Padrão Hungaroring de chatura).

+ Ok, vou reconsiderar. Juntando as punições com as faícas entre Schumacher X Barrichello e Sutil X Kubica, deu para passar. No fim das contas foi uma boa corrida para pontuar os 25 anos do GP na F1.

+ História MODE On: Hungaroring foi um marco para a categoria e para a União Soviética. Na época, Gorbachev tentava reformar a economia socialista e junto com Tio Bernie, chegou a um meio termo que satisfez as duas partes. Ter um GP da F1, um ícone do capitalismo, no fechadíssimo leste europeu era além de um antigo desejo de Ecclestone, uma demonstração de prestígio (na já combalida URSS). Pelo lado dos russos, Hungaroring serviu também como uma desmontração de que eles estavam dispostos a se "socializar" ($$$) com o resto do mundo (capitalista).

Anos antes, Bernie tentou por duas vezes fazer um GP em Moscou, seria uma pista de rua, mas os líderes soviéticos consideravam caro demais, além de "uma diversão besta". Bernie tentou então em vários países do leste europeu, até mesmo em pistas meio medievias a lá Clermont Ferrand (misturando traçados de rua com trechos de estradas). Como não era viável nem finaceira (nem em termos de segurança para os pilotos) chegou-se a um meio termo: foi construído Hungaroring. A Hungria não era a Rússia, mas ainda assim fazia parte da cortina de ferro e o desejo de Ecclestone em levar a F1 para locais "exóticos", "distantes" estava temporariamente saciado.

OBS: lugares distantes = mercado virgem >>> muito dinheiro esperando por Bernie... e ele curte muito i$$o, né não?

Hungaroring (em 1986) era muito mais travado que a versão atual... e isso não foi considerado um problema. Devido ao calor, a menor aderência dos carros, aos pneus da época, a maior quantidade (e diferença de desempenho) das equipes o circuito abrigou bons GPs no final dos anos 80.
Hungaroring era considerado muito moderno (leia-se, seguro) se comparado aos GPs daquela época.

Uma pena que a corrida tecnológica dos anos 90 tenha melhorado tanto os carros a ponto de tornar o palco do GP da Hungria meio obsoleto. Convenhamos, todo mundo sabe que há muuuuuuuito tempo esse é, junto com Monaco, o GP mais chato da temporada.

+ Pq continua no calendário???? Porque é também um dos mais rentáveis. Hungaroring é a chance que os finlandeses tiveram para torcer por Hakkinen e Raikkonen, que os poloneses tem para torcer pelo Kubica, que os russos tem para saldar o Petrov e por aí vai. No final das contas, em média 150 mil pessoas (no mínimo!) assistem a corrida de dentro do autódromo.

+ Já que falamos em Rússia, Petrov deu um chocolate no Kubica. Até agora, nas pistas em que já conhece (Istambul por exemplo), Vitaly tem andado tão bem ou até mais rápido do que (ninguem mais, ninguém menos que) Robert Kubica!

+ É aquele negócio, conhecimento é poder. Quem sabe mais, toma as melhores decisões e blá, blá, blá. Era essa a receita do sucesso do Senna. Enquanto os outros pilotos relaxavam em festas após os treinos, Ayrton virava a noite estudando seu carro, o circuito, o carro do seu companheiro de equipe (eheheh), e fazia o que mais fosse. Aí quando algo inesperado acontecia (chuva, ou desgaste excessivo do carro), enquanto os outros ficavam com as calças nas mãos, o brasileiro (que já tinha previsto uma solução para algum imprevisto) saia no lucro.

+ COMO PERDER SEUS LEITORES (em poucas palavras) MODE On: igualzinho você aí, né? Hum, fica na internet (perdendo tempo), lendo coisa de F1. Vai estudá, rapá!

+ KKKK.

+ Falando em Kubica, bizarro o acidente com o Sutil. Olha, bizarro². Sempre achei perigoso esses sistema dos boxes ficarem tão próximos um dos outros e ainda por cima ao lado do pit lane. Tem que alargar isso. Na Indy, pelo menos, o pit lane tem duas mãos, (em termos de largura). Na F1, não tem como dois carros emparelhar dentro dos boxes por causa da miséria no espaço destinado às equipes.

+ Sinceramente, demorou muito para acontecer algo assim. Não sei como acontecem tão poucos acidentes envolvendo carros e mecânicos. Acho Deus trabalha muito, e bem, convenhamos.

+ Ainda no meio do pelotão, 1° de agosto foi um dia de muita festa para a Sauber. De La Rosa fez milagres em cada dia deste final de semana eenquanto o Koba, mesmo tendo largado em 18° (!), em Hunagroring (!!), com um carro meia boca (!!!) chegou em 9° (!!!!!!! CHUCK NORRIS !!!!!!!).

+ Parabéns Tio Peter. Você merece.

No pelotão de trás, olha a LOTUS AÍ MINHA GENTE!

Nos treinos ficaram a mais ou menos um segundo da STR do Alguersuari. Olha, estou curioso para a próxima temporada da equipe. Se tudo continuar assim (pouca coisa é tão volúvel quanto o desempenho de uma equipe de F1, ainda mais de ano para ano, olha só a Brawn GP e a Mercdes, então não dá para prever nada), em 2010 acredito que (além desse teimoso aqui no VEL MAX e de uns gatos pingados aqui e alí) vai aumentar muito a torcida pelos carros verde metálico.

+ Olho para os carros do Trulli e do Kova, vejo os detalhes em amarelo e penso comigo mesmo, "essa é a pintura ideal para um carro do Brasil na A1GP".

+ Quanto as nanicas, em seu campeonato à parte (como se fosse a série B da F1), Glock venceu, mas a surpesa ficou por conta de Bruno Senna, fazendo seu pequeno milagre de cada GP naquele carro que parece ter sabão nos pneus.

+ Apesar da melhor volta entre as nanicas (e de mais uma largada Dragster, a lá Gilles Villeneuve), Di Grassi amargou o último lugar. Sakon Yamamoto não conta, convenhamos.

+ Quanto a Ferrari. Vettel foi punido, mas Massa continou em quarto. Por quê? Por que o Massa não estava em segundo, ora. Raciocínio retardado? Não. Por que não? Por o Alonso estava em segundo.

+ E por que o Alonso estava em segundo?

+ "Cale-se, cale-se, cala-se, que você me deixa louco" MODE On: por que ele estava mais rápido que o Massa. Basicamente isso encerra qualquer discução sobre o que aconteceu em Hockenheim.

Por "n" motivos, Felipe não sai do lugar nas corridas... e nos treinos sempre anda menos que o Alonso. Tem culpa a Ferrari disso????

Bom o Massa é, só que esse não é o ano dele.

+ Falando em gente que não vai lembrar de 2010 como um dos "melhores anos da minha vida", na Mercedes, Rosberg foi tirado da corrida pela própria equipe. É mole?

+ Poderia até escrever que, se por um lado foi ruim para a Mercedes (o embaraço com Nico) por outro foi... pior! O Ex-Greatest continua pagando mico... e fazendo a fama dos outros.

+ Ross Brawn disse que Schumacher não tentou jogar Barrichello no muro. Aham, não tentou jogar no muro. Michael só não queria que Rubinho o ultrapassa-se, né? Esses caras deveriam ser advogados... como na maioria, de fato ( na grande maioria), são.

OBS: a F1 basicamente se divide entre advogados, jornalistas e engenheiros dentro de fora das pistas).

+ Não que essa manobra defina Schumacher como uma figura execrável, um ser humano moralmente pior, mas sim o define como um piloto casca grossa. Com ele é na porrada mesmo. Ele quer ganhar e se você quiser tirar alguma vantegem dele, vai ter que pagar um preço. EM uma análise fria e calculista, é só isso.

+ Não sei se sou eu, mas não vejo tnta maldade assim na F1. Posso estar perdendo leitores, mas acredito que as pessoas geralmente romanciam demais o que veêm na TV. Senna fez o mesmo com Prost no Estoril(1988). Prost deu o troco em Suzuka … o automobilismo é cheio disso. O negócio é que o Schumacher tem uma má reputação nesse quesito (esportividade). Além disso, ele está por baixo e essa é a grande chance para "todo mundo" meio que se vingar dele. Não sou fã do alemão, mas no fundo todos sabemos que ninguém gosta (verdadeiramente) dos vencedores. Prova disso é a satisfação que se percebe em torno dos decepcionantes resultados do heptacampeão.

+ NO POPULAR: mito bom é mito morto (credo)

+ Voltando para a fechada do Schummy, esse tipo de piloto (ou pilotagem) costuma ser chamado de Mad Dog (cachorro louco). Esse tipo de manobra (por mais que não seja totalmente correta), é comum no automobilismo. Basicamente, a diferença entre o mocinho e o bandido quem faz somos nós, a audiência.

+ RESUMINDO:
fechada = automobilismo.
herói/vítima = o cara que vc torce
vilão = o cara que faz algo para a trapalhar/dificultar o sucesso do piloto por quem vc torce

+ Para finalizar esse assunto, vou reproduzir aqui um comentário que fiz em uma postagem do amigo Jorge Pezzolo:

"ficamos chateados com a Ferrari (em Hockenheim e com Schummy na Hungria) pq vemos a corrida como se fosse um filme, um programa de televisão, mas não é."

+ Ainda sobre s brasileiros, se Hungaroring tinha duas ultrapassagens históricas, agora tem três.

Isso graças à Rubens Barrichello. Está certo que ele chegou atrás do Hulkemberg, a estratégia não deu certo, mas a belíssima ultrapassagem valeu.

+ Ainda que ele tenha voltado ao nível bobo das declarações de seus tempos de Ferrari ("ele não passa mais", dãããã), Barrica está pilotando muuuuuuito! (Para mim), essa é a melhor temporada dele desde 1999 (em seus tempos de milagreiro na Stewart).

+ A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE: os anos de ouro do Barrica

1994 >>> 1999 >>> 2010

OBS: talvez 2009, talvez...

+ Na Mclaren, Hamilton fez o que pôde, enquanto pôde. Já Doctor Button foi tão homeopático que acabou não fazendo nada.

+ No pelotão da frente, Vettel deveria ter ocupado os dois primeiros lugares do grid por só não ter feito chover nos treinos.

+ Na corrida, (além da vitória) Webber deveria ter chegado em segundo. Somando o desempenho esmagador na corrida, esse é o centésimo GP dos sonhos de qualquer piloto da F1.


Um abraço,

Fernando Ringel

feringel@yahoo.com.br

@FernandoRingel (“Sigam-me os bons”, kkk)

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