segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Foto do dia: África do Sul, 1969


Parece que estão todos em uma colônia de férias, mas acredite, isso é o registro de uma das primeiras reuniões da GPDA, a Associação dos Pilotos de Grand Prix, que tinha acabado de ser criada. O local é uma area de camping na África do Sul.


Entre 1968 e 1969 os acidentes aumentaram tão substancialmente que, liderados por Jackie Stewart, essa associação, feita para cuidar da integridade física dos pilotos foi criada. Foi uma entidade que encontrou muita resistência por parte de organizadores, patrocinadores e chefes de equipe. Um dos poucos que apoiou os pilotos foi Sr, Louis Stanley, chefe de equipe da BRM, que está nessa foto, mas meu scanner não era grande o suficiente para captá-lo.


Da esquerda para a direita: Graham Hill; deitado de óculos está Jean Pierre Beltoise, atrás dele, Chris Amon. Ao centro ao fundo, Jochen Rindt. À sua frente, parcialmente encoberto está Jackie Stewart, grande amigo de Rindt. Atrás de Stewart, Jackie Ickx, que abandonou a entidade, logo depois. O Belga ficou conhecido por pouco se importar com as questões de segurança. Hoje, ele lamenta ter agido dessa maneira reconhecendo que deve a sua sobrevivência à Stewart. À direita de Rindt, o campeão de 1967, Denny Hulme e o estreante do ano, Mario Andretti.


Apesar da insegurança dos carros e circuitos da época, pode-se perceber que os pilotos eram bem mais amigos e companheiros. É difícil imaginar uma cena dessas nos dias de hoje, mesmo que a GPDA ainda seja atuante.


Lucas Peterson.


Foto: Speed Addicts, Mark Hughes, 2005. Pgs 124,125.


2 comentários:

Marcelo Faviere disse...

Boa Klango! Blog tá ficando massa. Abraços,Faviere.

Speeder76 disse...

Bela foto! Já agora, acabei de vos inscrever no rol dos meus favoritos, pois os vossos posts são divertidos!


Um abraço, do outro Lado do Atlântico!