domingo, 30 de agosto de 2009

***** 5 Estrelas - GP da Bélgica***** (ou: "A VINGANÇA DOS DERROTADOS")

Por Pedro Ivo

Spa-Francochamps. Só essa palavra já anima muita gente a assistir Fórmula 1. Até quem parou de assistir todas as corridas senta em frente à TV domingo de manhã quando tem GP da
Bélgica.E não é pra menos, é provavelmente o GP mais desafiador - muitos pilotos de todas as eras adoram correr nesse circuito - de toda a temporada, com um visual bem bonito e
que, independente de qualquer regulamento que haja na temporada, sempre proporciona pegas ou no mínimo momentos inusitados e às vezes até engraçados.

Em 2009 tivemos um GP da Bélgica menos disputado que no ano passado, quando houve a disputa de Hamilton x Raikkonen nas últimas voltas que fez muita gente vibrar com um pega bem bonito. Mas, por outro lado, o GP desse ano quase pode ter um trocadilho com o filme mais recente dos Transformers, afinal, foi praticamente "a vingança dos derrotados". Explico melhor isso no 5 estrelas e nos prêmios simbólicos.

5 ESTRELAS:

Brawn(**): Esse GP mostrou que, após a euforia das vitórias seguidas da ex-Honda, a equipe está numa gangorra de resultados. Em um GP, vence com sobras, em outro, passa por dificuldades. Essa gangorra pode render problemas pra Button e Rubinho, que podem perder os títulos que até algumas corridas atrás eram quase que assegurados. Na corrida, o inglês sucumbiu ao strike da largada e brasileiro sofreu dois problemas que o tiraram todas as chances de vitória: a falha da largada e o motor quase explodindo no final. No frigir dos ovos , os dois pontos conquistados por Rubinho foram melhores que nada.

RBR(***): O time azul-escuro até que não saiu no vermelho de Spa. Mas o que eu chamei de "a vingança dos derrotados" começa por Vettel, que na corrida passada abandonou e nessa pegou um pódio quando nem todo mundo esperava esse resultado da Red Bull em Spa. Já Webber não seguiu o estilo "mineirinho" e foi muito apagado, além da punição que também tomou. O que só contribuiu pra não fazer jus aos resultados que vinha rendendo.

McLaren(**): Com seu homem de frente saindo logo na primeira curva, o time de Woking entregou tudo nas mãos de Heikki "pé na Kova" Kovalainen. O finlandês não conseguiu fazer lá muita coisa, o que só deu duas estrelas no post e um sexto lugar à McLaren na corrida.

Williams(***): Aqui, a coisa segue na toada das últimas corridas. Nakajima Jr. errando mais que acertando e Rosberg carregando o carro nas costas e pontuando ora aqui, ora acolá.

BMW(****): Desde o GP da Austrália que não se via a BMW como se viu hoje. Quase lembrou a equipe que chegou a rivalizar com Ferrari e McLaren em 2008. Heidfeld e Kubica desde a classificação pegaram posições bem mais à frente que de costume, e também terminaram muito mais à frente que estão terminando essa temporada. Mais dois pilotos que fizeram jus à "vingança dos derrotados".

Toyota(***): Primeira fila na classificação já pode ser considerada uma vitória pra a equipe nipo-germânica que mais pro começo do campeonato - vá entender! - rivalizava com RBR e Brawn pela superioridade de números. Na corrida, nenhum dos dois pontuou.

Ferrari(*****): Eis uma equipe que fez jus perfeitamente à "vingança dos derrotados"! Cinco estrelas foram merecidas, pois ainda que Luca Badoer tenha dado vexame mais uma vez (pobre Badoer...), Kimi Raikkonen fez todas as honras para os vermelhos. A Ferrari e Raikkonen definitivamente fizeram as pazes com a vitória.

Force India(*****): Essa aqui encabeça a "vingança dos derrotados". A equipe, desde que estreou em 2008, nunca tinha conseguido um ponto e se um dia havia chegado na metade do grid na classificação já era muita coisa. Aí vem Fisichella, deixa todo mundo boquiaberto com uma pole totalmente inesperada, e quando todo mundo achou que a pole foi fogo de palha, Fisico seguiu Raikkonen a corrida toda, por vezes quase ultrapassando e conquistando um pódio no mínimo histórico pra equipe de Vijay Mallya. Hoje vai ter muita festa na Índia!

STR(*): Alguersuari fez algo que todo mundo esperava que mais dia menos dia acontecesse: se meteu num acidente, o que não chega a ser nada de outro mundo em se tratando da primeira curva após a largada em Spa. Já Buemi não fez muito mais do que podia, com um modesto 12º lugar. E pensar que a STR ano passado pontuava regularmente...

Renault(*): Merecia era zero estrela! Não bastasse Gorsjean também ter entrado na lambança da largada, Alonso mais uma vez foi atrapalhado pela ineficiência da equipe nos pits, e Flavio Briatore sai da Bélgica com o risco de ter o nome mais manchado que roupa de mecânico de beira de esquina.

PRÊMIOS SIMBÓLICOS:

O Ás: Raikkonen que me perdoe, mas essa é do Fisichella mesmo. O cara literalmente mandou um "owned" pra 2/3 do circo nesse final de semana e tudo isso com um carro que é

considerado o pior do grid! Lembrou muito Damon Hill na Hungria em 97, que quase venceu com uma Arrows Yamaha. Sem sombra de dúvida a maior surpresa desse GP todo.

O Arrojado:
Esse sim foi Raikkonen. Mostrou que ainda pode ser chamado de "Iceman" sim. Passou o Físico logo no comecinho da corrida e depois disso sempre segurou o italiano.

Ainda que houvesse uma disparidade de forças enorme, o feito de Raikkonen se tornou importante por reconduzir a Ferrari à vitória depois de um jejum de tantas corridas.

O Guerreiro: Fica difícil colocar um aqui, pois esse posto seria de Nick Heidfeld ou de Robert Kubica. Numa equivalência de forças dentro da escuderia germano-suíça, o pequeno alemão e o gigante polonês impuseram um ritmo que ninguém esperava ver a BMW apresentar de novo esse ano.

O Apagado: Olha o Mark Webber aí gente! Tomou punição de drive-trough, e em nenhum momento chegou a dar um calor no companheiro Sebastian Vettel. Hoje a RBR não mostrou a equivalência de forças que estava aparecendo desde o GP da Austrália...

O Braço-Duro: Aqui foi o Grosjean, que conseguiu fazer uma lambança DAQUELAS na largada. O francês não conseguiu nem mostrar algo na corrida, pois não passou de algumas curvas...

O Bundão:
Luca Badoer de novo. Acho que nem preciso falar por que...


Nenhum comentário: