terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Foto do Dia: Equipe Lotus em 1960


Gostaria de dar início a essa série na qual publicarei algumas fotos de livros que adquiri ao longo dos anos com esse instantâneo retirado da minha mais nova aquisição, o livro "Speed Addicts" de Mark Hughes: O ano é 1960. O local, Holanda. As estrelas principais da equipe Lotus num momento de descontração. Da esquerda para a direita: Colin Chapman, o chefe de equipe e seus três pilotos, Innes Ireland, Jim Clark e Alan Stacey (John Surtees também corria pela Lotus, mas alternava-se entre as corridas de moto).

Me chamou a atenção essa foto, pensando no futuro trágico que essas pessoas tiveram, numa seqüência que estava tendo inicio justamente nessa prova na Holanda, que foi a estréia de Jim Clark na F1. Nessa ocasião, apenas Innes Ireland chegou ao final, com os outros tendo problemas mecânicos. Apenas duas semanas depois, Alan Stacey teve um tremendo golpe de azar quando foi atingido no rosto por um pássaro (!!) sofrendo um acidente fatal. O novato Jim Clark foi o primeiro a chegar ao local do acidente e ficou tão chocado que pensou em desistir do automobilismo ali mesmo. Felizmente o seu amor pelas corridas foi mais forte e com um empurrãozinho de Colin Champan, ele continuou.

No ano seguinte, a equipe ficou com Ireland e Clark de pilotos. E apesar do que a foto possa sugerir, eles não se davam muito bem. Ireland, também era escocês e obteve uma série de bons resultados em 1961, tanto na F1 como em outras categorias enquanto Clark ainda estava aprendendo, e por isso, causando acidentes como o que vitimou Wolfgang Von Trips, e mais 14 espectadores em Monza naquele ano. Apesar dos bons resultados de Innes, Chapman nunca escondeu de ninguém sua preferência por Clark, promovendo-o à primeiro piloto em 1962 e dispensando os serviços de Ireland.

Até os dias atuais Innes Ireland relembra esse período com certa mágoa, principalmente contra Chapman. Porém de todos na foto, foi o único que sobreviveu para contar a história. Clark, já bicampeão, encontrou a morte numa prova de F2 em Hockenheim em 1968. Chapman simplesmente desapareceu sem deixar rastro em Dezembro de 1982. A versão oficial registra um ataque cardíaco. Mas o caixão estava lacrado e ninguém além da sua esposa, Hazel, viu o corpo. Mas essa já uma outra história.

Lucas Peterson
Credito da Foto: Speed Addicts, Mark Hughes, PG.77, 2005.

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