A foto de hoje registra o exato instante em que Lorenzo Bandini, piloto da Ferrari erra a tomada da chicane da saída do túnel em Mônaco, acertando o guard-rail e favos de feno, na corrida de 1967. O carro praticamente partiu-se ao meio e se incendiou. Em meio à confusão, muitos acharam (ou quiseram achar) que o piloto já tinha saído do carro, mas a verdade é outra.
A foto é tão precisa que quase pode-se sentir o impacto junto com o piloto. E ainda observamos outros detalhes, como o corpo começando a se enclinar para frente, as cornetas dos 12 cilindros fumegando e a incrível proximidade dos expectadores do acidente.
Bandini vivia “a hora da verdade” à aquela altura. Estrou na F1 em 1961 pela Scuderia Centro Sud, mas logo fora apadrinhado por Enzo Ferrari como a mais promissora estrela italiana desde Alberto Ascari. Desde a saída de John Surtees, campeão pela Scuderia em 1964, era visto como o primeiro piloto. Mônaco era sua pista preferida e iria dar tudo de si para vencer.
Mas como sabemos, a preocupação com a segurança era mínima naqueles tempos. Para os chefes de equipe, os pilotos não passavam de malucos bem pagos para se arriscarem. A corrida em Monte Carlo tinha mais de 2 horas de duração, totalizando inacreditáveis 100 voltas. O acidente aconteceu na 81º passagem e acredita-se que foi mesmo por exaustão física. Emerson Fittipaldi disse uma vez que era fácil ser rápido em Mônaco, mas o principal problema era conseguir manter a concentração após passadas umas 10 voltas. Imaginem o estado do italiano após tanto tempo e tendo que controlar uma máquina difícil e temperamental como eram as “rossas” dos anos 60.
Procurei e não achei. Então coloquei eu mesmo no You Tube um pequeno documentário do acidente divulgado pelo Ico em seu blog, um tempo atrás. Com entrevistas do próprio piloto além de sua esposa e outros envolvidos como o diretor técnico Mauro Forghieri. É bem interessante, assistam!
http://www.youtube.com/watch?v=QXnOMEJrCaw
A foto é tão precisa que quase pode-se sentir o impacto junto com o piloto. E ainda observamos outros detalhes, como o corpo começando a se enclinar para frente, as cornetas dos 12 cilindros fumegando e a incrível proximidade dos expectadores do acidente.
Bandini vivia “a hora da verdade” à aquela altura. Estrou na F1 em 1961 pela Scuderia Centro Sud, mas logo fora apadrinhado por Enzo Ferrari como a mais promissora estrela italiana desde Alberto Ascari. Desde a saída de John Surtees, campeão pela Scuderia em 1964, era visto como o primeiro piloto. Mônaco era sua pista preferida e iria dar tudo de si para vencer.
Mas como sabemos, a preocupação com a segurança era mínima naqueles tempos. Para os chefes de equipe, os pilotos não passavam de malucos bem pagos para se arriscarem. A corrida em Monte Carlo tinha mais de 2 horas de duração, totalizando inacreditáveis 100 voltas. O acidente aconteceu na 81º passagem e acredita-se que foi mesmo por exaustão física. Emerson Fittipaldi disse uma vez que era fácil ser rápido em Mônaco, mas o principal problema era conseguir manter a concentração após passadas umas 10 voltas. Imaginem o estado do italiano após tanto tempo e tendo que controlar uma máquina difícil e temperamental como eram as “rossas” dos anos 60.
Procurei e não achei. Então coloquei eu mesmo no You Tube um pequeno documentário do acidente divulgado pelo Ico em seu blog, um tempo atrás. Com entrevistas do próprio piloto além de sua esposa e outros envolvidos como o diretor técnico Mauro Forghieri. É bem interessante, assistam!
http://www.youtube.com/watch?v=QXnOMEJrCaw
Foto: Mark Hughes, Speed Addicts Pg, 111, 2005.
Lucas Peterson
Lucas Peterson
3 comentários:
Foto impressionante, mesmo!
Muito legal a foto (legal quero dizer, incomum e pegando o momento certo), impressionante o video. Eu era criança e vi o acidente na tv, naquele tempo um video tape. Grato...
Fantastic!
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